Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempo vacuo sistema de ar split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Postado originalmente por Sergio70 Ver Post
    ...
    Após 20 minutos, o vacuômetro registra 134 microns. Porém após desligar a bomba de vácuo, e fechar a válvula do "Valve Core Removal Tool" esse valor sobe para 180 microns, e vai subindo a uma taxa de aproximadamente 6 microns/minuto.
    ...
    Sergio,

    Parabéns pelas ferramentas.
    Acho estranho vc conseguir 134 microns em 20 minutos usando um manifold (devido a mangueira amarela). Vc retirou a válvula schrader antes de conectar o VCR?
    Qual o valor que o vácuo atinge depois de 20 minutos que o VCR foi fechado?
    Achei que vc tivesse comprado o Bluvac. Poderia apresentar-nos este vacuômetro no tópico Loucos por Ferramentas?

    Eduardo

    Comment


    • #32
      olha nesse caso pode ser que esteja acontecendo alguma situação que vc está deixando passar ou algum procedimento falho de aperto nas mangueiras ou conexões e que está levando a essa situação..acho que seria nas conexões /mangueiras/vacuômetro /bomba de vácuo/valvula de tres vias ..ou seja em algum lugar no ciclo tá deixando escapar ...verifique abraço boa sorte

      Comment


      • #33
        Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
        Sergio,

        Parabéns pelas ferramentas.
        Acho estranho vc conseguir 134 microns em 20 minutos usando um manifold (devido a mangueira amarela). Vc retirou a válvula schrader antes de conectar o VCR?
        Qual o valor que o vácuo atinge depois de 20 minutos que o VCR foi fechado?
        Achei que vc tivesse comprado o Bluvac. Poderia apresentar-nos este vacuômetro no tópico Loucos por Ferramentas?

        Eduardo


        Eduardo, obrigado.
        Confesso que também achei estranho. Antes de postar eu resolvi tirar uma foto, senão ninguém acreditaria, rsrsrs.
        Eu até desconfiei da precisão do meu vacuômetro. Como o Bluvac também está na minha lista de compras, assim que eu comprá-lo, farei uma comparação entre os dois (Fieldpiece e Bluvac) e postarei. Neste final de semana farei um 'mini-review' e postarei o Fieldpiece no tópico Loucos por Ferramentas.

        Respondendo sua pergunta, eu retirei a válvula após conectar o VCR.
        20 minutos após desligar a bomba e fechar o VCR, o vácuo ficou em torno de 350. Neste exato momento, após 5 horas, o vácuo está em 2300. Portanto a taxa de vazão continua a mesma, 6 microns/min. Já estou desconfiado que é vazamento, e não é umidade ou impureza no sistema. Menos mal. Depois do que o Jairo Bertoni falou sobre o trabalho que dá, para retirar a contaminação do sistema, acho que o vazamento será mais fácil de resolver.

        Eu não utilizei o manifold, pois o meu conjunto de manifold (Suryha xing ling) só veio com uma mangueira com conector 1/4. Como a saída do VCR e da bomba são 1/4, eu fiz o vácuo sem o manifold (vide foto abaixo) . Na verdade eu só estava ansioso para testar o VCR e o Vacuômetro. Na próxima semana eu vou à Alameda Glete (uma rua em Sao Paulo, com várias lojas especializadas em equipamentos para refrigeraçào). Comprarei uma mangueira 1/4 e finalizarei a instalação da maneira correta, ou seja com vacuômetro e manifold.
        Eu vou até procurar a Appion MegaFlow, mas já estou ciente que será muito difícil encontrá-la, pois quando eu conheci o VCR através do seu post, eu fui à Alameda Glete, e passei em todas as lojas. Somente um dos vendedores sabia do que eu estava falando, mas disse que seria difícil encontrar.





        Abraços,
        Sergio
        Last edited by Sergio70; 12/04/14, 00:05.

        Comment


        • #34
          Sergio,

          Se após 20 minutos o vácuo está em 350 microns isto significa que está OK! Se atingisse 1500 microns em 20 minutos haveria umidade no sistema.

          Obs: Provavelmente vc não vai conseguir um vácuo de 134 microns usando o manifold. Eu não consegui vácuo abaixo de 300 microns com o manifold.

          Não conhecia este vacuômetro da Fieldpiece.

          O melhor método para testar vazamento é com nitrogênio. Deste modo, ao fazer o vácuo já se tem certeza que não há vazamentos. O teste de estanqueidade no vácuo se limita então a verificar a presença de umidade.

          Comment


          • #35
            Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
            olha nesse caso pode ser que esteja acontecendo alguma situação que vc está deixando passar ou algum procedimento falho de aperto nas mangueiras ou conexões e que está levando a essa situação..acho que seria nas conexões /mangueiras/vacuômetro /bomba de vácuo/valvula de tres vias ..ou seja em algum lugar no ciclo tá deixando escapar ...verifique abraço boa sorte

            Jairo, você estava certo. Eu reapertei a porca dos flanges, e a taxa de vazamento reduziu bastante, mas ainda não zerou.

            Consegui atingir 121 microns com a bomba ligada por 50 minutos. Acredito que mesmo que eu deixasse a bomba ligada por mais tempo, a pressão negativa não seria reduzida, pois com 40 minutos já estava com 121 microns.
            Após fechar o VCR e desligar a bomba, a pressão subiu somente 3 microns, ou seja, o vácuo ficou com 124 microns..



            Eu fiquei acompanhando durante o dia todo, e após 12 horas, o vácuo subiu para 223 microns, ou seja, aumento de 100 microns em 12 horas. O que dá uma taxa de 0,14 microns/minuto. Um avanço, pois antes de reapertar os flanges, a taxa era de 6 microns/minuto.


            Mas algo me deixou intrigado. Você se lembra de um post que eu fiz, questionado que o torque sugerido no manual da Samsung era menor que o torque dos demais fabricantes (http://www.webarcondicionado.com.br/...tas/page8/#223).
            Eu soltei os flanges, vi que aparentemente estavam bem feitos, e na hora de recolocá-los eu resolvi apertar um pouco mais a porca do tubo de 3/8, para 35 N.m [antes eu havia apertado conforme o manual (27N.m)].
            Coincidência ou não, a taxa de vazamento reduziu.

            Como eu ainda não estou satisfeito, vou refazer os flanges. Mas antes gostaria da opinião de vocês que são muito mais experientes.
            1) Quando vocês fazer o vâcuo, o valor marcado no vacuômetro fica estável? Algum vazamento (ou alteração de pressão negativa) é aceitável?
            2) A tubulação está bem justa na parte interna da residência. Se eu cortar um pedaço do tubo para refazer o flange, não vou conseguir recolocá-los. Eu acredito que vou ter que optar entre:
            a) Trocar a tubulação toda.
            b) Alongar o tubo, fazendo uma emenda (para isso vou ter que providenciar um alargador e maçarico)
            c) Desentortar ambos os tubos na curva próxima ao furo da parede (vide foto abaixo) , puxa-los para aumentar a extensão na parte interna, e curva-los novamente. Não sei se isto é possível. Isso reduziria a resistência da tubulação?

            O que vocês fariam?






            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
            Sergio,

            Se após 20 minutos o vácuo está em 350 microns isto significa que está OK! Se atingisse 1500 microns em 20 minutos haveria umidade no sistema.

            Obs: Provavelmente vc não vai conseguir um vácuo de 134 microns usando o manifold. Eu não consegui vácuo abaixo de 300 microns com o manifold.

            Não conhecia este vacuômetro da Fieldpiece.

            O melhor método para testar vazamento é com nitrogênio. Deste modo, ao fazer o vácuo já se tem certeza que não há vazamentos. O teste de estanqueidade no vácuo se limita então a verificar a presença de umidade.
            Eduardo, eu acredito que meu sistema ainda esteja com vazamento. Existe alguma outra maneira de fazer o teste de estanqueidade sem o uso de nitrogênio? Pois não gostaria ter que investir mais em ferramentas/equipamentos no momento.


            Obrigado,
            Sergio

            Comment


            • #36
              acho que essa taxa é pelas mangueiras que nãos são as melhores pra vácuo... ...não sei ..mesmo com sua ótima explicação ainda com fotos fica difícil...talvez se vc cortar as flanges com corta tubo que tem nos roletes um canal ou canaleta pra tubos já flangeados em que vc perde um mínimo de tubo praticamente só as flanges dando pra refazer as flanges sem necessariamente perder a tubulação sobre o teste de estanqueidade compre o gás refrigerante que seu sistema opera,injete faça o teste de espuma de detergente como o teste de gás de cozinhas nas flanges ou com sensor de vazamento(peça emprestado)..vc tem que excluir do ciclo o vacuômetro retirando ele ou se ele tem registro fechando o mesmo,se vc pressurizar ele no circuito seja como gás como com o nitrogênio ele vai pro espaço...

              Comment


              • #37
                Durante um periodo de tempo a expansão é absolutamente normal... se o vácuo se manteve em 223 microns após 12 horas é possível que esteja tudo correto.

                Porém teste de estanqueidade seguro somente com nitrogênio, mas o custo não justifica instalações de split 1x1.

                Att

                Erik

                Comment


                • #38
                  Cilindro de Nitrogênio

                  Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                  Sergio,

                  Se após 20 minutos o vácuo está em 350 microns isto significa que está OK! Se atingisse 1500 microns em 20 minutos haveria umidade no sistema.

                  Obs: Provavelmente vc não vai conseguir um vácuo de 134 microns usando o manifold. Eu não consegui vácuo abaixo de 300 microns com o manifold.

                  Não conhecia este vacuômetro da Fieldpiece.

                  O melhor método para testar vazamento é com nitrogênio. Deste modo, ao fazer o vácuo já se tem certeza que não há vazamentos. O teste de estanqueidade no vácuo se limita então a verificar a presença de umidade.

                  Eduardo, vou usar uma frase sua: "o meu lado engenheiro falou mais alto e mudei de ideia". Decidi investir em um cilindro de nitrogênio de 1m3.
                  Acredito que além do clilindro, presisarei de um regulador de pressão. Na rua Glete (SP) o custo é do cilindro é 530,00 e regulador 170,00.
                  No mercadolivre, encontrei por 625,00 ( Cilindro: 430,00, carga:40,00, regulador:109,00, frete:46,00 ).

                  Existe alguma recomendação para compra de cilindros? Precisarei de mangueiras, ou posso utilizar a mangueira do manifold?

                  Obrigado,
                  Sergio

                  Comment


                  • #39
                    Postado originalmente por Sergio70 Ver Post
                    Eduardo, vou usar uma frase sua: "o meu lado engenheiro falou mais alto e mudei de ideia". Decidi investir em um cilindro de nitrogênio de 1m3.
                    Acredito que além do clilindro, presisarei de um regulador de pressão. Na rua Glete (SP) o custo é do cilindro é 530,00 e regulador 170,00.
                    No mercadolivre, encontrei por 625,00 ( Cilindro: 430,00, carga:40,00, regulador:109,00, frete:46,00 ).

                    Existe alguma recomendação para compra de cilindros? Precisarei de mangueiras, ou posso utilizar a mangueira do manifold?

                    Obrigado,
                    Sergio
                    Até que enfim encontrei um 'DIY' tão ou mais "Louco por Ferramentas" do que eu!!!

                    O regulador de pressão é fundamental!!! Existem reguladores para alta e para baixa pressão. Para o teste de estanqueidade de split precisamos de um regulador de baixa pressão.

                    O cilindro de 1m3 é o ideal pois pesa pouco (10Kg) e a White Martins aceita este tamanho para troca. Comprei na Mat
                    http://www.grupomat.com.br/produto.asp

                    O regulador escolhido foi o modelo FRN 140N da Famabras
                    http://www.famabras.com.br/produtos/...9-FRN-140N.pdf

                    O conector de saida do regulador de pressão é 9/16", o que torna inviável o uso da mangueira do manifold.
                    Usei esta mangueira:
                    http://www.planetafrio.com.br/mangue...f.598-30-p774/

                    Esta mangueira foi conectada no bico que acompanha o regulador de pressão e na outra ponta foi colocado um bico com saida 1/4F.

                    Pressurizei com 150psi que corresponde a aproximadamente 10 atm, ou seja, é uma pressão 9 vezes maior que a pressão do vácuo!

                    Boa sorte,
                    Eduardo

                    Comment


                    • #40
                      Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                      Até que enfim encontrei um 'DIY' tão ou mais "Louco por Ferramentas" do que eu!!!

                      O regulador de pressão é fundamental!!! Existem reguladores para alta e para baixa pressão. Para o teste de estanqueidade de split precisamos de um regulador de baixa pressão.

                      O cilindro de 1m3 é o ideal pois pesa pouco (10Kg) e a White Martins aceita este tamanho para troca. Comprei na Mat
                      http://www.grupomat.com.br/produto.asp

                      O regulador escolhido foi o modelo FRN 140N da Famabras
                      http://www.famabras.com.br/produtos/...9-FRN-140N.pdf

                      O conector de saida do regulador de pressão é 9/16", o que torna inviável o uso da mangueira do manifold.
                      Usei esta mangueira:
                      http://www.planetafrio.com.br/mangue...f.598-30-p774/

                      Esta mangueira foi conectada no bico que acompanha o regulador de pressão e na outra ponta foi colocado um bico com saida 1/4F.

                      Pressurizei com 150psi que corresponde a aproximadamente 10 atm, ou seja, é uma pressão 9 vezes maior que a pressão do vácuo!

                      Boa sorte,
                      Eduardo
                      Eduardo, valeu pela dica. Meu novo brinquedo :-)
                      Obrigado a todos vocês (Jairo, Erik, etc) que só estão enriquecendo meu conhecimento.


                      Comment


                      • #41
                        kkkkk parabéns e obrigado pelo compartilhamento ..boa sorte

                        Comment


                        • #42
                          Postado originalmente por Sergio70 Ver Post
                          Eduardo, valeu pela dica. Meu novo brinquedo :-)
                          Obrigado a todos vocês (Jairo, Erik, etc) que só estão enriquecendo meu conhecimento.
                          Parabéns!!!
                          Depois nos diga se havia vazamento ou não. Faça o teste por no mínimo 24 horas. Na primeira instalação que eu fiz, o teste durou 48 horas e na segunda instalação foram 5 dias.

                          Na foto há uma mangueira vermelha. Parece que vc já comprou-a montada. É um produto de prateleira ou foi uma encomenda? Qual a pressão que ela suporta?

                          O cilindro já veio carregado com nitrogênio?

                          Um abraço,
                          Eduardo

                          Comment


                          • #43
                            Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                            Parabéns!!!
                            Depois nos diga se havia vazamento ou não. Faça o teste por no mínimo 24 horas. Na primeira instalação que eu fiz, o teste durou 48 horas e na segunda instalação foram 5 dias.

                            Na foto há uma mangueira vermelha. Parece que vc já comprou-a montada. É um produto de prateleira ou foi uma encomenda? Qual a pressão que ela suporta?

                            O cilindro já veio carregado com nitrogênio?

                            Um abraço,
                            Eduardo
                            Eduardo, o cilindro, eu comprei sem carga, no Planeta Frio (Rua Glete/Sao Paulo). Eu carreguei na empresa Oxigás, em Sao Bernardo, por R$40,00 (http://www.oxigasgases.com.br)
                            Com relação à mangueira, eu pesquisei em quase todas as lojas de refrigeração na rua Glete, inclusive no Planeta Frio, onde eu comprei o cilindro, eu não encontrei nenhuma.
                            A solução, foi ir até uma empresa especializada em mangueiras (ABCD Mangueiras e Conexões), em Sao Bernardo, e pedi para eles fazerem uma. Eles utilizaram uma mangueira para acetilino, 300 PSI. Porém eles não tinham conectores de 1/4 nem 5/16. Só tinham conectores de 9/16" (para a ponta do regulador) e de 1/2".
                            A solução encontrada, foi pedir para eles fazerm com uma das extremidades com conector de 1/2", e na Marechal Refrigeração (Rua Glete), eu comprei adaptadores 1/2 Macho x 1/4 Macho, e outro 1/4 fêmea x 1/4 fêmea. O problema é que a rosca do conector da mangueira (1/2 fêmea) e do adaptador (1/2 macho) não são 100% compatíveis (um deve ser rosca grossa, e o outro rosca fina), o que acarretou bastante vazamento. Ficou uma gambiarra horrível (vide fotos), mas deu para encher o sistema com nitrogênio.

                            Voce me disse que comprou a mangueira 9/16. Onde você conseguiu encontrar a ponta 1/4, que encaixasse nesta mangueira?


                            Agora com relação ao teste de estanqueidade: Após preencher o sistema com nitrogênio (140 PSI), eu usei bolha de detergente, para encontrar o vazamento. Encontrei o vazamento em uma das conexões, no flange do tubo 3/8, na evaporadora, flange 3/8). Refiz o flange, mas sem resultado. Com o torquímetro, eu fui apertando aos poucos até que o vazamento parasse. Cada aperto, eu incrementava em 3N.m. Para minha surpresa, o vazamento só parou com 42N.m, muito superior ao torque de 27N.m indicado pelo manual.


                            Voce disse que fez um teste de 5 dias? Como voce comentou em outro post, existe porosidade nas mangueiras. Então sempre ocorrerá vazamento mesmo que seja pela mangueira. Minha dúvida: Será que este teste é preciso? E se o vazamento for pequeno, o manifold detectará? Acredito que um teste preciso, seria utilizando o manômetro digital da Ashcroft, com precisão de 0.01 psi, que você indicou no "Louco por ferramentas". Mas de qualquer forma, eu vou fazer este teste com o manifold por alguns dias, e ver o que acontecerá.







                            Abraços,
                            Sergio

                            Comment


                            • #44
                              Eduardo, obrigado pela dica. Acredito que eu tenha eliminado o vazamento.

                              Há 7 dias eu preenchi o sistema com nitrogenio com pressao de 140 PSI, e fechei a válvula do VCR.

                              Hoje ao verificar o manifold, vi que a pressao caiu para aproximadamente 138 PSI, lembrando que esta é a pressão do nitrigênio que está confinado na mangueira do manifold.
                              Abri a válvula, e no manifold, vi que a pressao subiu novamente para 140 PSI.

                              Se o vazamento não foi eliminado, a taxa de vazão reduziu bastante. Acho que somente com um manifold mais preciso eu poderia ter certeza (Já coloquei o Testo 550 na minha wishlist)

                              Com este teste, também pude comprovar que existe porosidade na mangueira do manifold, pois somente a pressão que estava confinada na mangueira caiu.


                              Obrigado a todos pela colaboração na minha primeira instalação. Já me sinto confiante para fazer outras instalação. Alguns amigos já se candidataram para ser minhas 'cobaias'. É claro que não vao querer pagar nenhum tostão, rsrsrs.

                              Comment


                              • #45
                                Postado originalmente por Sergio70 Ver Post
                                Eduardo, obrigado pela dica. Acredito que eu tenha eliminado o vazamento.

                                Há 7 dias eu preenchi o sistema com nitrogenio com pressao de 140 PSI, e fechei a válvula do VCR.

                                Hoje ao verificar o manifold, vi que a pressao caiu para aproximadamente 138 PSI, lembrando que esta é a pressão do nitrigênio que está confinado na mangueira do manifold.
                                Abri a válvula, e no manifold, vi que a pressao subiu novamente para 140 PSI.

                                Se o vazamento não foi eliminado, a taxa de vazão reduziu bastante. Acho que somente com um manifold mais preciso eu poderia ter certeza (Já coloquei o Testo 550 na minha wishlist)

                                Com este teste, também pude comprovar que existe porosidade na mangueira do manifold, pois somente a pressão que estava confinada na mangueira caiu.


                                Obrigado a todos pela colaboração na minha primeira instalação. Já me sinto confiante para fazer outras instalação. Alguns amigos já se candidataram para ser minhas 'cobaias'. É claro que não vao querer pagar nenhum tostão, rsrsrs.
                                assim até eu rsrsrsrs

                                Comment

                                Working...
                                X