Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Evaporadora congelando

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Evaporadora congelando

    Olá pessoal, tenho um ar condicionado York de 12000 btus modelo TLEA12FS-ADR há 5 anos. Há pouco mais de 1 mês ele começou a congelar a evaporadora (com o ar ligado ou desligado), então contatei uma empresa que mandou um técnico aqui em casa e ele constatou que seria falta de gás, ele disse que fez uma carga de gás e o problema parou. Só que essa semana (menos de 1 mês depois) ele começou a congelar novamente mas dessa vez apenas com ele estando desligado. Liguei novamente para a empresa que mandou outro técnico, ele mediu o gás e disse que está normal, deu uma olhada rápida na placa e disse que o problema seria nela e que eu deveria troca-la. Questionei que o aparelho estava apresentando este mesmo problema e que após a carga de gás ele funcionou normalmente por quase 1 mês, e que se fosse problema na placa ele continuaria congelando mesmo após a carga de gás. Ele disse que o problema pode ter sido causado por um pico de energia ou algo na rede elétrica, mas não fiquei convencido por ele estar apresentando praticamente o mesmo problema após funcionar por vários dias, estou achando que é muita "coincidência" ele apresentar o mesmo problema com duas causas diferentes. Então fiquei com algumas dúvidas e gostaria de pedir uma ajuda aos colegas aqui do fórum que tem experiencia nessa área:

    - Pode ser descartado vazamento de gás por ele estar congelando apenas quando está desligado?
    - O técnico não foi precipitado em condenar a placa sem fazer um teste mais apurado nela? Ou mesmo testar com outra placa para verificar se apresenta o mesmo problema?
    - Caso seja realmente problema na placa, existe alguma maneira de arrumar a placa sem precisar troca-la? Variações na rede elétrica realmente podem causar esse tipo de problema?

    Peço desculpas se alguma dessas dúvidas forem sem fundamento, sou leigo no assunto e por isso venho pedir a opinião de vocês, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!

    Obrigado!

  • #2
    Por favor, explique melhor. Ele congela a serpentina da evaporadora quando? Após algum tempo de funcionamento normal, aí ele desarma ou quando você desliga no controle remoto? Se for a segunda opção, pode ser problema de relê da placa eletrônica colando. Mas você vai perceber que mesmo desligado no controle, o compressor continuará funcionando do lado de fora.

    Comment


    • #3
      Pode ser sim que em uma primeira visita técnica foi diagnosticado falta de gás (que também causa congelamento) mas já na outra visita ele detectou outro problema que gera um efeito parecido.
      Já peguei vários aparelhos congelando após desligado, esse problema e consequência do relê da placa da evaporadora colado ou grudado, quando vc desliga a evaporadora o compressor permanece ligado mas a evaporadora não, ocasionando o bloqueio de gelo na serpentina da evaporadora.
      Verifique o relê da placa ele pode ser substituído por outro ou caso esteja na garantia somente trocando a placa inteira mesmo.
      abraço

      Comment


      • #4
        Márcio, é a segunda opção ele congela após eu deligar no controle. Pela opinião dos dois amigos deve ser problema no relê, esse relê é comum daqueles encontrados em lojas de eletrônica ou é algum especial? É complicado ou tem algum segredo fazer essa substituição? Pois tenho um pouco de conhecimento em eletrônica e eu poderia tentar efetuar a troca, pois meu aparelho não está mais na garantia e fiz uma pesquisa rápida e vi que essa placa custa mais de R$350 na internet.
        Last edited by rodrigodf; 16/04/14, 17:41.

        Comment


        • #5
          Se você possui conhecimentos de eletrônica, sabe soldar e tem as ferramentas, Vai ser moleza. Só retirar a placa, anotar as características do relê e pronto. Boa sorte.

          Comment


          • #6
            Sim tenho as ferramentas aqui, mesmo não tendo muita experiência acredito que consigo trocar o relê, minha preocupação maior é o processo de montagem de desmontagem da evaporadora, vou analisar aqui pra ver se realmente consigo fazer a troca. Outra opção que estou pensando é chamar uma empresa para realizar a troca da placa e entrar com um processo de ressarcimento na companhia de energia aqui da cidade, pois o problema começou a acontecer após mais uma variação de energia que é constante aqui onde eu moro. Obrigado pela ajuda!

            Comment


            • #7
              Esta segunda opção não é ruim. Só que a empresa que fizer o conserto vai ter que emitir nota fiscal e laudo alegando que o defeito foi causado por oscilação na rede.

              Comment


              • #8
                E se a alimentação elétrica partir da condensadora para evaporora, com a variação na rede elétrica a condensadora também permaneceria ligada ao desligar o aparelho no controle remoto? Nesse caso o relê também poderia colar formando gelo na evaporadora?

                Comment


                • #9
                  Pois é Marcio, o técnico que veio aqui da última vez disse que oscilação pode fazer o relê colar, você sabe me dizer se essa informação realmente procede? Ontem eu estava com o ar ligado, deixei ele ligado por muito tempo e ele acabou congelando mesmo estando ligado, o que não acontecia desde que colocaram gás nele. Hoje liguei ele novamente e já está funcionando normalmente por mais de 30min sem problemas, fiquei confuso agora... O problema no relê pode causar o congelamento da evaporadora mesmo com o ar estando ligado? Ou diante disso pode ser outro problema? Estou preocupado pois já gastei mais de R$500 e não resolveu o problema, fico com medo de trocar a placa (ou mesmo o relê) e acabar não resolvendo o problema.
                  Last edited by rodrigodf; 20/04/14, 21:20.

                  Comment


                  • #10
                    O motor elétrico do compressor consome uma potência elétrica que é a multiplicação da tensão elétrica pela corrente elétrica. Dito isto, se a tensão cai, para manter a mesma potência, o motor tem que drenar mais corrente do circuito. Como esta corrente passa pelos contatos do relê, os mesmos vão se superaquecer, podendo colar. Depois que estes contatos já sofreram superaquecimento, o melhor é trocar o relê para não ficar com um defeito intermitente. Se os contatos estiverem colados ele congela mesmo com a evaporadora ligada porque apesar de o sensor de temperatura ambiente enviar informação para a placa eletrônica para desarmar o compressor, o relê continua com seus contatos ligados e não o desarma, causando o congelamento. Para você ter certeza se é este o problema, tem que testar a placa na bancada. Mas isso exige conhecimento técnico e instrumentos de medição apropriados. Um técnico em eletrônica não terá dificuldade em solucionar o defeito neste caso.
                    Last edited by Márcio Paco; 21/04/14, 10:17.

                    Comment


                    • #11
                      Ótima explicação Márcio! Diante disso vou tentar a opção do ressarcimento com a companhia de energia, vou chamar duas empresas para fazer o orçamento e pedir para a que for executar o serviço emitir o laudo para que eu possa apresentar para a companhia de energia. Obrigado por compartilhar um pouco dos seus conhecimentos e esclarecer minhas dúvidas!

                      Comment


                      • #12
                        Caso fique comprovado que esse problema foi ocasionado pela variação na rede elétrica, para que o aparelho funcione com segurança seria essencial colocarmos um rele monitor de tensão na instalação do mesmo, pois este possui uma faixa de ajuste que não permite oscilações na rede elétrica, cortando-a quando isso acontece, protegendo então o motor.

                        Comment


                        • #13
                          Olá pessoal, demorou um pouco mas tirei a placa pra testar o rele e pelos testes que fiz ele parece estar funcionando normalmente. Fiz o teste de continuidade com o rele desenergizado e não deu contato, então apliquei 12V nos polos da bobina e ele fechou contato. Com isso acredito que ele esteja funcionando corretamente, estou certo? Nesse caso alguém tem ideia do que mais pode estar causando o congelamento?

                          Comment


                          • #14
                            O teste de continuidade que você realizou com o multímetro é feito com baixa tensão e baixa corrente. Já o funcionamento normal é bem diferente. Então no teste pode até dar continuidade, mas para saber se ao passar a corrente nominal pelos contatos do relê ele não está colando devido já estar com os contatos queimados e sua resistência aumentada, é mais difícil. O ideal é você trocar o relê pra ter certeza.

                            Comment


                            • #15
                              Entendi Márcio, vou fazer a troca então.. já tinha até encomendado o relê devo pegar segunda ou terça feira. Olhando a placa aqui tem um capacitor que parece estar estufado, vou trocar ele também. Assim que fizer a troca dos componentes e testar posto o resultado.

                              Comment

                              Working...
                              X