Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um método inédito de economia de energia. Será que funciona?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Um método inédito de economia de energia. Será que funciona?

    Olá, amigos
    Uma dúvida matemática e física:
    Tenho um quarto de 3x4 metros (12 metros quadrados)
    E minha cama tem 1x2 metros (2 metros quadrados)
    Eu só quero climatizar minha cama. O resto do quarto não me interessa quando estou dormindo.
    Imagine então que eu coloque a cama debaixo do aparelho de ar condicionado, e passe uma cortina impermeável do teto ao chão em volta da cama
    Isso me faria economizar muita energia?

  • #2
    em um quarto de 12mt um equipamento inverter de 9000btu vai ter uma refrigeraçao muito boa com um consumo de energia muito baixa somente vai depender de uma boa vedaçao nas portas e janelas acredito que todo esse aparato que voce vai montar vai te incomodar muito

    Comment


    • #3
      Minha dúvida é quanto ao gasto de energia.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por tripossante Ver Post
        Minha dúvida é quanto ao gasto de energia.
        o gasto de energia depente de uma serie de coisas quanto tempo voce vai usar se pega sol se so a noite se tem fonte de calor tv computador secador de cabelo se o quarto e bem vedado se é lage se é telhado quantas pessoas, o consumo pode ate variar de um usuario para outro usuario pois um gosta de ambiente super gelado e outro gosta de ambiente com pouco frio

        Comment


        • #5
          Oziro, claro que a dúvida é sobre os gastos nas mesmas condições e no mesmo lugar, senão seria impossível responder.
          Deixei claro isso na pergunta. É o mesmo lugar só que com uma cortina que diminui a área de 12m pra 2m.

          Imagine então que eu coloque a cama debaixo do aparelho de ar condicionado, e passe uma cortina impermeável do teto ao chão em volta da cama

          Comment


          • #6
            Fiz um pergunta parecida a esta tua com a mesma finalidade

            http://www.webarcondicionado.com.br/...r-condicionado

            porém eu perguntei o material que eu poderia utilizar pra fazer esta cortina. Ninguém soube me responder um tipo de material (se daria para utilizar aquelas cortinas blackout ou outro material)

            porém minha intenção é poder utilizar um ar condicionado de 9000 btus que é o mais potente do tipo window split (12000 não se encontra)

            eu precisava "encortinar" a delimitação da sala de tv que captaria o ar com a sala de estar e cozinha que ficariam do lado de lá da cortina (bem vedada para não vir nem ir ar)

            Minha dúvida era um tipo de material que não trocaria calor com outro lado.

            Porém no teu caso se vc tiver um ar condicionado ON OFF (que não é inverter), e reduzir bem a área, ele provavelmente vai ficar ligando e desligando várias vezes pois logo atingirá a temperatura. Então terias que ter um ar mais fraço possível (gree de 5mil btu janeleiro. Mas o ideal seria um ar de 2.500~3000 btu pois são 600 btu por metro + 600 btu da pessoa + uma folga pro ar. O que não existe) para que os picos de on off sejam mais econômico. Caso contrário um inverter para ele trabalhar na carga mínima de operação, um modelo que sua rotação mínima seja a mais ecônomica, sendo um inverter mais fraco possível 9000 ou menos BTUs

            Porém é um aparelho caro e irias usar ele em 35~45% do ano. E o ar requer manutenções

            Então o mais ideal do mundo seria um inverter janeleiro para não ter gasto com manutenções, o que não existe no Brasil este país maldito

            Mas também tem que ver a questão da saúde seria uma área reduzida demais sem renovação de ar, talvez seria melhor aumentar esta área por questão de saúde

            Que tipo de material este cortina seria será ? Que material não troca o calor com o outro lado do ambiente ? Pois o grande inimigo são frestas e a retenção do ar sem se comunicar com o outro lado. Seria aquelas cortinas tipo blackout ? Ou algo melhor ?

            Comment


            • #7
              o que os colegas querem ou pretendem fazer ou experimentar altera bastante o escopo,normatização e especificação de projeto pra conforto pessoal e sua utilização.não tem como dizer se vai economizar mais ou menos .e pra dificultar mais ainda tem o problema da gente não estar no ambiente pra trocar uma ideia ,e dar uma opinião mais correta assim de longe fica mais difícil .o colega é que tem que pesquisar qual material que seria ideal,entender e analisar os prós e contras e pela tentativa e erro construir seu espaço climatizado postar pra gente se economizou ou não. já fiz projetos pra nichos principalmente pra conservar ovos de páscoa em supermercados que seria mais ou menos o que o colega deseja,que seria uma área pré determinada no ambiente ,onde os ovos ficariam em um ambiente lacrado por cortinas de plástico geralmente formando um corredor ,com aberturas dos dois lados no sentido do comprimento e com janeleiros adaptados refrigerar e conservar os ovos .e em ambientes estanques ,salas limpas,cofres de cpd´s,etc que exigem a utilização da climatização chamada de precisão com renovação do ar climatizados desses ambientes por taxas de ar externos pré determinados de acordo ao projeto e controle da umidade relativa.

              e sobre a opinião do colega supermouse em relação a renovação ,não adiantaria aumentar a área pois essa renovação é feita por uma quantidade ou volume de ar externo como disse acima .o ar climatizado no caso continuaria cativo e saturado principalmente de CO 2 independentemente de se aumentar a área ou não.apesar que a opinião do colega é racional e de bom senso,pois pra uma área maior além do consumo provavelmente aumentar , pelo aumento da área e volume de ar ,demoraria mais pra que esse ar sature mas mais cedo ou mais tarde ele fatalmente vai saturar de ar climatizado com baixa qualidade e essa realidade é altamente prejudicial á saúde .mas com racionalidade bom senso e uma boa dose de paciência acredito ser possível sim ,não sei a que preço ou benefício.mas que tem jeito tem.abraço

              Comment


              • #8
                Jairo e SuperMouse, muito obrigado pelas respostas. Informaram uma outra variável que eu não tinha pensado, que é a questão da baixa renovação do ar e o impacto na saúde.

                Minha dúvida é apenas uma hipótese. Muitas vezes deixo de ligar o ar por questão econômica, e um dia me deu este estalo na cabeça. "E se...?"
                Daí pensei neste fórum como o melhor lugar pra conjecturar sobre o assunto e ver se pode ou não sair do campo hipotético.

                Conjecturando esta nova variável, vamos nos imaginar numa viagem em nosso carro, 5 horas dirigindo na estrada com o ar ligado. A renovação ocorre por uma pequena abertura de ar, correto?
                Voltando ao nosso quarto, esta abertura poderia ser as falhas de vedação entre a cortina e o teto do quarto. O ar quente sairia por lá. O que acham?

                E sobre o material, pensei no blackout mesmo.

                Comment


                • #9
                  A questão real é que tenho uma sala de 30m conforme foto abaixo, e nesta semana colocarei um inverter de 9000BTU na parede da foto, e instalarei uma cortina blackout ladeando o sofá, criando uma área restrita de 10m.
                  Estou apostando que as percas que terei com ar vazando por frestas e troca de calor da cortina não serão significativas a ponto de inviabilizar o projeto. Vamos ver no que dá.


                  A partir disso pensei na questão do quarto, que está só no campo hipotético por enquanto.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por tripossante Ver Post
                    Jairo e SuperMouse, muito obrigado pelas respostas. Informaram uma outra variável que eu não tinha pensado, que é a questão da baixa renovação do ar e o impacto na saúde.

                    Minha dúvida é apenas uma hipótese. Muitas vezes deixo de ligar o ar por questão econômica, e um dia me deu este estalo na cabeça. "E se...?"
                    Daí pensei neste fórum como o melhor lugar pra conjecturar sobre o assunto e ver se pode ou não sair do campo hipotético.

                    Conjecturando esta nova variável, vamos nos imaginar numa viagem em nosso carro, 5 horas dirigindo na estrada com o ar ligado. A renovação ocorre por uma pequena abertura de ar, correto?
                    Voltando ao nosso quarto, esta abertura poderia ser as falhas de vedação entre a cortina e o teto do quarto. O ar quente sairia por lá. O que acham?

                    E sobre o material, pensei no blackout mesmo.
                    olha não vou entrar muito no mérito da questão ..na respiração inspiramos e expiramos cerca de 6 litros de ar por minuto .num ar relativo limpo e despoluido existe uma certa quantidade de nitrogenio oxigenio e agua em sua composição na expiração lançamos no ambiente nitrogenio oxigenio agua e 240 miligramas de co2 que numa noite de 8 horas de sono seria em torno de 10 litros ..essa quantidade já suficiente pra alterar o ciclo do sono considerado ideal levando as vezes a narcose.claro que estou pintando um quadro meio negro e impreciso.mas a coisa gira por aí.um pouco mais ou menos..o ar condicionado mini split de parede tradicional geralmente não tem a possibilidade dessa renovação em quantidade razoáveis .cada pessoa necessita em torno de 18 m³/h a 26m³/h de ar externo pra renovação por pessoa. já fiz sistemas de renovação em ambientes chamados de estanques ou seja fechados sem quase nenhuma renovação e o ar climatizado se torno o que chamamos de cativo.esse ar utilizado para a renovação tem que ser previsto com fazendo parte da carga térmica ou troca de calor ,e se não for bem calculado ou provoca perda de rendimento e afeta na economia de energia.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por tripossante Ver Post
                      A questão real é que tenho uma sala de 30m conforme foto abaixo, e nesta semana colocarei um inverter de 9000BTU na parede da foto, e instalarei uma cortina blackout ladeando o sofá, criando uma área restrita de 10m.
                      Estou apostando que as percas que terei com ar vazando por frestas e troca de calor da cortina não serão significativas a ponto de inviabilizar o projeto. Vamos ver no que dá.


                      A partir disso pensei na questão do quarto, que está só no campo hipotético por enquanto.
                      dá o review e manda as fotos ..com certeza vai ser de grande interesse pra gente abraço boa sorte

                      Comment


                      • #12
                        Jairo levando em conta que:
                        O condicionador de ar envia ar em pressão positiva o tempo todo e este excesso tem que sair por algum lugar;
                        Temos o fenômeno da convecção, onde o ar mais quente (mais leve) sobe
                        E entre a cortina e o teto há frestas, então o ar sairá por ali;

                        Acredito que a questão da renovação do ar estaria resolvida, não?

                        Comment


                        • #13
                          Ao meu ver um condicionador de ar 9k inverter usado em um quarto somente a noite, acredito que o consumo de energia será insignificante, tenho clientes que afirmaram que depois que instalaram condicionadores de ar inverter, diminuirão o consumo em relação quando usavam somente ventiladores,acredito que investir em um aparelho de 9k para climatizar um ambiente de 2m, se conseguir alguma economia será insignificante, sem contar o incomodo de dormir dentro de uma capsula, que como citaram os colegas sobre a renovação de ar,talvez terá um gasto maior com sua saúde, acredito que seria mais interessante investir em energia solar, com certeza teria um resultado mais satisfatório.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por denilzo Ver Post
                            Ao meu ver um condicionador de ar 9k inverter usado em um quarto somente a noite, acredito que o consumo de energia será insignificante, tenho clientes que afirmaram que depois que instalaram condicionadores de ar inverter, diminuirão o consumo em relação quando usavam somente ventiladores,acredito que investir em um aparelho de 9k para climatizar um ambiente de 2m, se conseguir alguma economia será insignificante, sem contar o incomodo de dormir dentro de uma capsula, que como citaram os colegas sobre a renovação de ar,talvez terá um gasto maior com sua saúde, acredito que seria mais interessante investir em energia solar, com certeza teria um resultado mais satisfatório.
                            Aplicando o princípio da Navalha de Occam, que propõe que, entre hipóteses formuladas sobre as mesmas evidências, é mais racional acreditar na mais simples, eu utilizaria um aparelho inverter e tentaria melhorar o isolamento térmico do cômodo. Seja através de rebaixamento de gesso, cobrindo a laje com telhado, pintando paredes externas com tinta branca, que reflete grande parte dos raios ultravioletas, retirando objetos desnecessários do ambiente como móveis e roupas.

                            Comment


                            • #15
                              Recomendaria uma Pérsiana rolo com kit box ela veda 99% só vai ter a perca de troca de calor entre o material da persiana é o ambiente

                              Comment

                              Working...
                              X