[ x ] Fechar

Ar Condicionado Fan Coil

  • 19 de novembro de 2012
  • 70 Comentários

Ar condicionado Fan CoilVoltados para ambientes que necessitam de grandes potências, os condicionadores de ar tipo Fan Coil são equipamentos que utilizam água gelada em seu sistema e dispensam o uso direto de fluidos refrigerantes. O insuflamento interno varia conforme a escolha do projetista ou aplicação que mais se adapte ao ambiente, podendo ser em unidades cassete, hi-wall, built-in ou em sistemas de grande capacidade onde são utilizados no conjunto ramais de dutos. Já na unidade externa, também chamada de CAG (central de água gelada), a aparelhagem conta com um ou mais chiller’s e tem dimensões que variam dentro instalação, podendo ter um metro quadrado ou chegar a dezenas de m².

Por isso, para falar mais sobre este tipo de ar condicionado, o Portal Web ArCondicionado entrevistou o diretor de engenharia e obras da São Carlos Thermical Systems, Luiz Borges. Confira a entrevista abaixo.

Luiz Borges - diretor de engenharia e obras Thermal SystensPorta Web ArCondicionado: O que é um ar-condicionado Fan Coil?
Luiz Borges – R: É uma unidade de climatização que utiliza água gelada para resfriar o ar que será enviado ao ambiente a ser climatizado.

Como é o seu funcionamento?
R – Trata-se de um módulo (caixa) que comporta em seu interior uma serpentina de cobre/alumínio onde circula água gelada, um ventilador provido de motor e correias que tem a função de captar o ar do ambiente, passar este ar por um sistema de filtros, e após, pela serpentina onde será refrigerado e devolver através do insuflamento ao mesmo ambiente já refrigerado e filtrado.

Assemelha-se com qualquer equipamento de ar condicionado normal, porém o Fan Coil utiliza como meio de refrigeração secundária a água gelada, enquanto os condicionadores normais utilizam o gás refrigerante para resfriar diretamente a serpentina.

Possui insuflamento direto ou por dutos?
R – Podem ser a direto (a pleno) ou com dutos, depende da aplicação e capacidade especificada para cada projeto.

Unidade interna: casseteComo são as unidades internas e externas?
R – Os Fan Coils de maiores capacidades apresentam tudo em um conjunto único, tipo os Selfs contained. Enquanto os de menor capacidade se parecem com os splits.

Quando é indicado o uso deste equipamento?
R – Em projetos de empreendimentos que possuem grandes cargas térmicas de dissipação, tais como: shopping, cinemas, prédios corporativos, bancos, teatros, centros de eventos, etc.

Quais são as cargas térmicas? Somente em altas potências?
R – Sim geralmente acima de uns 100TR (1 TR = 12 mil BTUs) ou em aplicações específicas, tais como: Laboratórios, salas limpas, salas cirúrgicas, etc.

Unidade interna: ConsoleComo é feita a manutenção? Fale um pouco sobre os períodos e especializações.
R – Manutenção preventiva que envolve a troca ou limpeza de filtros, serpentinas, bandejas coletoras de condensado, reaperto ou substituição de correias, verificação de rolamentos dos motores e rotores, inspeção de válvulas de controle e bloqueio.
O período depende muito do tempo de utilização efetiva, a condição de uso e aplicação, mas de qualquer forma, tem que atender a legislação em vigor, o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle do Ministério do Trabalho – Portaria 3523 da ANVISA)

Como está a demanda no setor por aparelhos deste tipo?
R – A demanda está muito ligada às condições de mercado e a necessidade específica do cliente. Atualmente, com a economia aquecida existem muitos projetos grandes em andamento, então tem sido bastante instalados e como se trata de equipamentos de alto valor, na situação onde a economia está estagnada, a tendência é utilizar sistemas mais simples e baratos que podem atender em parte a condição solicitada.

Algumas novidades acerca dos Fan Coils?
R – Basicamente na utilização de projetos onde possibilitam o uso de materiais construtivos mais nobres com objetivo de atender a legislação em vigor.

Os valores giram em qual faixa?
R – Podem variar de um de menor porte que custa em torno de R$ 900,00 até um de alta capacidade específico para uma sala de controle de uma plataforma petrolífera no valor de R$ 1.300.000,00 aproximadamente.

O que é um fancolete?
R – É um Fan coil de baixa capacidade, entre ¾ de TR a 5 TR e geralmente instalado a pleno (direto) modelos: Piso Teto, Hi Wall e K7, como os mini splits.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

70 Ideias sobre "Ar Condicionado Fan Coil"