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problemas sde pressão split komeco 30000 btus

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  • problemas sde pressão split komeco 30000 btus

    olá amigos.
    vamos lá, tenho um equipamento split de 30000 btus da marca komeco, o mesmo apresentava problemas de pressão. As pressões de alta e de baixa ficam exatamente iguais, dando a impressão de compressor quebrado, mas não está.
    fiz o seguinte, substitui a válvula reversora e os tubos capilares, fiz o teste de compressão do compressor, e foi até 400 Psi. blz.

    fiz limpeza na linha com 141B, e fiz vácuo de 40 min. 500 mc.
    Injetei gás R22, de primeira ele funciona ok. mas em seguida as pressões se igualam ( para aquecer fica as duas em 150 psi e resfriando 20 psi) parece que o gás esta afunilando dentro do sistema.

    Já fiz quase de tudo e o problema persiste.

    peço ajuda dos amigos, para resolver este problema.

  • #2
    Olá

    Pense na possibilidade de entupimento na U.E, posso estar enganado.

    Obrigado

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    • #3
      bom dia Lepazu, obrigado pelo ajuda, mas já fiz o procedimento de desentupimento na serpentina evaporadora tbm, usando 141B e nitrogênio, mas sem sucesso, e o problema persiste.

      Hoje, liguei o equipamento novamente, no ciclo frio, as duas linhas alta e baixa ficam e vácuo. Sinal de entupimento, mas isso só acontece quando coloco R22, quando injeto nitrogênio flui normalmente pelo sistema. relembrando, a compressão do motor vai a 400 Psi.

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      • #4
        Bom dia

        Na saída da condensadora pro capilar, verifique se tem um filtro, é uma tela metálica, acredito que está ali o entupimento, posso estar enganado.

        Obrigado

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        • #5
          boa tarde meu amigo.
          sim tem sim, troquei o filtro, uma tela metálica num tubo cilindrico de 05 cm de comprimento com 1,5 cm de diâmetro, mas o problema persiste, agora vou fazer mais teste que sera a troca do motor rotativo por hermético.

          Obrigado, pela ajuda.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por isaelbarros Ver Post
            boa tarde meu amigo.
            sim tem sim, troquei o filtro, uma tela metálica num tubo cilindrico de 05 cm de comprimento com 1,5 cm de diâmetro, mas o problema persiste, agora vou fazer mais teste que sera a troca do motor rotativo por hermético.

            Obrigado, pela ajuda.
            qual o defeito que apresenta esse ar?se a expansao do gas e por tubo capilar na condensadora, nao tem linha de alta e nem linha de baixa tem linha de liquido e linha de gas ai as pressoes sao parecida nas duas linhas a de liquido mais ou menos 80psig a de gas 65psig . se a expansao for na evaporadora ai tem linha de alta e linha de baixa e a presao fica em torno de 250 psig na alta e 65 psig na baixa estes valores sao aproximados

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por oziro Ver Post
              qual o defeito que apresenta esse ar?se a expansao do gas e por tubo capilar na condensadora, nao tem linha de alta e nem linha de baixa tem linha de liquido e linha de gas ai as pressoes sao parecida nas duas linhas a de liquido mais ou menos 80psig a de gas 65psig . se a expansao for na evaporadora ai tem linha de alta e linha de baixa e a presao fica em torno de 250 psig na alta e 65 psig na baixa estes valores sao aproximados
              bom dia amigo, obrigado pela ajuda.

              o aparelho apresenta a seguinte situação:
              em funcionamento com plena carga de gás, o aparelho em modo frio as pressões ficam em vácuo e ciclo quente as pressões ficam em torno de 150 psi.

              já substitui o moto compressor, válvula reverssora, sistema de expansão, instalei ate um pistão no lugar dos capilares, fiz limpeza no sistema frigorigeno utilizando 141B com o auxilio de nitrôgenio e o problema perssiste.

              Fiz o teste de compressão no compressor e o mesmo trabalha até 400 psi de expansão e sucção negativa de -30.

              Componentes eletrônicos, estão funcionando perfeitamente.
              trabalho a 14 anos com refrigeração e climatização industrial, residencial e comercial, e ainda não tinha enfrentado um problema desses.

              mas respondendo a sua pergunta, o ar condicionado é um split Komeco de 30000 Btus, modelo convencional, onde o sistema de expansão esta instalado na unidade condensadora, a linha de instalação do aparelho, esta com tubulações em cobre de 5/8" e 3/8" totalizando 03 metros de linha, na instalação.

              grato.

              aguardo retorno de mais sugestões, pois o equipamento esta inoperante.

              Obgd.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por isaelbarros Ver Post
                bom dia amigo, obrigado pela ajuda.

                o aparelho apresenta a seguinte situação:
                em funcionamento com plena carga de gás, o aparelho em modo frio as pressões ficam em vácuo e ciclo quente as pressões ficam em torno de 150 psi.

                já substitui o moto compressor, válvula reverssora, sistema de expansão, instalei ate um pistão no lugar dos capilares, fiz limpeza no sistema frigorigeno utilizando 141B com o auxilio de nitrôgenio e o problema perssiste.

                Fiz o teste de compressão no compressor e o mesmo trabalha até 400 psi de expansão e sucção negativa de -30.

                Componentes eletrônicos, estão funcionando perfeitamente.
                trabalho a 14 anos com refrigeração e climatização industrial, residencial e comercial, e ainda não tinha enfrentado um problema desses.

                mas respondendo a sua pergunta, o ar condicionado é um split Komeco de 30000 Btus, modelo convencional, onde o sistema de expansão esta instalado na unidade condensadora, a linha de instalação do aparelho, esta com tubulações em cobre de 5/8" e 3/8" totalizando 03 metros de linha, na instalação.

                grato.

                aguardo retorno de mais sugestões, pois o equipamento esta inoperante.

                Obgd.
                Boa Tarde

                A tubulação deste equipamento está visível?

                Comment


                • #9
                  bom dia Lepazu, sim esta visívil.

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                  • #10
                    Postado originalmente por isaelbarros Ver Post
                    bom dia amigo, obrigado pela ajuda.

                    o aparelho apresenta a seguinte situação:
                    em funcionamento com plena carga de gás, o aparelho em modo frio as pressões ficam em vácuo e ciclo quente as pressões ficam em torno de 150 psi.

                    já substitui o moto compressor, válvula reverssora, sistema de expansão, instalei ate um pistão no lugar dos capilares, fiz limpeza no sistema frigorigeno utilizando 141B com o auxilio de nitrôgenio e o problema perssiste.

                    Fiz o teste de compressão no compressor e o mesmo trabalha até 400 psi de expansão e sucção negativa de -30.

                    Componentes eletrônicos, estão funcionando perfeitamente.
                    trabalho a 14 anos com refrigeração e climatização industrial, residencial e comercial, e ainda não tinha enfrentado um problema desses.

                    mas respondendo a sua pergunta, o ar condicionado é um split Komeco de 30000 Btus, modelo convencional, onde o sistema de expansão esta instalado na unidade condensadora, a linha de instalação do aparelho, esta com tubulações em cobre de 5/8" e 3/8" totalizando 03 metros de linha, na instalação.

                    grato.

                    aguardo retorno de mais sugestões, pois o equipamento esta inoperante.

                    Obgd.
                    colega eu pequei um comeco de 30k com um defeito identico ao teu, tirei do cliente e levei para a oficina instalei na bancada e o defeito continuou arranquei toda aquele envolvente termico que envolve o tubo da evaporadora ai descobri que aquele tubo sanfonado parecido com uma mola estava torcido e estrangulava a passagem do fluido outro caso parecido foi com um york 9k achei que o defeito era na valvula reversora troquei a valvula reversora e so dava pressao negativa ai achei que a valvula nova estava com defeito tirei a valvula e deixei so no sistema frio ai resolveu mais tem cara de entupimento

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                    • #11
                      Postado originalmente por oziro Ver Post
                      colega eu pequei um comeco de 30k com um defeito identico ao teu, tirei do cliente e levei para a oficina instalei na bancada e o defeito continuou arranquei toda aquele envolvente termico que envolve o tubo da evaporadora ai descobri que aquele tubo sanfonado parecido com uma mola estava torcido e estrangulava a passagem do fluido outro caso parecido foi com um york 9k achei que o defeito era na valvula reversora troquei a valvula reversora e so dava pressao negativa ai achei que a valvula nova estava com defeito tirei a valvula e deixei so no sistema frio ai resolveu mais tem cara de entupimento
                      boa tarde Oziro, obrigado pela ajuda.

                      sim, também pensei nesta situação do tubo sanfonado, mas o fluido nitrogênio passa sem problemas pela U.E .

                      Mas o problema esta resolvido, depois de muito esforço e esperança .

                      acreditem VÁLVULA DE SERVIÇO DE SUCÇÃO ENTUPIDA ESTA QUE POR SUA VEZ É DE 3/4" MESMO ASSIM ESTAVA ENTUPIDA POR UMA CROSTA (GOSMA DE ÓLEO), antes de eu fazer manutenção neste equipamento, fiquei sabendo que um cidadão injetou R134 A no lugar do R22, onde as misturas destes dois gases faz com que o óleo que fica nas tubulações vire numa pasta que acomou se acumulando um pouco na válvula. Por fim substitui a válvula de serviço e o equipamento funcionou perfeitamente.

                      Emeus amigos utilizei 12 kg de gás R141B e esta sujeira não saiu....

                      Fiquei no prejuizo, mas o cliente satisfeito, pois estava quase dando PT no equipamento

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por isaelbarros Ver Post
                        boa tarde Oziro, obrigado pela ajuda.

                        sim, também pensei nesta situação do tubo sanfonado, mas o fluido nitrogênio passa sem problemas pela U.E .

                        Mas o problema esta resolvido, depois de muito esforço e esperança .

                        acreditem VÁLVULA DE SERVIÇO DE SUCÇÃO ENTUPIDA ESTA QUE POR SUA VEZ É DE 3/4" MESMO ASSIM ESTAVA ENTUPIDA POR UMA CROSTA (GOSMA DE ÓLEO), antes de eu fazer manutenção neste equipamento, fiquei sabendo que um cidadão injetou R134 A no lugar do R22, onde as misturas destes dois gases faz com que o óleo que fica nas tubulações vire numa pasta que acomou se acumulando um pouco na válvula. Por fim substitui a válvula de serviço e o equipamento funcionou perfeitamente.

                        Emeus amigos utilizei 12 kg de gás R141B e esta sujeira não saiu....

                        Fiquei no prejuizo, mas o cliente satisfeito, pois estava quase dando PT no equipamento
                        e vivendo e aprendendo nunca ouvi falar em entupimento nessa valvula mais valeu pelo retorno

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                        • #13
                          Parabéns trabalho bem feito

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                          Working...
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