[ x ] Fechar

A importância do EPI: Homem morre eletrocutado ao instalar ar-condicionado no Piauí

  • 20 de janeiro de 2016
  • Nenhum Comentário

A importância do EPI: Homem morre eletrocutado ao instalar ar-condicionado no Piauí*Atualizado em 27/07/2018

Já noticiamos aqui no blog diversos acidentes ocorridos durante instalações de ar-condicionado. Pois acreditamos que é sempre bom lembrar da importância do uso de equipamentos de proteção individual e de segurança ao realizar esse tipo de serviço.

Às vezes, por se tratar de um local não muito alto, muitos profissionais acreditam que apenas uma escada já é suficiente. Mas não. Um eletricista morreu ontem em Castelo do Piauí, cidade localizada a pouco menos de 200 km de Teresina, enquanto instalava um ar-condicionado.

Veja também: Vídeo de instalador de ar-condicionado no 30º andar sem EPI se espalha nas redes sociais

O acidente ocorreu porque o trabalhador não estava devidamente seguro e escorregou da escada em que estava, caiu com o braço sobre um fio do aparelho que passava corrente elétrica e não resistiu à descarga.

Joel, como foi identificado, chegou ao Hospital Nilo Lima já sem os sinais vitais. “Ele já chegou aqui inconsciente, sem pulso, sem respiração e sem batimento cardíaco. Seguimos o protocolo e ainda tentamos reanimá-lo por cerca de 40 minutos, mas ele acabou não resistindo”, explicou a enfermeira Joyce Leite.

Abaixo listamos os equipamentos de proteção individual (EPI) essenciais ao profissional técnico de instalação e manutenção de ar-condicionado:

EPI para técnicos de ar-condicionado

Em obra civil: óculos de proteção, protetor auricular, luvas de segurança de isolamento, capacete de segurança e botina.

Em local alto, que precise de escada ou andaime: além dos equipamentos citados acima, é essencial o uso de cinto do tipo paraquedista com talabarte e sistema trava-quedas e escada com isolamento para eletricidade.

Além disso, para trabalhar em altura o profissional dever realizar um Treinamento de Trabalho em Altura.

Leia também: Alpinismo Industrial – instalação de ar-condicionado em áreas de risco

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações e foto de cidadeverde.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *