boa noite pessoal gostaria de saber como se faz a carga do r410a? sei que nao se faz recarga maz sim carga completa qual o prosedimento coreto obrigado
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carga de gas r410a
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valeu a dica andre maz vi um video de um curso de uma recarga do r410a que o cara nao virou o botijao de cabeça para baicho como esplicar? essa e minha duvida se vc esta coreto devo comesar a carga com o ar ligado ou desligado? acarga do r22 tiro de letra ja fiz varias recarga com ese gas desde ja agradesoLast edited by lourival; 24/01/13, 21:25.
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André, boa noite meu amigo.
Sou novo no assunto R410A, porem no recipiente onde é envasado esse gás p/ Du pont...vem um desenho na forma de aviso que não pode virar o bujão de ponta cabeça...inclusive o que vc citou é correto, pois o SUVA 410A é uma mistura de fluidos e deve entrar no estado liquido p/ dentro da maquina.
Abraços!
Nivaldo.
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lourival se voce quer fazer uma carga correta voce deve ter uma balanca colocar o bujao de cabeça par baixo e com o ar condicionado desligado apos completar a carga voce deve aguardar pelo menos 20 minutos ate que o fruido se expanda ai voce ja pode ligar o ar nao esqueça voce nao pode colocar fruido na forma liquida com o ar funcionando pois vai fazer calço hidraulico e vai travar o compressor se voce colocar r 410a na forma gasosa a carga vai ficar falsa nao vai dar o peso exigido pelo fabricante um abraços a todos
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Galera, só para esclarecer: A pressão lida no manômetro com o equipamento parado não pode servir de parâmetro para a carga de gás, como alguns aqui disseram. Com o equipamento parado, por mais que você consiga colocar mais fluido, a pressão nunca vai ultrapassar a pressão de saturação na temperatura ambiente, mesmo que o sistema tenha 1kg ou 500kg de gás.
Além disso, alguns aqui disseam que o cilindro deve ser colocado virado para baixo porque o r410 trabalha com pressão maior, e também porque não vai dar o peso exigido.
Na verdade, o cilindro deve ser posto de cabeça para baixo pelo seguinte motivo: o r410 é uma mistura de gases, cada um com um ponto de ebulição diferente, ou seja, se colocado na forma de vapor, o componente da mistura que tiver ponto de ebulição mais baixo vai evaporar primeiro, e não será mantida a proporção da mistura. Já na forma liquida, todos os gases que compõem este fluido vão para o sistema na proporção exata que caracteriza o r410. Quando se muda a proporção, muda-se também as propriedades termodinâmicas do fluido.
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Postado originalmente por Cícero Freitas Ver PostGalera, só para esclarecer: A pressão lida no manômetro com o equipamento parado não pode servir de parâmetro para a carga de gás, como alguns aqui disseram. Com o equipamento parado, por mais que você consiga colocar mais fluido, a pressão nunca vai ultrapassar a pressão de saturação na temperatura ambiente, mesmo que o sistema tenha 1kg ou 500kg de gás.
Além disso, alguns aqui disseam que o cilindro deve ser colocado virado para baixo porque o r410 trabalha com pressão maior, e também porque não vai dar o peso exigido.
Na verdade, o cilindro deve ser posto de cabeça para baixo pelo seguinte motivo: o r410 é uma mistura de gases, cada um com um ponto de ebulição diferente, ou seja, se colocado na forma de vapor, o componente da mistura que tiver ponto de ebulição mais baixo vai evaporar primeiro, e não será mantida a proporção da mistura. Já na forma liquida, todos os gases que compõem este fluido vão para o sistema na proporção exata que caracteriza o r410. Quando se muda a proporção, muda-se também as propriedades termodinâmicas do fluido.
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