Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempo vacuo sistema de ar split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por marcelo Ver Post
    tenho um da vulkan, e dificilmente se consegue chegar em 500 microns. vácuo recomendado para unidades herméticas com óleo mineral. o tempo do vácuo depende não só do tamanho do sistema mas também da capacidade da bomba. geralmente faço a operação de vácuo por 2 vezes. antes testo com n2, mas se persistir a subida no vacuômetro acima de 1200 microns pode ver que tem vazamentos. abaixo disso certamente umidade, resíduos. valeuuuu. marcelo
    pelo menos tamo discutindo sobre o assunto ..que já é um grande passo pra qualificação e excelencia ...daí é um salto enorme pro sucesso...e o cliente fica fidelizado ..espera ..paga o preço justo ..e vc dorme de noite ...seu dinheiro é abençoado...boa sorte moçada ..um grande abraço jairo

    Leave a comment:


  • marcelo
    replied
    tenho um da vulkan, e dificilmente se consegue chegar em 500 microns. vácuo recomendado para unidades herméticas com óleo mineral. o tempo do vácuo depende não só do tamanho do sistema mas também da capacidade da bomba. geralmente faço a operação de vácuo por 2 vezes. antes testo com n2, mas se persistir a subida no vacuômetro acima de 1200 microns pode ver que tem vazamentos. abaixo disso certamente umidade, resíduos. valeuuuu. marcelo

    Leave a comment:


  • VMNeto
    replied
    Ja fiz tudo isso, (para testar so o vacuometro) com certeza nao havia vazamentos, a nao ser no vacuometro, o que o tecnico da Vulkan afirmou eh que nao existe vacuometro que nao tenha vazamento, minha duvida eh a seguinte os outros vacuometros (com afirmou o tecnico da Vulkan) tambem vazam ou so os da Vulkan (que eh o que tenho usado).
    Se todos tem vazamento, eh impossivel fazer teste de vazamento atravez do vacuometro???

    Riva e Bertoni, obrigado pelas respostas

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Riva Ver Post
    Em curso que realizei no Senai foi orientado a testar estanqueidade com o uso do vacuômetro,porem foi mencionado que se deve ter cuidado com as conexões "pontos de possível vazamento" agora que eles vazam não sabia e acredito que não seja realidade.
    as mangueiras também são micro porosas ...é só usar as conexões latão e tubo de cobre com registro saido direto da bomba por um "T"...sem problemas...é um teste legal...além de se ficar sabendo que o vácuo foi bem feito ...

    Leave a comment:


  • Riva
    replied
    Em curso que realizei no Senai foi orientado a testar estanqueidade com o uso do vacuômetro,porem foi mencionado que se deve ter cuidado com as conexões "pontos de possível vazamento" agora que eles vazam não sabia e acredito que não seja realidade.

    Leave a comment:


  • VMNeto
    replied
    Vacuometro Vulkan vaza os outros tambem?

    Gostaria de uma respostas de voces mais praticos, os tecnicos da Vulkan fabricante de Vacuometro digital me informaram que todos vacuometros (mesmo os mais precisos) vazam portanto é impossivell detectar vazamentos na rede atraves de vacuometro, mesmo os digitais de precisao, é isso mesmo?

    Leave a comment:


  • Eduardo7
    replied
    Postado originalmente por fjsouza Ver Post
    Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37 Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?
    Fernando,

    1) Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37

    -> Este vacuometro e' igual ao anterior : http://www.congefrio.com.br/loja/fer...analogico.html . Somente o fabricante e' diferente. A tabela na segunda foto esta ERRADA!!!

    1 bar = 750,06 mmHg

    1 bar = 1000 milibar
    1mmHg = 1000 microns

    Logo:
    1000 milibar = 750060 microns
    Portanto:
    10 milibar = 7500,6 microns

    O que esta turma nao faz para desovar o estoque...

    2) Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?

    -> Nesta pagina temos o Vulkan V80
    http://www.polipartes.com.br/Vacuome...lkan-V80-V80/p

    Repare no que esta escrito:
    "Ele permite medir um vácuo profundo durante a evacuação de um sistema, retirando todos os contaminantes (principalmente umidade). Embora as pressões desejadas de vácuo variem o técnico geralmente quer um vácuo entre 300 e 400 microns para sistemas pequenos e 700 para sistemas grandes."

    Viu a contradiçao? Como o tecnico vai fazer uma leitura de 400 microns onde a menor divisao do instrumento corresponde a 7500 microns?
    Portanto, nunca confie em um vendedor. Busque a informaçao em livros, cursos, internet.

    Isto nao quer dizer que o vacuometro analogico nao tenha a sua apliçao na area de refrigeraçao. Ele apenas nao serve para fazer (ou melhor, medir) um vacuo profundo; da mesma forma que o manifold tambem nao serve para tal finalidade.

    Para fazer conversoes: http://www.convertworld.com/pt/pressao/

    Leitura recomendada: http://homeenergypros.lbl.gov/profil...-vacuum-method
    Observe o grafico no canto superior esquerdo do artigo. Ele e' a melhor representaçao que eu ja vi de um procedimento de vacuo.

    Um abraço e bons estudos,
    Eduardo
    Last edited by Eduardo7; 08/01/13, 14:06.

    Leave a comment:


  • fjsouza
    replied
    Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
    A menor divisao deste vacuometro e' igual a 10 milibar, que corresponde a 7500 microns. O instrumento deve ser capaz de medir abaixo de 500 microns.
    Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37 Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?
    Abraço,
    Fernando

    Leave a comment:


  • fjsouza
    replied
    Eduardo, obrigado pela ajuda. Grande abraço

    Leave a comment:


  • Eduardo7
    replied
    Fernando,

    Seguem as perguntas com os respectivos comentarios:

    1) Normalmente, onde é conectado o vacuômetro?
    -> O mais proximo possivel da porta de serviço. Eu uso dois VCR para fazer a conexao da porta de serviço com o vacuometro.

    2) Eu sei que o manifold tem 3 entradas, uma seria para o vacuômetro?
    -> Nao.

    3) Um desses presta? http://www.congefrio.com.br/loja/vac...analogico.html
    -> Nao. A menor divisao deste vacuometro e' igual a 10 milibar, que corresponde a 7500 microns. O instrumento deve ser capaz de medir abaixo de 500 microns.

    4) Me explica o básico: eu imaginava que ligaria o cilindro no manifold... Só com o manifold (e suas mangueiras) não dá pra fazer isso?
    -> NUNCA FAÇA ISTO, PELO AMOR DE DEUS!!! Os manometros vao explodir na tua cara.

    5) Pra que serve o regulador de pressão e a mangueira?
    O regulador de pressao serve para, como o nome diz, regular a pressao de saida do cilindro de nitrogenio. A pressao no cilindro de nitrogenio e' de 150 bar, que corresponde a 2175 psi. Veja no teu manifold qual e' o valor maximo dos manometros de baixa e de alta.
    Comprei este regulador: http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=388

    6) Sobre o torquímetro: procurei e procurei na internet mas não consegui tirar uma dúvida básica que eu tenho sobre esta ferramenta: o torquímetro é só o medidor de torque, que pode ser acoplado em qualquer tipo de ponta, ou seja, fenda, philips, boca, etc, ou já é uma ferramenta específica com o medidor de torque?
    Ou seja, eu compro uma chave de boca com torquímetro? Por exemplo, este aqui: http://www.lojadomecanico.com.br/pro...-estalo-14-pol eu conseguiria colocar uma chave de boca nele para apertar os flanges?

    Tanto a chave que eu usei - http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181 - quanto a do link anterior sao chaves de estalo, ou seja, o usuario ajusta o torque desejado e ao atingir o torque, a ferramenta produz um estalo. Existem ferramentas que medem o torque, mas sao bem mais caras.

    Note que a chave que vc indicou nao aceita chave de boca. Esta ferramenta e' para ser usada com chave estrela.

    7) Agora, uma curiosidade: vi que vc comprou muito equipamento de primeira, pesquisou muito sobre refrigeração.... e instalou 1 aparelho, é isso mesmo? -> Sim.
    Tenho certeza que a instalação ficou ótima, mas não ficaria mais em conta pra vc pagar alguém pra instalar? -> Sim.
    Ou está pensando em começar a fazer disso um trabalho? -> Nao.

    Serao 6 instalaçoes (2 provisorias + 4 permanentes) e mais as futuras manutençoes nas instalaçoes permanentes. Esta e' uma area que resolvi nao terceirizar.

    Boa sorte,
    Eduardo

    Leave a comment:


  • fjsouza
    replied
    Eduardo, ajudou demais cara, muito obrigado mesmo. Seguem alguns comentários/dúvidas:

    -> E' muito melhor do que usar somente o manifold, mas antes de comprar veja como coloca-lo no circuito. O ideal e' que fique o mais próximo possível da válvula de serviço. Procure saber se vai ser necessario usar algum adaptador ou conexao.

    Normalmente, onde é conectado o vacuômetro? Eu sei que o manifold tem 3 entradas, uma seria para o vacuômetro? Um desses presta? http://www.congefrio.com.br/loja/vac...analogico.html

    -> White Martins, mas o preço de R$ 30,00 e' (nao tenho certeza) na Air Liquid. Nao se dizer se eles tambem alugam o regulador de pressao e a mangueira.

    Me explica o básico: eu imaginava que ligaria o cilindro no manifold e o manifold na válvula de serviço. Pressurizaria o sistema até um valor X. Fecharia a entrada do manifold, desconectaria o cilindro e deixaria assim por 24hs para ver se a pressão abaixa. Só com o manifold (e suas mangueiras) não dá pra fazer isso? Pra que serve o regulador de pressão e a mangueira?

    -> O dinheiro nao esta sobrando, mas da para investir mais um pouco: Compraria a chave torquimetrica. Os apertos dos flanges de 1/4 e 3/8 sao muito diferentes. Nao da para fazer certo na base do achometro.

    Sobre o torquímetro: procurei e procurei na internet mas não consegui tirar uma dúvida básica que eu tenho sobre esta ferramenta: o torquímetro é só o medidor de torque, que pode ser acoplado em qualquer tipo de ponta, ou seja, fenda, philips, boca, etc, ou já é uma ferramenta específica com o medidor de torque? Ou seja, eu compro uma chave de boca com torquímetro? Por exemplo, este aqui: http://www.lojadomecanico.com.br/pro...-estalo-14-pol eu conseguiria colocar uma chave de boca nele para apertar os flanges?


    Agora, uma curiosidade: vi que vc comprou muito equipamento de primeira, pesquisou muito sobre refrigeração.... e instalou 1 aparelho, é isso mesmo? Tenho certeza que a instalação ficou ótima, mas não ficaria mais em conta pra vc pagar alguém pra instalar? Ou está pensando em começar a fazer disso um trabalho? rs

    Abraço!

    Ferrnando

    Leave a comment:


  • Riva
    replied
    Obrigado pela atenção.
    Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
    1) este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação?
    -> Aprendi isto no hvac-talk

    2) vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante?
    -> Nao sei.

    3) quanto ao torquímetro, onde encontro?
    Comprei esta chave torquimetrica:
    http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181
    Na verdade, nao consegui encontrar outra.

    4) costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação
    -> OK, mas nao se deve passar oleo na rosca, apenas nas faces interna e externa do flange. Ao passar oleo na rosca, o aperto sera maior que o recomendado.

    5) onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange?
    -> A força a ser aplicada, como o Jairo ja disse, esta no manual de instalaçao.

    Eduardo

    Leave a comment:


  • Riva
    replied
    Obrigado fico no aguardo.
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    o recurso de lubrificar as flanges e porcas com um pouco de óleo é legal pra que ao torcer as porcas o tubo não acompanhe a torção e fique fora do padrão ou quebre as flanges ..quanto á força ou esforço no torquímetro tenho a tabela da fujitsu,mas que é padrão pra outros fabricantes,amanhã posto pra vc e os colegas o eduardo também deve ter ..no torquímetro de estalo intercambiável geralmente aqui no brasil vem em kilos ou dina ...pra cada bitola de tubo e espessura tem a quantidade de kilos que vc configura no torquímetro ..nunca usei selante ..mas acredito que dá uma segurança e qualidade a mais no serviço um grande abraço jairo

    Leave a comment:


  • Eduardo7
    replied
    Postado originalmente por Riva Ver Post
    Boa noite Eduardo,este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação? outra coisa vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante e quanto ao torquímetro, onde encontro costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação desculpe a minha ignorância mais onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange. Att.
    1) este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação?
    -> Aprendi isto no hvac-talk

    2) vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante?
    -> Nao sei.

    3) quanto ao torquímetro, onde encontro?
    Comprei esta chave torquimetrica:
    http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181
    Na verdade, nao consegui encontrar outra.

    4) costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação
    -> OK, mas nao se deve passar oleo na rosca, apenas nas faces interna e externa do flange. Ao passar oleo na rosca, o aperto sera maior que o recomendado.

    5) onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange?
    -> A força a ser aplicada, como o Jairo ja disse, esta no manual de instalaçao.

    Eduardo

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Riva Ver Post
    Boa noite Eduardo,este selante realmente é bom visto que não se fala em nenhum manual de instalação para usar tal vedação? outra coisa vc sabe de algum lugar aqui no rio que eu consiga tal selante e quanto ao torquímetro, onde encontro costumo fazer os franges usando um pouco de óleo lubrificante de compressor e uso também na hora de conectar a porca isto ajuda muito na vedação desculpe a minha ignorância mais onde diz que força deve ser usada para evitar vazamento em conexões de porca frange. Att.
    o recurso de lubrificar as flanges e porcas com um pouco de óleo é legal pra que ao torcer as porcas o tubo não acompanhe a torção e fique fora do padrão ou quebre as flanges ..quanto á força ou esforço no torquímetro tenho a tabela da fujitsu,mas que é padrão pra outros fabricantes,amanhã posto pra vc e os colegas o eduardo também deve ter ..no torquímetro de estalo intercambiável geralmente aqui no brasil vem em kilos ou dina ...pra cada bitola de tubo e espessura tem a quantidade de kilos que vc configura no torquímetro ..nunca usei selante ..mas acredito que dá uma segurança e qualidade a mais no serviço um grande abraço jairo

    Leave a comment:

Working...
X