[ x ] Fechar

Construções Sustentáveis e climatização

  • 28 de maio de 2012
  • 1 Comentário

As construções ou prédios sustentáveis estão em alta no Brasil. De acordo com o Green Building Council (GBC), o país já ocupa a quarta posição no ranking de certificações LEED.

Mas, o que são construções sustentáveis?

Construções sustentáveis são casas ou edifícios que utilizam racionalmente os recursos naturais (água, luz, ventilação, etc). Assim, os edifícios sustentáveis aplicam estes recursos no funcionamento do próprio edifício, diminuindo a demanda por energia elétrica e por outras fontes de energia não renováveis. Atrelado a isso há também a combinação de materiais ecológicos utilizados na construção e equipamentos mais eficientes com sistemas de automação integrados.

Eficiência energética é a palavra chave para esse tipo de edificação, onde quase tudo é reaproveitado.

Os critérios de sustentabilidade nos prédios verdes são pensados ainda na concepção do projeto, quando o terreno e os materiais são escolhidos. Mesmo após o término das obras, esses critérios devem ser mantidos por toda a vida útil do edifício.

Prédio da S.A.P em São Leopoldo (RS) é exemplo de edifício sustentável

Certificação LEED

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um selo internacional criado para identificar os prédios mais eficientes. Atualmente, no Brasil, há oito tipos de certificação LEED e, além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Silver, Gold e Platinum. Tipos de certificação:

– LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
– LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
– LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
– LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
– LEED Healthcare – Unidades de saúde
– LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
– LEED Schools – Escolas
– LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

Selos GBC: LEED, Silver, Gold e Platinum.

A importância da climatização

No contexto dos prédios sustentáveis, os sistemas de climatização são responsáveis por cerca 60% do consumo de um prédio sustentável. Dessa forma, ainda na concepção do projeto são pensadas maneiras de se aproveitar a ventilação natural. No caso dos aparelhos de ar condicionado, são escolhidos os equipamentos mais eficientes e fluidos refrigerantes menos poluentes. A limpeza dos filtros, contenção de vazamento e uma perfeita instalação elétrica também são itens que devem ser considerados nos sistemas de climatização.

Quer saber mais sobre construções sustentáveis? Assista ao vídeo abaixo, em que o diretor de Relações Institucionais da Asbrav, Eduardo Müller, aborda os seguintes tópicos:

– O que são construções sustentáveis.
– A importância da climatização e da qualidade do ar interno nos prédios sustentáveis.
– Certificação Leed.
– É possível adaptar um prédio já existente?
– Tendências do mercado imobiliário.

Fontes: DupontEngenharia e ArquiteturaInfoEscolaAmbiênciaGBC Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Construções Sustentáveis e climatização"