[ x ] Fechar

Vídeo: Confira se as instalações do seu ar condicionado estão corretas

  • 26 de janeiro de 2010
  • 2 Comentários

Veja o vídeo e leia a reportagem com dicas para checar as instalações do seu ar condicionado corretamente, evitando a sobrecarga na rede elétrica, apresentada no programa RJTV, rede globo rio.
Itens do vídeo: Checar instalações básicas; sobrecarga de energia por causa do ar condicionado e outros equipamentos; Disjuntores; Filtro de linha; Fiações;

Veja o vídeo que foi originalmente divulgado no site http://rjtv.globo.com:

Está sem áudio? Leia a reportagem:

Em um dos verões mais quentes dos últimos tempos, vale tudo para fugir do calor. “Tomar banho frio”, recomenda uma carioca.

“Já acordo na praia”, conta um morador da cidade.

Mas com os termômetros chegando perto dos 40º C, há quem prefira usar o ar-condicionado. “É o jeito, usar dia e noite. Quero ver a conta no final do mês”, comenta uma mulher.

Muita gente tem feito a mesma coisa. Segundo as operadoras de energia elétrica, o consumo está maior e tem provocado sobrecarga na rede e falta de luz.

Para evitar sobrecarga na rede elétrica, é fundamental que os cuidados comecem dentro de casa. Hoje nossa equipe foi à Tijuca, ao apartamento da Silvia, com a engenheira eletricista Regina Moniz Ribeiro.
“Um filtro de linha com vários aparelhos ligados não deve ser usado em uma instalação dentro da residência, porque esse tipo de ligação aquece a fiação da casa”, alerta a especialista.

Regina ensina ainda cuidados que devem ser tomados na instalação do ar-condicionado: “Ela deve ser feita de acordo com a área útil que ele vai refrigerar. A instalação deve ser separada da que é feita para o resto da casa. O disjuntor tem que ser especial para ela. Isso evita aquecimento no quadro de luz da casa e o risco de desarmar”.

Outro vilão do consumo de energia é o chuveiro elétrico. Na casa da Silvia, ele recebeu uma nova instalação. Na cozinha, tudo certo: geladeira e freezer são econômicos.O quadro de luz também está em boas condições. Só faltou um pequeno detalhe.

“O quadro de luz deve ter a identificação de cada disjuntor”, lembra a engenheira.

Fonte:
http://rjtv.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Vídeo: Confira se as instalações do seu ar condicionado estão corretas"