[ x ] Fechar

Consumo de energia elétrica e reservatórios em queda batem recordes em regiões do país

  • 26 de janeiro de 2015
  • Nenhum Comentário

O consumo de energia elétrica vem crescendo constantemente principalmente nas regiões Sudeste/Centro-Oeste. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o consumo local atingiu o recorde de 51.596 megawatts (MW) na tarde do último dia 19, mais especificamente às 14h32.

Além disso, a região Nordeste também registrou recorde ao atingir um volume de consumo de 12.166 MW às 15h34. Desse modo, o consumo total do dia no Sistema Interligado Nacional (SIN) fechou em 84.724 megawatts (MW), próximo ao recorde de 85.708 MW registrados no dia 5 de fevereiro do ano passado.

Corte seletivo
Com o consumo recorde nas duas regiões e as consequentes falhas no sistema de transmissão da Região Norte para o Sudeste/Centro-Oeste, o ONS determinou um corte seletivo, fazendo com que 11 estados ficassem sem energia elétrica. Os especialistas acreditam que a ação deve se repetir nos próximos meses, embora o diretor da ONS, Hermes Chipp, negue a possibilidade de um novo corte de energia ao afirmar que foi um “corte seletivo de carga para você não causar um mal maior”, denominado como “desligamento preventivo”.

Reservatórios em queda
Além disso, com a falta de chuvas na região, os principais reservatórios do país continuam caindo. De acordo com os dados apresentados pelo ONS, as usinas hidrelétricas da Região Sul apresentaram recuo de 0,6% no dia 19 de janeiro em relação ao dia anterior, ficando, portanto, em 68,4% de armazenamento.

Já as usinas das regiões Sudeste/Centro-Oeste ficaram em 17,9%, registrando uma queda de 0,4%. No Nordeste, o recuo chegou a 0,1%, para 17,5%, e no Norte houve avanço de 0,1% para 35,1%.
.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *