Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com Vácuo

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Problema com Vácuo

    QUERIDOS AMIGOS BOA NOITE!!!

    NÃO É POSSÍVEL.....

    MEU PRIMEIRO SERVIÇO:

    UM AR INSTALADO HÁ 1 MES. ESFRIANDO POUCO E SOLTANDO GELO NA EVAPORADORA.

    JÁ CHEGUEI APAVORANDO COM MEU FIELDPIECE DIGITAL RSRS, DIRETO NO SUPERAQUECIMENTO E DEU ALTO DEMAIS... ANALISEI O EQUIPAMENTO E UMA FINA CAMADA DE GELO NA TUBULAÇÃO DE ALTA... O CLIENTE APROVEITOU PRA MUDAR O EQUIPAMENTO DO LUGAR. DISSE QUE PEDIU MAS O INSTALADOR NÃO QUIS POR NO LUGAR INDICADO, OLHEM SÓ.... E PRA PIORAR LIGA PRO CARA E ELE MAO ATENDE MAIS O CELULAR.... ESSES INSTALADORES DE r$250,00 QUE NÃO TEM NEM MANIFOLD... ACREDITE SE QUISER, NEM BOMBA. NEM NADA!!! ESTÃO ACABANDO COM O MERCADO... O LADO BOM QUE NA HORA QUE DÁ B.O. OS INSTALADORES NAO MANJAM NADA DE REFRIGERAÇÃO E ELÉTRICA, DAÍ NOSSA VEZ DE GANHAR $$$$

    RECOLHI O GÁS, DESMONTAMOS TUDO, INSTALAMOS EM OUTRO LUGAR DO QUARTO, FUI COMPRAR O R22 E NÃO ENCONTREI E LUGAR NENHUM. DIZEM QUE SAIU DE LINHA E AGORA TEM O 407 COMO SUBSTITUTO MAS NÃO PODE MISTURAR COM O 22, TEM QUE RETIRAR TUDO, DAR VÁCUO GERAL E NOVA CARGA COM O 407.

    POIS BEM, PREPAREI O LOCAL, INSTALEI MINHA BOMBA 7CFM NOVINHA, AS MANGUEIRAS, MANIFOLD DIGITAL QUE JÁ VEM COM VACUOMETRO, BALANÇA À POSTOS... NOSSA TUDO LINDO!

    ADIVINHEM? BOMBA DE VÁCUO LIGADA HÁ QUASE 2 HORAS E O BAGULHO NÃO CHEGA NOS 500 MICRONS!!!!! E PRA PIORAR FECHEI TUDO, DESLIGUEI A BOMBA E O VALOR NÃO PARA DE SUBIR.

    DEI OUTRO VÁCUO E FECHEI... NADA DE 500 MICRONS....

    SERÁ QUE TEM A VER COM O TIPO DE MANGUEIRA.... VI UM TÓPICO SOBRE ISSO...

    EM FIM, SE SENTINDO INSATISFEITO RSRS. IMAGINE O CLIENTE QUE FOI DORMIR SEM AR... NO GUARUJÁ AGORA 30°C...

  • #2
    pode ser contaminação por umidade ,capilar entupido,problemas no moto ventilador,sujeira nas serpentinas.esse tipo de serviço se for entupimento é chato demorado ,mas vc resolve.teria que trocar o óleo do compressor,desconectar e limpar as serpentinas ,enfim praticamente um equipamento novo.além do mais que daqui a dois anos esse equipamentos vão se proibidos de serem fabricados aliás já estão a mais de 10 anos ,mas brasil é brasil,e vc e o cliente vão estar com um pepino na mão.

    conselho não indique e nem dê manutenção em aparelho com R 22 ,o botijão quando vc encontrar vai valer R$ 800,00 reciclado com umidade.

    senta com o cliente explique isso pra ele,na hora talvez no estômago dele a coisa fica amarga.mas depois fica doce...daí vc instala um condicionador novo do jeito certo,é cliente fidelizado,satisfeito,máquina pra muitos anos ,com manutenção garantida e etc... e o fim da história é que vc dorme feliz da vida e o cliente também.abração.jairo

    a mangueira de vácuo vc encontra aqui na polipartes http://www.polipartes.com.br/manguei...-94160-94160/p

    Comment


    • #3
      Analisa comigo: quando você chegou no local, estava formando gelo na tubulação de alta, o que é sintoma de falta de gás. Depois que você fez a mudança de local, não deu vácuo. Provavelmente há um vazamento nesse ar. Pode ser interno ou externo, tenta pressurizar com o próprio gás ou nitrogênio e passa espuma de detergente nos locais que você desconfia. Principalmente nos pontos de solda. Um método que eu uso e acho infalível é desmontar completamente e pressurizar a serpentina e mergulhá-la em um tanque, igual os borracheiros fazem pra achar furo em pneu.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
        Analisa comigo: quando você chegou no local, estava formando gelo na tubulação de alta, o que é sintoma de falta de gás. Depois que você fez a mudança de local, não deu vácuo. Provavelmente há um vazamento nesse ar. Pode ser interno ou externo, tenta pressurizar com o próprio gás ou nitrogênio e passa espuma de detergente nos locais que você desconfia. Principalmente nos pontos de solda. Um método que eu uso e acho infalível é desmontar completamente e pressurizar a serpentina e mergulhá-la em um tanque, igual os borracheiros fazem pra achar furo em pneu.
        Então Márcio, depois de montar tudo eu dei o vácuo só na tubulação pra ver se tinha vazamentos, ar de 12000, um trecho de tubos de 3 metros (1/4 e 1/2)... O aparelho ainda está carregado com um pouco do r22. Ia dar o vácuo geral depois... Só queria ver naõ subir os microns depois de 20 minutos...

        O aparelho é novo, tem 1 mes de instalado...
        Last edited by PETERSON; 10/02/15, 08:33.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          pode ser contaminação por umidade ,capilar entupido,problemas no moto ventilador,sujeira nas serpentinas.esse tipo de serviço se for entupimento é chato demorado ,mas vc resolve.teria que trocar o óleo do compressor,desconectar e limpar as serpentinas ,enfim praticamente um equipamento novo.além do mais que daqui a dois anos esse equipamentos vão se proibidos de serem fabricados aliás já estão a mais de 10 anos ,mas brasil é brasil,e vc e o cliente vão estar com um pepino na mão.

          Conselho não indique e nem dê manutenção em aparelho com r 22 ,o botijão quando vc encontrar vai valer r$ 800,00 reciclado com umidade.

          Senta com o cliente explique isso pra ele,na hora talvez no estômago dele a coisa fica amarga.mas depois fica doce...daí vc instala um condicionador novo do jeito certo,é cliente fidelizado,satisfeito,máquina pra muitos anos ,com manutenção garantida e etc... E o fim da história é que vc dorme feliz da vida e o cliente também.abração.jairo

          a mangueira de vácuo vc encontra aqui na polipartes http://www.polipartes.com.br/manguei...-94160-94160/p
          vlw jairo... Vou ficar atento....

          Comment


          • #6
            Caros amigos...
            Só para dar um feedback do problema que encontrei para dar o vácuo...
            O vácuo não baixava de 850...
            Abri as válvulas pra drenar o resto do r22 que estava na condensadora a fim de limpar todo o sistema e carregar com 407.
            Depois de drenar o gás, dei o vácuo geral com as válvulas abertas e misteriosamente o vácuo foi até 480 microns...
            Acredito que era umidade... ou sei lá o que...
            abraço.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por PETERSON Ver Post
              Caros amigos...
              Só para dar um feedback do problema que encontrei para dar o vácuo...
              O vácuo não baixava de 850...
              Abri as válvulas pra drenar o resto do r22 que estava na condensadora a fim de limpar todo o sistema e carregar com 407.
              Depois de drenar o gás, dei o vácuo geral com as válvulas abertas e misteriosamente o vácuo foi até 480 microns...
              Acredito que era umidade... ou sei lá o que...
              abraço.
              umidade causa isso.ontem trocamos ideia com um colega a esse respeito e essa situação ,mesma característica.portanto é isso mesmo.mas o que o colega marcio postou também acontece e tem a ver.não tem nada que a rotina o tempo a paciência não resolva ou ensine.abraço boa sorte jairo

              Comment


              • #8
                umidade causa isso.ontem trocamos ideia com um colega a esse respeito e essa situação ,mesma característica.portanto é isso mesmo.mas o que o colega marcio postou também acontece e tem a ver.não tem nada que a rotina o tempo a paciência não resolva ou ensine.abraço boa sorte jairo

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                  umidade causa isso.ontem trocamos ideia com um colega a esse respeito e essa situação ,mesma característica.portanto é isso mesmo.mas o que o colega marcio postou também acontece e tem a ver.não tem nada que a rotina o tempo a paciência não resolva ou ensine.abraço boa sorte jairo
                  é verdade jairo, umidade também causa obstrução do capilar e dificulta o processo de vácuo. Eu tento diferenciar observando onde congela o capilar. Se for entupimento costuma obstruir antes do final do capilar e daí formar gelo e se for umidade antes de congelar a pressão de baixa fica variando devido aos gases incondensáveis e depois forma gelo no finzinho do capilar, devido a expansão do gás. E quando se desliga o ar, o entupimento sendo parcial, vai equalizar as pressões lentamente, mas se for umidade, vai demorar uns 15 minutos pra descongelar o capilar e equalizar. Se for umidade, tem que quebrar o vácuo com nitrogênio ou o próprio gás que o aparelho utiliza até umas 5 libras e depois jogar fora esse gás e refazer o vácuo. O ideal é repetir o processo três vezes pra tirar toda a umidade.
                  Last edited by Márcio Paco; 10/02/15, 16:37.

                  Comment


                  • #10
                    Muito obrigado pelas dicas caros amigos.

                    Deus abençoe...

                    Vou para o próximo serviço. ACJ 7000 LG R22. só gela bem em dias frios, no calor gela pouco... A serpentina da evaporadora percebi que esfria só a parte central, as extremidades não gelam.

                    Já vou seguindo a dicas dos amigos...
                    Tomara que não precise, mas se precisar, volto no próximo tópico...

                    Abraço.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
                      é verdade jairo, umidade também causa obstrução do capilar e dificulta o processo de vácuo. Eu tento diferenciar observando onde congela o capilar. Se for entupimento costuma obstruir antes do final do capilar e daí formar gelo e se for umidade antes de congelar a pressão de baixa fica variando devido aos gases incondensáveis e depois forma gelo no finzinho do capilar, devido a expansão do gás. E quando se desliga o ar, o entupimento sendo parcial, vai equalizar as pressões lentamente, mas se for umidade, vai demorar uns 15 minutos pra descongelar o capilar e equalizar. Se for umidade, tem que quebrar o vácuo com nitrogênio ou o próprio gás que o aparelho utiliza até umas 5 libras e depois jogar fora esse gás e refazer o vácuo. O ideal é repetir o processo três vezes pra tirar toda a umidade.
                      é isso mesmo.parabéns !!! dentro desse assunto o colega em questão limpou as interligações frigorígenas (não havia liberado o gás do novo equipamento ainda bem!) com 141 B,mais pressurização de nitrogenio e R 410 A,trocou o óleo da bomba,depois fez o vácuo ,tudo ocorreu como deve ser.no caso a característica do que acontece leva a gente a pensar que existe vazamento e parece ser vazamento,e grande,pois o vacuômetro parece perder o vácuo rapidamente, daí faz o teste de estanqueidade com nitrogenio 150 psi a pressão fica firme forte e nada de apareer vazamento rsrsrs ..aí a cuca funde .mas é umidade.e alguns acham que é brincadeira da gente ou pior ,falácia ,procedimento desnecessário...e se o pessoal prestar atenção ouse atentar e ligar os pontos, isso acontece geralmente quando a umidade está alta..é abrir uma linha já usada ,que tem óleo principalmente o poliol ester sintético é tiro e queda.excelente postagem,respostas claras e objetivas ,obrigado.pena que estou quase que impossibilitado de postar .não sei o que está acontecendo .vou salvar esse mensagem.abraço boa sorte jairo
                      Last edited by jairo bertoni; 10/02/15, 17:01.

                      Comment


                      • #12
                        De vez em quando eu também fico assim. Não consigo postar ou não aparece o botão de editar... Mas valeu pela aula. É bom conversar com quem entende. Agente sempre aprende algo novo, muda alguns paradigmas errados que às vezes temos como verdade... Não tenho nada contra facebook e whatsapp mas esse é o melhor uso da internet, compartilhar aquilo que sabemos pra cada vez aprender mais. Aliás, parabéns pelas 3.000 postagens! Isso demonstra seu grande altruísmo.

                        Comment


                        • #13
                          obrigado.nem tinha prestado atenção .mas se essa quantidade de mensagens me fizeram conhecer virtualmente mesmo por enquanto pessoas com vc e todos os colegas já valeu a pena.

                          Comment


                          • #14
                            eu tá de vez em sempre kkkmas aproveitando essa que passou nem percebi,e se alguma coisa de boa aconteceu cm essas 3000 postagens foi conhecer pessoas como vc e todos os amigos e colegas que fiz.obrigado a vc por tudo.abraço jairo
                            Last edited by jairo bertoni; 10/02/15, 18:25.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por PETERSON Ver Post
                              QUERIDOS AMIGOS BOA NOITE!!!

                              NÃO É POSSÍVEL.....

                              MEU PRIMEIRO SERVIÇO:

                              UM AR INSTALADO HÁ 1 MES. ESFRIANDO POUCO E SOLTANDO GELO NA EVAPORADORA.

                              JÁ CHEGUEI APAVORANDO COM MEU FIELDPIECE DIGITAL RSRS, DIRETO NO SUPERAQUECIMENTO E DEU ALTO DEMAIS... ANALISEI O EQUIPAMENTO E UMA FINA CAMADA DE GELO NA TUBULAÇÃO DE ALTA... O CLIENTE APROVEITOU PRA MUDAR O EQUIPAMENTO DO LUGAR. DISSE QUE PEDIU MAS O INSTALADOR NÃO QUIS POR NO LUGAR INDICADO, OLHEM SÓ.... E PRA PIORAR LIGA PRO CARA E ELE MAO ATENDE MAIS O CELULAR.... ESSES INSTALADORES DE r$250,00 QUE NÃO TEM NEM MANIFOLD... ACREDITE SE QUISER, NEM BOMBA. NEM NADA!!! ESTÃO ACABANDO COM O MERCADO... O LADO BOM QUE NA HORA QUE DÁ B.O. OS INSTALADORES NAO MANJAM NADA DE REFRIGERAÇÃO E ELÉTRICA, DAÍ NOSSA VEZ DE GANHAR $$$$

                              RECOLHI O GÁS, DESMONTAMOS TUDO, INSTALAMOS EM OUTRO LUGAR DO QUARTO, FUI COMPRAR O R22 E NÃO ENCONTREI E LUGAR NENHUM. DIZEM QUE SAIU DE LINHA E AGORA TEM O 407 COMO SUBSTITUTO MAS NÃO PODE MISTURAR COM O 22, TEM QUE RETIRAR TUDO, DAR VÁCUO GERAL E NOVA CARGA COM O 407.

                              POIS BEM, PREPAREI O LOCAL, INSTALEI MINHA BOMBA 7CFM NOVINHA, AS MANGUEIRAS, MANIFOLD DIGITAL QUE JÁ VEM COM VACUOMETRO, BALANÇA À POSTOS... NOSSA TUDO LINDO!

                              ADIVINHEM? BOMBA DE VÁCUO LIGADA HÁ QUASE 2 HORAS E O BAGULHO NÃO CHEGA NOS 500 MICRONS!!!!! E PRA PIORAR FECHEI TUDO, DESLIGUEI A BOMBA E O VALOR NÃO PARA DE SUBIR.

                              DEI OUTRO VÁCUO E FECHEI... NADA DE 500 MICRONS....

                              SERÁ QUE TEM A VER COM O TIPO DE MANGUEIRA.... VI UM TÓPICO SOBRE ISSO...

                              EM FIM, SE SENTINDO INSATISFEITO RSRS. IMAGINE O CLIENTE QUE FOI DORMIR SEM AR... NO GUARUJÁ AGORA 30°C...
                              Peterson, eu estive olhando as especificações do 407 e ele não é compatível com óleo mineral. Então se você for fazer o retrofit do R22 para R407 você terá que trocar o óleo do compressor também: http://www2.dupont.com/Refrigerants/...va407c_br.html
                              No site da Dupont tem outras opções para substituir o R22 que não precisam trocar nada, nem o óleo:
                              http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon99_br.html
                              http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon59_br.html
                              http://www2.dupont.com/Refrigerants/...ceon29_br.html

                              Comment

                              Working...
                              X