[ x ] Fechar

Canteiro de obras economiza 1.500 litros de água por dia com ar-condicionado no Nordeste

  • 23 de fevereiro de 2015
  • Nenhum Comentário

Canteiro de obras economiza 1.500 litros de água por dia com ar-condicionado no NordesteUm sistema para coletar a água eliminada por aparelhos de ar-condicionado foi implantado no canteiro de obras da Odebrecht Infraestrutura no trecho 4 do Canal do Sertão. O projeto economiza em torno de 1.500 litros de água por dia, que é reservada em caixas d’água e utilizada para a irrigação das plantas e para a limpeza dos banheiros.

O trecho 4 do canal, localizado entre os municípios de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, fica em torno de 220 km de Maceió e é adutor de água do rio São Francisco e seus diversos sub-ramais. Ele abastecerá 42 municípios de Alagoas, cerca de 1 milhão de pessoas.

Como funciona
Na instalação do sistema foram utilizados tubos de PVC e caixas d’água, interligando os mais de 80 aparelhos de ar-condicionado dos prédios dos alojamentos, refeitórios e áreas de fiscalização e administrativa.

Por conta dos custos de transporte até os centros urbanos, também foi implantado no local uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), para atender as necessidades de todas as equipes envolvidas e também das demandas da obra, que está sendo construída em uma das regiões mais castigadas pela escassez de água no país.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura de Alagoas está à frente deste projeto que é o maior em termos de infraestrutura hídrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *