[ x ] Fechar

Casas planejadas são construídas para que não necessitem de AC, em Campo Grande

  • 07 de abril de 2014
  • Nenhum Comentário

Casas ecológicas. Foto: Campo Grande NewsPreocupados com o meio ambiente e o consumo de energia, cinco casas populares foram construídas de forma ecológica, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de serem climatizadas naturalmente, sem a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.

Projetadas pela arquiteta Perla Larsen, cada casa de 45m² possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem, jardim nos fundos e na frente. Pensando no conforto e em um clima agradável no interior das moradias, as janelas e portas foram colocadas de modo que haja circulação de ar e uma boa iluminação.

Quais são os diferenciais:
As casas contam com aberturas planejadas. Foto: Campo Grande NewsForam realizados estudos do clima local, do sentido dos ventos e da posição do Sol. Assim, foi possível determinar o formato e tamanho mais apropriado das janelas. As paredes dos quartos não pegam Sol e a laje possui um sistema isotérmico para que o calor da cobertura não desça para os cômodos, dispensando o uso de ventiladores e de ar condicionado. Deste modo, os gastos com contas de energia e água são menores.

A estrutura conta com um sistema de aquecimento solar, inclusive para o chuveiro e também uma cisterna captadora que permite reutilizar a água da chuva no jardim e vaso sanitário.

No lado de fora, o piso de concreto foi substituído por uma calçada verde, onde a grama plantada permite a permeabilidade do solo. Os materiais utilizados na construção são ecológicos e feitos sem queima nem geração de gás carbônico, em um sistema de arenito e cimento prensados.

Principais dificuldades
Laje conta com sistema isotérmico. Foto: Campo Grande NewsEntre as dificuldades na construção, a arquiteta destaca a mão de obra que não dispõe de treinamento para as novas tecnologias, por isso, o prazo de entrega das residências aumenta. O investimento também é um pouco maior do que o de uma construção tradicional, devido à tubulação de água quente, aquecedor solar, sistema de captação de água de chuva, entre outros.

As casas prontas têm o valor de comercialização de R$ 100 mil e são voltadas para a população de baixa renda, já que podem ser financiadas por projetos como o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Campo Grande News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *