Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Destravar compressor

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Destravar compressor

    Posso usar "capacitor de arranque para ar condicionados de 127 a 247v monofasicos até 60 mil btus e unidade condensadoras de 1/2 a 10hp ref 797/34", mesmo sem ter certeza que o compressor está travado ? E quais os terminais que uso para ligar este capacitor no outro ?

  • #2
    Com o tudo ligado coloquei o capacitor de arranque em paralelo, fio com fio no capacitor permanente da condensadora, o máximo q pode acontecer é não partir (destravar) o compressor...
    Last edited by sebastcaldas; 19/08/14, 00:35.

    Comment


    • #3
      Existe alguns capacitores de arranque para destravar moto-compressores, se vende em lojas de refrigeração, se eu não me engano da até algumas veses mais arranque que o permanente, a ligação é feita em paralelo, conecta os dois fios do Capacitor de arranque em paralelo com o Capacitor de Operação.

      http://www.polipartes.com.br/capacit...-stt600-stt5/p

      se eu não me engano fica na faixa de R$20,00 vinte reais esse capacitor de arranque. esse do link a cima vai de de 120V. até 288 v.

      Características Técnicas:

      - 120V a 288V;
      - De 1/2HP até 5HP;
      - Aumenta o torque do compressor em 300%;
      - Já vem pré cabeado;
      - Fácil de instalar, ligar apenas dois fios.

      Comment


      • #4
        O amigo deve estar se referindo a um kit de partida composto de um capacitor eletrolítico e um rele PTC, muito amplamente vendido. Mas fique esperto compressor travado já é sinal de que alguma coisa está errada no sistema. Verifique se o óleo está retornando para o compressor, excesso de carga etc...
        Last edited by Edivando Araujo; 21/08/14, 14:22. Razão: erro de concordância
        Edivando Araujo

        Comment


        • #5
          Se o mesmo não está superaquecendo. Pois é perfeitamente normal que ele aqueça até acima de 70°C mas se ultrapassar 90°C isso ja traz uma série de problemas para o compressor. A 130°C ele derrete os isolamentos do bobinado de entra em curto.
          Edivando Araujo

          Comment


          • #6
            só não entendi ainda como fazer essa ligação em paralelo com o outro capcitor ?

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jofrantorres Ver Post
              só não entendi ainda como fazer essa ligação em paralelo com o outro capcitor ?
              Fácil, você não vai desplugar nada, somente vai colocar os plugs do capacitor de arranque junto com o permanente.
              Assim vai aumentar o poder de arranque para o compressor partir já que ele está travado, depois é só retirar o outro capacitor de arranque e deixar somente o permanente, que no caso já estará destravado.

              Comment


              • #8
                Caro colega, eu utilizo uma caixa montada com um relé voltimétrico, um capacitor de partida de 328 microfared e um capacitor permanente de 55 microfared. Assim que o compressor destrava desligo o sistema e volto a utilizar apenas o capacitor permanente do ar condicionado.

                Mais é importante deixar claro para o cliente que este procedimento é apenas para tentar reduzir custos, por que se o compressor travou provavelmente teve algo de errado que o fez travar.


                Tecnoar
                jamir

                Comment


                • #9
                  Ok, amigos acho que entendi sendo o capacitor permanente de dois polos vou colocar os polos do capacitor de arranque um em cada polo sem se preocupar se está trocado ou não ? E se serve para compressor inverter com calço ?

                  Comment


                  • #10
                    É muito fácil.Não precisa retirar nehuma fiação da máquina.Você fará a ligação com apenas 2 fios que vem do capacitor eletrolítico,com a máquina em funcionamento vc coloca um fio junto ao neutro(pode ser no borne de entrada)e o outro junto a partida do compressor(pode ser no borne do capacitor permanente.

                    Comment

                    Working...
                    X