[ x ] Fechar

A Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação apresentou a “Ilha Temática Áreas Limpas” na FEBRAVA 2015

  • 01 de outubro de 2015
  • Nenhum Comentário

A Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação apresentou a “Ilha Temática Áreas Limpas” na FEBRAVA 2015A “Ilha Temática Áreas Limpas”, concebida pela SBCC – Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação – foi apresentada durante a FEBRAVA 2015. Um ambiente livre do risco de contaminação e com equipamentos de última geração para o controle do ar. A iniciativa foi um exemplo dinâmico do funcionamento das tecnologias de controle de contaminação em ambientes fechados.

Sala Limpa é um ambiente controlado, que se faz necessário onde são realizados testes ou manufatura de produtos, pois a contaminação por partículas presentes no ar pode interferir nos resultados.

De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é um espaço “no qual o suprimento e a distribuição de ar, sua filtragem, os materiais de construção e procedimentos de operação visam controlar as concentrações de partículas em suspensão no ar, atendendo aos níveis apropriados de limpeza conforme definido pelo usuário e de acordo com normas técnicas vigentes”.

Sala Limpa Itinerante
Nessa edição, o destaque da Ilha ficou com a Sala Limpa Itinerante (SLI), onde foi apresentado a forma como acontece a operação de uma área limpa em funcionamento. Em uma área de 10 m², foi instalada uma antecâmara com os padrões Boas Práticas de Fabricação.

Para o gerente da FEBRAVA, Ivan Romão, o espaço que já existe há oito edições do evento, precisa ser sempre inovado. “Essa é uma área que necessariamente precisa estar em transformação e inovação. Cada vez exige-se mais um ambiente livre de contaminação, principalmente na indústria farmacêutica, veterinária e de alimentos. Para isso, em todas as edições trazemos novidades nesse setor. Este ano não será diferente”, garante ele.

 A SLI contou com uma série de demonstrações técnicas, como os procedimentos de paramentação necessários para a entrada no ambiente, técnicas de limpeza de ambientes controlados, processos para certificação de suas condições de operação. E apresentou os componentes necessários para manter a classificação ISO 7, como sistema de ar condicionado dotado de filtros HEPA, dutos, dampers, grelhas, ventilador para controle de vazão, equipamentos de monitoramento, entre outros. ….

A Ilha permitiu que profissionais de diversas áreas tivessem contato direto com um ambiente classificado operando de forma real. Colaboradores da SBCC esclareceram dúvidas dos visitantes sobre as tecnologias aplicadas, produtos e serviços relacionados às áreas limpas e ambientes controlados para aplicação nas indústrias farmacêutica e cosmética.

Acompanhe todas as nossas notícias sobre a FEBRAVA 2015

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *