Lançando em 2015 no Brasil uma linha Inverter de aparelhos de ar condicionados fotovoltaicos, a Gree tem apostado na energia solar com o objetivo de proporcionar um consumo reduzido para seus usuários (veja o vídeo abaixo).

Segundo a fabricante, o foco está na demanda de grandes centros comerciais, redes hoteleiras, hospitais, escolas, shoppings, obras da construção civil, frigoríficos e indústrias, cuja energia já representa quase 30% dos custos operacionais no país.

“Percebemos grande potencial para esta linha de produtos no Brasil, especialmente por se tratar de um dos países com maior potencial de energia solar do mundo”, analisa a CEO da companhia, Dong Mingzhu.

Linha de produtos
A Gree conta com dois modelos para estruturas de grande porte:
– Chiler Centrifugal Inverter Direct Driven Fotovoltaico: pode ser 100% operado por geração fotovoltaica. Tem cinco módulos de ação, que também permite aplicação parcial de energia da rede de distribuição. Comparado aos sistemas tradicionais – que combinam à rede de distribuição ao ar condicionado – pode proporcionar até 8% de ganho em eficiência energética.

– Sistema Multi VRF DC Inverter Fotovoltaico: utiliza tecnologia exclusiva para a conversão em tempo real entre módulo fotovoltaico, unidades multi VRF (sistema multisplit) e rede elétrica. Comparado aos sistemas usuais – que combinam sistema de geração de energia conectada à rede elétrica com ar condicionado – pode proporcionar ganhos entre 5% a 7% em termos de eficiência energética. Tem fator de potência de 99%, 10% maior que sistemas de 3 fases convencionais, reduzindo perdas operacionais com variações da rede de energia.

Ambos permitem a microgeração com redirecionamento de energia excedente para a rede local da distribuidora.

Assista o vídeo!

Valores
As plantas de refrigeração são montadas e customizadas seguindo as especificidades de cada projeto. O Portal WebArCondicionado entrou em contato com a Gree para saber sobre o custo do investimento. “Os valores dependem primeiramente do projeto, mas deve sair em torno de 80% mais caro que um projeto convencional e o retorno do investimento pode variar de 5 a 6 anos”, afirma Robson Sena, supervisor de marketing da Gree.

Para maiores informações e vendas, entre em contato pelo e-mail sac@gree-am.com.br ou pelo fone 0800-055-6188

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Gree.