[ x ] Fechar

Conheça o Air-igator, um dispositivo que utiliza a água do ar-condicionado para irrigação de jardins

  • 11 de maio de 2015
  • Nenhum Comentário

air-igatorUma empresa norte-americana, especializada em paisagismo, desenvolveu um dispositivo que coleta a água expelida pelo ar-condicionado e a armazena até que haja uma quantidade suficiente para a irrigação de um jardim.

O Air-igator foi projetado para micro irrigação de baixa pressão, onde o sistema de gotejamento utiliza “emissores de gotejamento” que transportam a água diretamente até a raiz das plantas. Todo o processo é feito de forma automática e sem desperdícios, utilizando apenas as quantidades necessárias de água de cada vez.

Como funciona
Ele precisa ficar perto do ar-condicionado, e o dreno é então canalizado para o reservatório, com tubos de pvc. O Air-igator é constituído de um reservatório (um tanque de polietileno) com uma tampa de engate, uma bomba submersível, uma bomba flutuante, e os “emissores de gotejamento” que são encarregados de levar a água até as plantas. Esses emissores são inseridos diretamente na linha de distribuição ou pode ser usado com micro tubo.

reservatórioO reservatório é enterrado e sua superfície pode ser escondida pelas próprias plantas, ou pode ficar acima do solo, como o proprietário achar melhor. A bomba flutuante fica no interior do reservatório e vai subindo a medida que vai enchendo de água. Essa bomba (de 120V, 1200GPH) é ligada à uma tomada de 120V.

Um Air-igator básico possui um reservatório de até 65 litros, e vários podem ser ligados, dependendo da área a ser irrigada e da potência do aparelho de ar condicionado. Os sistemas trabalham durante pelo menos uma hora, ou até que o reservatório esteja cheio. Isso fornece a cada planta, árvore, ou ponto de gotejamento, um galão de água por aplicação.

Algumas vantagens do sistema
Conheça o Air-igator, um dispositivo que utiliza a água do ar-condicionado para irrigação de jardins– A água que sai do ar-condicionado, apesar de conter impurezas do ambiente, é livre de produtos químicos e minerais, por isso, ela é “pura” e pode ser utilizada sem problemas para irrigar plantas.
– Um ar-condicionado pode gerar em torno de 3 a 5 litros de água por dia.
– A água é expelida durante o ano inteiro, independente se o aparelho está ligado na função frio ou quente.
– O sistema desperdiça o mínimo de água possível.

Onde comprar e quanto custa um Air-igator
O Air-igator pode ser adquirido através do site do fabricante e custa U$495,00. O reservatório pode vir nas cores: preto, cinza, areia, rosa ou esmeralda. E caso você não queria enterrá-lo, pode-se escolher reservatórios texturizados com valores diferentes. As peças também são vendidas separadamente. http://www.airigator.com/

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *