Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um método inédito de economia de energia. Será que funciona?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Bah este tópico tá muito bom, tenho muito interesse nisto, uma vez que moro em condomínio que não permite instalação de split e somente os quartos tem ar condicionado (janeleiro), penso em veicular o ar do quarto para a sala através de ventilador, mas, tenho que diminuir o tamanho da sala pois o ar possui 10.000 btu

    (tenho que testar se basta um ventilador de chão para empurrar do quarto pra sala, ou se eu teria que colocar um de pedestal no sentido oposto para ventilar no alto o ar quente para o quarto)

    A sala é exatamente igual a sua tripo, a idéia é:

    por exemplo,

    estando de frente para esta poltrona da foto, colocar uma cortina a direita (oposta , e correndo no mesmo sentido da cortina que esta ali na esquerda da poltrona) que vai da parede de trás da poltrona (perpendicular) até o encontro do mini corredor de 1m², criando uma "parede de cortina" que é continuada pela parede do corredor desembocando ao quarto alvo

    Com isto eu excluo para o lado de fora da cortina a sala de janta e cozinha americana.

    Depois vou colocar aqui um desenho do que pretendo.

    A área ficaria sendo 9m² o quarto (quadradão 3x3) 1 m² o minicorredor (quadradinho de conexão) e a sala teria 6m² (quadrado retangulo de 2,30 x 2,70)

    Totaliza 16~17m²

    Este esquema serviria para refrigerar a sala em dias desesperadores de calor como uma medida paliativa. Não adianta ter um ar maior que 10.000 já que o grande objetivo é o quarto

    Não existe outra forma, as paredes são de blocos estruturais, portanto não podem ser furados para estender um window split =/

    Se você tiver coragem e começar a colocar na prática sua idéia, mantem este tópico atualizado com os passos que você fará aos poucos

    Mesmo os técnicos achando loucura, eles podem acabar te dando idéias pro estrago ser menor kkkkk
    Last edited by supermouse; 21/03/16, 10:34.

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por supermouse Ver Post
      Bah este tópico tá muito bom, tenho muito interesse nisto, uma vez que moro em condomínio que não permite instalação de split e somente os quartos tem ar condicionado (janeleiro), penso em veicular o ar do quarto para a sala através de ventilador, mas, tenho que diminuir o tamanho da sala pois o ar possui 10.000 btu

      (tenho que testar se basta um ventilador de chão para empurrar do quarto pra sala, ou se eu teria que colocar um de pedestal no sentido oposto para ventilar no alto o ar quente para o quarto)

      A sala é exatamente igual a sua tripo, a idéia é:

      por exemplo,

      estando de frente para esta poltrona da foto, colocar uma cortina a direita (oposta , e correndo no mesmo sentido da cortina que esta ali na esquerda da poltrona) que vai da parede de trás da poltrona (perpendicular) até o encontro do mini corredor de 1m², criando uma "parede de cortina" que é continuada pela parede do corredor desembocando ao quarto alvo

      Com isto eu excluo para o lado de fora da cortina a sala de janta e cozinha americana.

      Depois vou colocar aqui um desenho do que pretendo.

      A área ficaria sendo 9m² o quarto (quadradão 3x3) 1 m² o minicorredor (quadradinho de conexão) e a sala teria 6m² (quadrado retangulo de 2,30 x 2,70)

      Totaliza 16~17m²

      Este esquema serviria para refrigerar a sala em dias desesperadores de calor como uma medida paliativa. Não adianta ter um ar maior que 10.000 já que o grande objetivo é o quarto

      Não existe outra forma, as paredes são de blocos estruturais, portanto não podem ser furados para estender um window split =/

      Se você tiver coragem e começar a colocar na prática sua idéia, mantem este tópico atualizado com os passos que você fará aos poucos

      Mesmo os técnicos achando loucura, eles podem acabar te dando idéias pro estrago ser menor kkkkk
      não acho loucura,dá trabalho como disse já fiz para ovos de páscoa em ambientes maiores com cortinas de plástico nas entradas no sentido do comprimento as cortinas eram divididas ao meio pra circulação do pessoal .mas ovo de pascoa é diferente de gente por isso o cuidado deve ser maior principalmente sobre a questão da renovação.só isso.mas acredito ue daria certo sim.se dá pra ovo de páscoa dá pra gente também kkkkk

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por denilzo Ver Post
        tenho clientes que afirmaram que depois que instalaram condicionadores de ar inverter, diminuirão o consumo em relação quando usavam somente ventiladores.
        Fiz o teste:
        De meia noite as seis da manhã, com 3 ventiladores de teto + geladeira e freezer: 3Kw
        De meia noite as seis da manhã, com 3 Fujitsu inverter 9.000btu + geladeira e freezer: 11Kw
        Margem de erro de até 999w pra mais ou pra menos, pois meu relógio mede apenas KW

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por tripossante Ver Post
          Olá, amigos
          Uma dúvida matemática e física:
          Tenho um quarto de 3x4 metros (12 metros quadrados)
          E minha cama tem 1x2 metros (2 metros quadrados)
          Eu só quero climatizar minha cama. O resto do quarto não me interessa quando estou dormindo.
          Imagine então que eu coloque a cama debaixo do aparelho de ar condicionado, e passe uma cortina impermeável do teto ao chão em volta da cama
          Isso me faria economizar muita energia?
          É uma ótima ideia, desde que você NÃO MORRA SUFOCADO, pois o ar que irá ficar circulando será sempre o mesmo, e com sua respiração a tendência é o aumento do gás carbônico em troca pelo oxigênio, sendo que o CO2 é tóxico. LEMBRE-SE: Os maior defeito do ar split é ele não fazer a troca de ar do ambiente, sempre circulando o que já está lá dentro (diferentemente dos de janela, que podem circular apenas o ar do ambiente, ou puxar ar de fora para dentro). Boa sorte.


          Postado originalmente por tripossante Ver Post
          Fiz o teste:
          De meia noite as seis da manhã, com 3 ventiladores de teto + geladeira e freezer: 3Kw
          De meia noite as seis da manhã, com 3 Fujitsu inverter 9.000btu + geladeira e freezer: 11Kw
          Margem de erro de até 999w pra mais ou pra menos, pois meu relógio mede apenas KW
          Aqui uso meu ar condicionado por 5 horas em 28ºC, e no restante da noite um ventilador que circula o ar no quarto. Gasto cerca de 2KWh por noite (Hitachi Split 9000 inverter).
          Last edited by noslian99; 24/03/16, 11:04.

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por tripossante Ver Post
            Jairo levando em conta que:
            O condicionador de ar envia ar em pressão positiva o tempo todo e este excesso tem que sair por algum lugar;
            Temos o fenômeno da convecção, onde o ar mais quente (mais leve) sobe
            E entre a cortina e o teto há frestas, então o ar sairá por ali;

            Acredito que a questão da renovação do ar estaria resolvida, não?
            olha esse vai ar sair por onde .? se ele sair tem que entrar senão satura do mesmo jeito ...convecção acontece pela troca de calor entre ar mais frio insuflado e a carga térmica sendo que esse ar tem um ganho de calor e a turbina ou moto ventilador do condicionador da unidade interna exauri esse ar com esse "calor retirado do meio ambiente " que é menos denso mais leve portanto a tendencia desse ar é subir e portanto esse ar é forçado pela exaustão da unidade interna para trocar ou ceder calor com a serpentina que troca ou cede calor para o gas refrigerante que transfere esse ganho ou essa troca de calor interno da carga térmica total para o ambiente externo através da unidade externa condensadora...convecção não renova ...pressão positiva ou negativa não renova em ambientes fechados principalmente se esse ambiente é estanque e por tabela o ar refrigerado se tornar cativo e saturado.o que minimiza muito esse contra dos mini split de parede é uma taxa pré estabelecida de ar externo que melhora a qualidade doa ar climatizado e ajuda no controle da umidade relativa em níveis legais pra nossa saúde .

            Comment


            • #21
              Tenho hospedado em hotéis com aparelhos de ar condicionado instalados na altura da cama. Será que há economia de gastos nesta altura?
              Já postei essa ideia.

              Comment


              • #22
                Nosso amigo tripossonante já esta ponde em testes a idéia de delimitar o ambiente com uma cortina de black out, vamos ver se ele inspira de postar o resultado pra gente

                De qualquer forma também farei algo parecido, creio que não tem como dar errado, só precisa evitar frestas;Também creio que a cortina de blackout vai gerar algum tipo de calor, elas sempre acabam esquentando,mas conseguem reter o calor pelo lado de lá

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por tripossante Ver Post
                  A questão real é que tenho uma sala de 30m conforme foto abaixo, e nesta semana colocarei um inverter de 9000BTU na parede da foto, e instalarei uma cortina blackout ladeando o sofá, criando uma área restrita de 10m.
                  Estou apostando que as percas que terei com ar vazando por frestas e troca de calor da cortina não serão significativas a ponto de inviabilizar o projeto. Vamos ver no que dá.


                  A partir disso pensei na questão do quarto, que está só no campo hipotético por enquanto.
                  O ideal para uma janela grande dessa é colocar uma Persiana Translúcida, deixa a iluminação entrar.

                  https://www.persianasvedaluz.com.br/

                  Comment

                  Working...
                  X