Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condensadora com corrente alta

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Condensadora com corrente alta

    Boa noite amigos! Instalei 3 maquinas Samsung 18.000, as três deram vazamento, verifiquei e completei o gás. Pois bem, uma delas voltou a dar problemas, apliquei nitrogênio e achei o ponto de vazamento, fiz vácuo e dei carga de gás, deixei com pressão de 65 PSI e corrente de 8,4 A , gelando bonitinho. Três dias depois me disseram que o ar não estava resfriando o local. Ao verificar encontrei pressão de 90 e corrente de 16A, retirei um pouco de gás (saiu também uns 100ml de óleo) A pressão caiu para 80 e corrente para 12/14 A. Com a maquina parada a pressão está em 50 PSI... Estou perdido,não sei mais o que fazer...O equipamento está na garantia, não sei se aciono ou não a autorizada. Alguém pode me ajudar? desde já agradeço!

  • #2
    Você evacuou o sistema para fazer essas cargas de gás? ou só completou como você disse? Essa pressão elevada pode indicar a presença de gases não condensáveis junto com o fluído refrigerante.
    Edivando Araujo

    Comment


    • #3
      Bom dia Edvando!
      Sim fiz vácuo no sistema e depois coloquei gás, a coisa que sei que fiz de errado foi colocar gás monitorando corrente e pressão...

      Comment


      • #4
        apliquei nitrogênio e achei o ponto de vazamento, fiz vácuo e dei carga de gás
        Após pressurizar a linha com nitrogenio, voce detectou o vazamento e estancou o vazamento, quanto tempo estabilização do nitrogenio voce monitorou? pode parecer bobo, mas as vezes ao aplicarmos a pressao de nitrogenio na linha estamos tão aflitos em resolver o problema que ao achar o primeiro vazamento, praticamente descartamos a possibilidade de haver outros pontos de vazamento e ja pulamos direto para o vacuo no sistema e colocar logo o equipamento para funcionar.

        Postado originalmente por Jose carlos de sousa Ver Post
        Bom dia Edvando!
        Sim fiz vácuo no sistema e depois coloquei gás, a coisa que sei que fiz de errado foi colocar gás monitorando corrente e pressão...
        Boa tarde Jose Carlos.
        Pode parecer meio estupido, mas você poderia descrever como realizou o vácuo no sistema, descreva materiais utilizados como: bomba, mangueiras, leitores de sistemas, tempo de estabilização.


        OBS.: Imagino que o ponto de vazamento estava no flange coreto? estou fazendo uma suposta falsa afirmação(risos) a julga porque foram 3 equipamentos com o mesmo problema, flange parace ser uma tarefa simples, mas que exige bastante pratica, a maioria dos vazamentos nos sistemas sao ocasionados por flanges e soldas.

        Deculpe pelo longo texto, mas após suas descrições, facilitará nas respostas mais certas para voce.

        Comment


        • #5
          Warlley, boa tarde!
          Na verdade todos os vazamentos foram sanados.
          Esta maquina a que me refiro,fiz o reparo pressurizei com nitrogênio e deixei por 12 horas para ter certeza. Fiz vácuo de 40 minutos 500 microns, com 20 minutos já estava estabilizado, a bomba que uso é uma duplo estágio de 7 cfm. Acredito que a besteira que fiz foi injetar o gás e controlar pela pressão e corrente do compressor, estou sem o penta logo... Este ultimo problema me parece que estava com excesso de gás, retirei um pouco de gás, porém saiu muito óleo, a pressão caiu um pouco e a corrente também, o equipamento esta resfriando, porém não quis deixar ligado pois a corrente está alta entre 12 e 14 A (nominal é 8,5 A)
          Em relação ao texto longo e supostas falsas afirmações, fica tranquilo não tem nada que se desculpar, na verdade fico muito feliz pela troca de informações e ajuda recebida.
          um grande abraço!!!

          Comment


          • #6
            v oce verificou se o gas que voce esta colocando e compativel com o que veio na maquina, voce verificou a tensao de entrada tensao baixa e sinal de corrente alta, ao apertar a flange voce nao torceu o tubo de liquido na evaporadora. pode ser gases nao condensaveis, se o compressor ficou muito tempo tentando dar partida por excesso de gas o compressor pode estar em curto nas expiras tambem pode ter acontecido uma inversao nos cabos do compressor que tambem causa amperagem alta e perda de potencia e aquecimento ,mesmo sendo maquina nova meça a capacitancia do capacitor de partida

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Jose carlos de sousa Ver Post
              Warlley, boa tarde!
              Na verdade todos os vazamentos foram sanados.
              Esta maquina a que me refiro,fiz o reparo pressurizei com nitrogênio e deixei por 12 horas para ter certeza. Fiz vácuo de 40 minutos 500 microns, com 20 minutos já estava estabilizado, a bomba que uso é uma duplo estágio de 7 cfm. Acredito que a besteira que fiz foi injetar o gás e controlar pela pressão e corrente do compressor, estou sem o penta logo... Este ultimo problema me parece que estava com excesso de gás, retirei um pouco de gás, porém saiu muito óleo, a pressão caiu um pouco e a corrente também, o equipamento esta resfriando, porém não quis deixar ligado pois a corrente está alta entre 12 e 14 A (nominal é 8,5 A)
              Em relação ao texto longo e supostas falsas afirmações, fica tranquilo não tem nada que se desculpar, na verdade fico muito feliz pela troca de informações e ajuda recebida.
              um grande abraço!!!
              Boa noite Jose carlos, vou dizer o que eu faria no seu lugar segundo as suas informações, eu verificaria todo o sistema novamente, a principio tentaria manter a carga do gas, e realizaria o controle da corrente e de pressao realizando superaquecimento no sistema, mas se caso eu tenha ainda alguma duvida com o fluido, pois essa alteração de pressão brusca esta parecendo umidade no sistema, eu recolheria o gas com uma recicladora, verificaria todos os flanges, de preferencia o que estava com vazamento anteriormente, realizaria o teste de estanqueidade, realizaria o vacuo, eu fiquei meio confuso no seu vacuo, se voce deu vacuo de 40 minutos ou se voce chegou aos 500 microns, aqui na minha cidade as pessoas que trabalham para empresa de refrigeração realizam vacuo por tempo, acham que 40 minutos de vacuo é o mesmo que atingir 500 micros, é um pesamento errôneo, então eu realizaria o vacuo no sistema de posse de um vacuometro, e faria a carga pelo peso, ja que nao vai estar fazendo complemento de carga mas sim uma nova carga.

              Comment


              • #8
                Caros Oziro e Warlley, obrigado! Vou fazer mais uma tentativa, vou começar do zero... Assim que tiver uma resposta (espero que boa) posto aqui. Muito obrigado à vocês e tenham uma ótima semana.

                Comment

                Working...
                X