Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre superaquecimento em aparelho que utiliza fluido r410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida sobre superaquecimento em aparelho que utiliza fluido r410a

    Boa noite amigos, quem puder me tira uma duvida, estamos vendo sempre comentários sobre o r410a, que ele é um blend (uma mistura), se der um vazamento temos que refazer a carga completa sem acrescenta o que falta, no caso depois de uma instalação vamos fazer o superaquecimento e da abaixo de 4graus e da excesso de fluido, vou poder retirar fluido sem dar problema ? Como devo proceder nesses casos ?
    Obrigado

  • #2
    Amigo deu vazamento.. Se a linha for mais longa que indicado pelo fabricante vc tem que acrescentar ou colocar novamente pois vc precisa colocar o kilo do gás como mostra pelo fabricante com uma balança de precisão.

    Comment


    • #3
      Bom dia, sobre o vazamento sem duvidas, mas e a retirada de fluido no superaquecimento, não vai dar problemas por que o fluido é um blend 50% r32 e 50%de r125, não vamos saber qual dos dois estamos retirando mais ou menos.

      Comment


      • #4
        retirada do que cara... r410a é por kg vc coloca de acordo com as especificações do fabricante com ajuda da balança colocou a quantidade de gás a maquina trabalha normal. se no caso não sabe qnt tem na linha tem q retirar tudo e recolocar o gás....

        Comment


        • #5
          eu acho que vc ainda não me entendeu , quando vc acaba de fazer uma instalação vc tem que fazer o balanceamento para saber se a carga de fluido está ok, para isso fazemos o superaquecimento e se der um resultado abaixo de 4 graus indica que o aparelho está com excesso de fluido certo, tendo que retirar até que o resultado do superaquecimento de entre 5 a 9 graus que seria o ideal. eu não acho que devo retirar todo o fluido e colocar de novo, vc acha??

          Comment


          • #6
            se o tamanho da tubulação estiver dentro do padrão se n me engano acho que 5mts no compressor há gás para o funcionamento normal. caso aja uma maior tubulação tem q colocar x de gás a cada metro de tubulação. agora se vc quiser fazer esses negocio de superaquecimento só da uma olhada pelo forum q se num me engano eu li isso em outro tópico .

            Comment


            • #7
              bom dia luciano esse leandro nao entende nada de refligeraçao nao sabe nem o que e superaquecimento amigo desliga a maquina e retira o gas necessario refaz superaquecimento ok

              Comment


              • #8
                Boa noite lourival, obrigado pela dica vai ser de bom uso.

                Comment


                • #9
                  vc faz a relação de metro x grama...a distancia do evap. e cond. em metro multiplicado por grama,no manual tem 20gr x metro, 30gr x metro...dependendo da bitola da tubulação ver ai!!!!! quando vc faz a carga de gas por peso nao precisa fazer necessariamente o superaquecimento...o 410 ele varia muito sua pressao ai nao tem como vc pegar uma leitura de pressao exata pra fazer o superaq...faz por peso q dá certo

                  Comment


                  • #10
                    Pessoal acho que vi o Dr. JAIRO BERTONI dizer que não é preciso fazer este teste no gás r410, só não lembro o por quê ;

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por jofrantorres Ver Post
                      Pessoal acho que vi o Dr. JAIRO BERTONI dizer que não é preciso fazer este teste no gás r410, só não lembro o por quê ;
                      o teste de super aquecimento em condicionadores inverte´s com manômetro analógico e medição de temperatura na tubulação fica meio impreciso pelo fato do inverter operar com com controle variável de pressão ,rpm,temperatura,e de acordo à carga demandada quase que pontualmente..os condicionadores inversores de frequencia controlam o SA na sua operação fracionada no controle da frequencia,fluxo de refrigerante,quantidade desse refrigerante,e o deslocamento desse refrigerante ,,que depende de algumas variáveis que não são fixas mas dinâmicas ...só com um manômetro digital é que temos a leitura de temperatura/pressão e por tabela o SA que também é fracionada dentro dos limites que o fabricante propôs em seu projeto..

                      agora condicionadores fixos/on/off podemos achar o super aquecimento e sub resfriamento do modo tradicional com qualquer refrigerante inclusive o 410A

                      Comment


                      • #12
                        Boa noite Jairo, estava esperando sua resposta faz tempo rsrs, a minha dúvida ainda persiste. E quando fazemos o superaquecimento em um ar condicionado sem ser inverter e que utiliza o fluido R410A, e da como excesso de fluido temos que retirar fluido até que se chegue em uma escala de aceitação correto ? E sabendo que esse tipo de fluido é um blend (mistura) não tem risco de retirar um tipo de fluido a mais do que o outro?

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Luciano da Siva Ver Post
                          Boa noite Jairo, estava esperando sua resposta faz tempo rsrs, a minha dúvida ainda persiste. E quando fazemos o superaquecimento em um ar condicionado sem ser inverter e que utiliza o fluido R410A, e da como excesso de fluido temos que retirar fluido até que se chegue em uma escala de aceitação correto ? E sabendo que esse tipo de fluido é um blend (mistura) não tem risco de retirar um tipo de fluido a mais do que o outro?
                          Prezado Luciano, boa tarde
                          Dias atráz eu respondi acho que uns três post só de vácuo, carga de gás de R-410A, Superaquecimento, em fim, fazer o superaqueciento num aparelho inverter que utiliza o fluído R-410A é o mesmo que se faz no R-22.
                          Se for um equipamento inverter basta você ajustar a tempratura na mínima ex:19°C e após uns 20 min fazer a medição, mas lembre-se: Abra portas e janelas para gerar carga térmica, um superaquecimento bom ficaria em torno de um delta °T de 7°C a 11°C, se seu equipamento tiver com excesso de gás basta você tirar um pouco de gás pela linha de líquido, porém nos mini split's não tem linha de liquido, daí o mais recomendado e você retirar essa carga e fazê-la novamente atentando-se quanto à distância da instalação para que seja feita o complemento correto da carga (Utilize balança).
                          Fique tranquilo, pois a perda de capacidade para vazamentos em equipamentos que utilizam R-410A é minima, pois trata-se de dois fluídos com características bem próximos e para se formar o R-410A a proporção é de (R-125 e R-32 - 50/50) metade de cada, na dúvida consulte www.dupont.com.br, são eles que detêm a tecnologia deste fluído, logo são os mais indicados para sanar nossas dúvidas.

                          Abraço.
                          Atenciosamente.
                          Edilson R Silva
                          Instrutor Técnico.

                          Comment


                          • #14
                            Boa noite Edilson, muito obrigado vc acabou de sanar minhas duvidas de muito tempo. Valeu

                            Comment


                            • #15
                              Inverter 18000 com gás 410. Instalação.

                              Pessoal, boa noite. Sou iniciante e estou instalando um 18000 inverter na minha casa. Fiz a seguinte sequência:

                              - limpei a tubulação com 141b, já que pra não quebrar a parede, aproveitei a tubulação de um 12000 com r22;
                              - instalei as máquinas e liguei a tubulação;
                              - Injetei 160 psi de nitrogênio e aguardei 15 min. Uso um manifold digital da fieldpiece 460. A pressão não baixou. Fechei a válvula (vcr) e esvaziei a linha. Fiz vacuo por quase duas horas a não baixou menos que 1300 microns.
                              - abri as válvulas e liberei o gás
                              - o ar funcionou perfeitamente, apesar da temperatura de aquecimento estar abaixo de 3, ainda assim gelou demais. Deixei funcionando por uma hora e a temperatura estava trincando.
                              - no dia seguinte ligue e só ventilou, não gelou. Então conclui que tinha vazamento.
                              - fechei as válvulas e de outra carga de nitrogênio. Achei um micro vazamento na linha se sucção. Dei uma ajeitada na flange e dei outra carga de nitrogênio. Dessa vez esperei 40 minutos e não baixou a pressão. Então soltei as válvulas e deixei vazar o restante do gás. Depois fiz o vácuo e novamente não chegou menos de 1000.
                              - como estava sem gás, coloquei o que manda o manual (usando balança digital), e com botija de cabeça pra baixo.
                              - liguei a máquina. Funcionou normal, mas a temperatura não chegas as 3 (na tabela);

                              Obs. A linha tem uns 2,30cm. A bomba é uma suryha de 7, duplo estágio.

                              As dúvidas:

                              - por que o não deu vazamento no nitrogênio e deu no gás ? Os 160 psi de nitrogênio não são suficientes ?
                              - quando o vácuo não baixa é indício de vazamento ou tem outro motivo ?
                              - li em um fórum que o 410r não vai dar o mesmo resultado da tabela do r22, ou seja, não vou conseguir chegar de 7 a 11. É verdade ? Se sim, como sei que está bom de gás ?
                              - quando tiro todo gás da máquina, devo fazer o vácuo com as válvulas abertas ou fechadas ?
                              - com medir o 410 no manilfod vigilante ?
                              - em dado momento o manilfod mostrou a temperatura de sucção é líquido praticamente iguais, no entanto continuou gelando normalmente. Por que ?

                              Se alguém tiver paciência e puder me responder, agradeço imensamente.

                              Gustavo

                              Comment

                              Working...
                              X