[ x ] Fechar

Astronautas consertam bomba de refrigeração da Estação Espacial Internacional

  • 13 de janeiro de 2014
  • Nenhum Comentário

Estação Espacial Internacional - ISSSistemas de refrigeração podem ser obrigatórios em algumas instalações e, quando danificados, requerem um conserto rápido e eficaz. Estes reparos técnicos são fundamentais e podem levar horas até mesmo no espaço. No dia 24 de dezembro, dois astronautas da Nasa tiveram de fazer um conserto flutuante na bomba de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS).

Há dez dias, o módulo de bomba de amônia da Estação apresentava uma falha na válvula de controle. O problema foi corrigido no dia 24 de dezembro pela dupla de engenheiros, Rick Mastracchio e Mike Hopkins. Para a substituição da peça defeituosa, era estimado cerca de 6 horas em três caminhadas extraveiculares (EVA), nos dias 21, 23 e 25 de dezembro. No entanto, os técnicos conseguiram antecipar o conserto em duas saídas, totalizando sete horas e meia de trabalho.

O módulo tinha aproximadamente o tamanho de uma geladeira e pesava 355 kg. O dispositivo é responsável pela regulagem de amoníaco no interior da espaçonave. No diálogo eles comentam a finalização do serviço:Conversa entre os astronautas

Segundo a Agência Espacial, o problema iniciou no dia 11 de dezembro e houve outras tentativas para conserto interno, mas todas sem sucesso. O sistema de refrigeração é crucial para correto funcionamento da Estação. Por isso, parte das dependências da ISS estava operando com circuito reduzido na refrigeração de máquinas e laboratórios. A ISS conta com seis tripulantes, dois americanos, três russos e um japonês, trabalhava com o circuito reduzido a metade. A filmagem do reparo foi transmitida ao vivo pelo canal da Nasa, confira abaixo:

 

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Reutes UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *