Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uso de ACJ em câmara de maturação

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Prezados,

    Assim como o colega que abriu este post eu também estou pensando em montar uma camara de maturação para carnes usando um ACJ de 7500 btus. A diferença é que eu vou precisar de temperaturas em torno de 15 graus e o volume da câmara é de apenas 2 m3, então imagino que não precisarei fazer nenhuma alteração no equipamento.

    Minha maior dúvida é a seguinte: a umidade na câmara precisa ser mantida entre 75% e 95% e para isso será instalado um umidificador e um controlador. Isso irá influenciar no funcionamento do ar condicionado? Caso a resposta seja afirmativa, há como contornar o problema?

    Comment


    • #17
      Amigo Luciano, pode fazer q vai dar certo sim, pelo que andei lendo, a temperatura de evaporação de ACJ é de 10 a 8°C, então, ele vai manter 15°C tranquilamente. O que te aconselharia a fazer, ja que a umidade será alta, vai ser usar um controlador de temperatura com degelo, ai vc liga o degelo na ventoinha dele, de forma que uma eventual formação de gelo derreta naturalmente com a passagem de ar. Entendeu?

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Luciano Faria Ver Post
        Prezados,

        Assim como o colega que abriu este post eu também estou pensando em montar uma camara de maturação para carnes usando um ACJ de 7500 btus. A diferença é que eu vou precisar de temperaturas em torno de 15 graus e o volume da câmara é de apenas 2 m3, então imagino que não precisarei fazer nenhuma alteração no equipamento.

        Minha maior dúvida é a seguinte: a umidade na câmara precisa ser mantida entre 75% e 95% e para isso será instalado um umidificador e um controlador. Isso irá influenciar no funcionamento do ar condicionado? Caso a resposta seja afirmativa, há como contornar o problema?
        olha primeiro acredito que 15 ºc vc não vai atigir ou alcançar.Se atingir ou alcançar fatalmente vai bloquear a serpentina .ou pode ocorrer um curto circuito térmico A carne vai estar pré resfriada? é quantos kilos? nesse ambiente existe insolação ou é sombreado? Já utilizei em floricultura ou conservar ovo de pascoa em supermercado em pequenas áreas com temperatura média entre 15 a 18 graus c para resfriar.Esse tipo de resposta de longe sem olhar o local dar uma analisada fica difícil precisar se vai ou não vai operar bem nem que seja com um rendimento sofrível.

        o umidificador é carga térmica e esse condicionadores ACJ não controlam o calor sensível .Se vc contar aí no local com um técnico bem recomendado ou competente com certeza ele vai ter melhores condições para analisar todos os prós e contras e te dar uma resposta ou solução mais adequada ou acertada.Essa é minha opinião .Abraço

        Comment


        • #19
          O sr, Jairo conhece de ar condicionado desde que inventaram a refrigeração, la pelos idos de 1800.....brincadeiras a parte, a maior parte que ler nesse site será achismo, com exceção do Jairo Bertoni.
          No entanto, deve ser feitas algumas observações:
          1° O espaço é minusculo, 2m³ é bem pouco espaço, acredito qe 7500btus seja mais q o suficiente;
          2° Importante observar o que o jairo disse sobre incidencia solar, influencia muito no desempenho do sistema;
          3° O umidificador será aqueles que geram nevoa por vibração? Pq esses não geram nevoa aquecida, isso importa muito;
          4° E mais importante, quantos kgs de carne vai estar nessa camara? Vc deve ter um freezer de backup pra caso estrague sua camara, ter onde guardar toda a carne, isso é muito importante.

          É charcuteiro hobbista? se for me passa um e-mail pq eu tbm sou, josepaduavieira@gmail.com

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por josé pádua Ver Post
            O sr, Jairo conhece de ar condicionado desde que inventaram a refrigeração, la pelos idos de 1800.....brincadeiras a parte, a maior parte que ler nesse site será achismo, com exceção do Jairo Bertoni.
            No entanto, deve ser feitas algumas observações:
            1° O espaço é minusculo, 2m³ é bem pouco espaço, acredito qe 7500btus seja mais q o suficiente;
            2° Importante observar o que o jairo disse sobre incidencia solar, influencia muito no desempenho do sistema;
            3° O umidificador será aqueles que geram nevoa por vibração? Pq esses não geram nevoa aquecida, isso importa muito;
            4° E mais importante, quantos kgs de carne vai estar nessa camara? Vc deve ter um freezer de backup pra caso estrague sua camara, ter onde guardar toda a carne, isso é muito importante.

            É charcuteiro hobbista? se for me passa um e-mail pq eu tbm sou, josepaduavieira@gmail.com
            kkkkk eu climatizei o 14 bis kkkkEu quero saber se vai dar certo pra algum colega que estiver pensando em fazer o mesmo ter alguma referencia aqui no fórum.Abraço

            Comment


            • #21
              Em primeiro lugar muito obrigado pelas respostas, ajudam muito mesmo.

              Jairo, deixa eu explicar melhor;

              Eu vou fazer uma câmara com as seguintes medidas internas:
              Altura 200 cm, profundidade 100 cm e largura 100 cm. Ela vai ter isolamento de isopor de 100 mm em todas as superfícies e a porta será vedada com borracha. A câmara será instalada em uma sala sem incidência de luz solar direta.
              Ase peças de carne - salames - são pequenas e vão entrar na câmara em temperatura ambiente. Serão aproximadamente 150 kg de carne. Se isso for um problema posso resfriar os salames antese de colocá-los na câmara.
              Já o umidificador será do tipo que o José descreveu, que gera névoa por vibração.

              José,

              Há bastante tempo me interesso por charcutaria, mas sempre fazendo para consumo proprio. A idéia agora é começar uma pequena produção comercial. Vai ser um prazer trocar experiências nessa área. Meu e-mail é lfaria1975@gmail.com

              Obrigado mais uma vez!

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                kkkkk eu climatizei o 14 bis kkkkEu quero saber se vai dar certo pra algum colega que estiver pensando em fazer o mesmo ter alguma referencia aqui no fórum.Abraço
                O 14bis era aberto jairo..kkkkkk

                Luciano, vou te chamar

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por josé pádua Ver Post

                  O 14bis era aberto jairo..kkkkkk

                  Luciano, vou te chamar
                  Sim kkk Se der certo dá o alo aqui com a resenha toda Abraço

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por Luciano Faria Ver Post
                    Em primeiro lugar muito obrigado pelas respostas, ajudam muito mesmo.

                    Jairo, deixa eu explicar melhor;

                    Eu vou fazer uma câmara com as seguintes medidas internas:
                    Altura 200 cm, profundidade 100 cm e largura 100 cm. Ela vai ter isolamento de isopor de 100 mm em todas as superfícies e a porta será vedada com borracha. A câmara será instalada em uma sala sem incidência de luz solar direta.
                    Ase peças de carne - salames - são pequenas e vão entrar na câmara em temperatura ambiente. Serão aproximadamente 150 kg de carne. Se isso for um problema posso resfriar os salames antese de colocá-los na câmara.
                    Já o umidificador será do tipo que o José descreveu, que gera névoa por vibração.

                    José,

                    Há bastante tempo me interesso por charcutaria, mas sempre fazendo para consumo proprio. A idéia agora é começar uma pequena produção comercial. Vai ser um prazer trocar experiências nessa área. Meu e-mail é lfaria1975@gmail.com

                    Obrigado mais uma vez!
                    ok obrigado pelo retorno e feedbackVai dando o review boa sorte abraço.

                    Comment

                    Working...
                    X