[ x ] Fechar

Mercofrio 2014: Panorama geral e o legado para o setor

  • 29 de agosto de 2014
  • Nenhum Comentário

Solenidade de AberturaNesta quarta-feira (27) chegou ao final o 9º Mercofrio, movimentando os setores de ar-condicionado, refrigeração, aquecimento e ventilação. Temas como fundamentos de refrigeração e sistemas, sustentabilidade na construção de edificações, equipamentos e aplicações de ar-condicionado, entre outros, foram os pontos de discussão do evento.

De acordo com Luiz Afonso Dias, presidente da Asbrav, foram mais de 350 inscrições no congresso, ultrapassando o esperado pelos integrantes do evento. “O Mercofrio está acima da expectativa. Para o setor ele é muito significativo, e isso é uma coisa que a gente vem sempre trabalhando, que é a participação dos profissionais no setor de refrigeração e ar-condicionado”, reconheceu Dias.

Matérias relacionadas:
Pré-evento: Veja as informações pré-Mercofrio 2014
Primeiro dia (25/08): Sessões técnicas / apresentações de trabalhos.
Segundo dia (26/08):  Palestras e vencedor do prêmio ANTRAC.
Terceiro dia (27/08): Palestras e encerramento.

Sheila HayterSheila Hayter no Mercofrio
Uma das participações mais esperadas do congresso foi a palestra dupla da norte-americana Sheila Hayter, pesquisadora do Laboratório Nacional de Energia Renovável, nos Estados Unidos, e integrante da Ashrae. A engenheira realizou duas apresentações sobre energia em edificações, buscando promover uma ideia de sustentabilidade.

Com o título “Integrando Sistemas de Energias Renováveis dentro das Edificações”, Hayter explicou na primeira palestra a importância de se pensar em eficiência energética antes de energia renovável. Segundo a pesquisadora, o custo é mais barato e é até mais prático fazer primeiro a eficiência energética antes.

A segunda palestra da norte-americana teve como título “Instalação de suporte a Pesquisa – Prédio de Escritórios com Consumo Zero de Energia Líquida”. O exemplo mostrado na apresentação veio de um edifício situado em Chicago, nos Estados Unidos, onde Hayer explicou e defendeu a tese de que é possível manter um grande prédio a custo zero de energia.

Prêmio Anprac
Professor João Manoel Dias Pimenta recebendo o prêmio.Além das palestras ministradas pelos convidados, outros destaques foram as apresentações de trabalhos na disputa pelo Prêmio de Incentivo à Tecnologia e Pesquisa, criado pela Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (ANPRAC).

Com o título “Proposta de edifício experimental com balanço energético nulo”, o trabalho de Geraldo Souza Pithon Pinto, João Manoel Dias Pimenta, Márcia Bocacio Birck e Cláudia Naves David Amorim foi o vencedor. “Ficamos felizes em termos sidos contemplados com o prêmio de melhor trabalho apresentado nas sessões técnicas. Foi uma grata surpresa, pois tivemos vários outros trabalhos de excelente qualidade apresentados durante o congresso”, elogiou o professor Pimenta, que está desenvolvendo o projeto na Universidade de Brasília. (Confira a entrevista com o Prof. Pimenta).

O que disseram os participantes sobre a 9ª edição do congresso
Luiz Afonso Dias, Presidente da Asbrav.No encerramento do evento, Luiz Afonso Dias, presidente da Asbrav, destacou o aumento da participação de integrantes do setor. “Tivemos um crescimento de 35 a 40% de participantes. Houve uma boa aproximação entre o pessoal de campo, permitindo uma grande troca de conhecimento entre os presentes”, declarou Dias.

Para o presidente do Mercofrio, Mário Alexandre, o evento correspondeu aos seus próprios objetivos. “O conteúdo abordado no congresso e as discussões foram excelentes. Tecnicamente o congresso é muito adequado às nossas necessidades. Minha avaliação é de um evento muito bom, com uma grande participação do público”, salientou.

Leonilton Tomaz Cleto, Presidente da ASHRAE Brasil Chapter.Leonilton Tomaz Cleto, presidente da ASHRAE Brasil Chapter, elogiou a grandiosidade do congresso e a qualidade dos trabalhos e palestras apresentados nesta edição. “O Mercofrio é um dos maiores eventos dentro do setor de refrigeração e ar-condicionado e este ano, não diferente dos demais, tem sido um sucesso do ponto de vista de qualidade. As apresentações e os palestrantes representam gente de muito calibre, de muita qualidade e capacitação. Acho que está sendo mais um momento pra gente estar discutindo soluções e as melhores práticas de engenharia dentro do nosso setor”, avaliou Cleto.

Professor Lincoln Camargo, da UNICAMP.Lincoln Camargo, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), enfatizou a ideia de união presente no congresso. “Temos que unir esforços e trabalhar em conjunto, e isso é o que está acontecendo. O que faz o pessoal da Asbrav e da Anprac na questão do Mercofrio é unir para trocar ideias, porque se a gente não se reunir não tem jeito. Não existe a possibilidade de trabalhar sozinho, ainda mais nessa área, que exige cooperatividade”, justificou Camargo.

Confira os números do Mercofrio 2014
3 dias
Inscritos: Cerca de 350
2 Minicursos
Trabalhos inscritos no prêmio Anprac: 36
7h30 de apresentações de trabalhos, trazendo novidades ao setor
Total de palestras: 13
14 horas de palestras
Mais de 3 horas de mesa redonda, esclarecendo dúvidas da plateia.

Realizado a cada dois anos, o 10ª Mercofrio será em 2016. A partir de agora, estamos na espera pela próxima edição do evento, mas você pode conferir aqui o resumo de cada dia do congresso.

Veja abaixo as entrevistas com os participantes do 9º Mercofrio

Luiz Afonso Dias, Presidente da Asbrav.
.
Professor João Manoel Dias Pimenta, orientador e um dos responsáveis pelo trabalho “Proposta de edifício experimental com balanço energético nulo”, juntamente com Geraldo Souza Pithon Pinto, Márcia Bocacio Birck e Cláudia Naves David Amorim, que venceu o prêmio Antrac de melhor trabalho do Mercofrio 2014.
.
Leonilton Tomaz Cleto, Presidente da ASHRAE Brasil Chapter.
.
Engenheiro Luciano Marcato, Gerente de Produtos da Daikin, que apresentou no Mercofrio 2014 a palestra: “Sistemas de Climatização Geotérmicos – Ar Condicionado e Aquecimento”.
.
Professor Lincoln de Camargo, da UNICAMP, que apresentou a palestra “Segurança de Alimentos e Fármacos na Cadeia do Frio” fala sobre: 
O congresso Mercofrio, a união e o avanço do setor.
.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *