Olá pessoal, ó eu aqui com mais um problema. Instalei um Komeco 12000 a unidade interna funciona certinho, mas a externa, apesar de o ventilzador funcionar, o compressor não arma; ele fiqca tipo tentando entrar a mais ou menos cada minuto mas "não vai". O SPLITé novo, a linha tem uns 10 metros e com refrigerante tudo ok (R 22). Pode ser inversão de fios entre as unidades? capacitor? alguém tem uma dicva? valeu. obrigado.
Orçamento de Ar Condicionado - Posts
Collapse
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Komeco 12000 a unidade externa funciona mas o compressor não arma
Collapse
X
-
Confere as ligações se estão conforme o manual e mede a tensão que está chegando na borneira e vê se quando o compressor tenta partir ela cai muito. Depois mede a corrente elétrica também.Postado originalmente por MarceloSilveira Ver PostOlá pessoal, ó eu aqui com mais um problema. Instalei um Komeco 12000 a unidade interna funciona certinho, mas a externa, apesar de o ventilzador funcionar, o compressor não arma; ele fiqca tipo tentando entrar a mais ou menos cada minuto mas "não vai". O SPLITé novo, a linha tem uns 10 metros e com refrigerante tudo ok (R 22). Pode ser inversão de fios entre as unidades? capacitor? alguém tem uma dicva? valeu. obrigado.Last edited by Márcio Paco; 28/11/13, 20:40.
-
Marcio; conferi todas as ligações e está tudo ok. O ventilador da unidade externa continua funcionando normalmente, a cada 30 ou 40 seundos mais ou menos o compressor parece que "tenta" entrar em ação mas alguma coisa acontece e ele "desiste", depois de 30 ou 40 segundos a história se repete e assim sucessivamente. Amanhã vou tentar a troca do capacitor. utilzei fiação de 1,5 ml entre as unidades; a distância é de 12 metros mais ou menos. Obrigado pela força. Marcelo
Comment
-
as vezes o disjuntor pode estar com problemas peça pro eletricista verificar ...e o capacitor do compressor vc verificou ?Postado originalmente por MarceloSilveira Ver PostBom dia amigos; esqueci de mencionar que o disjuntos instalado é de 10 amperes; seria este o problema? a cada "tentativa" de partir se observa que o disjuntor faz um barulho como se "tentasse" partir também. Abraços.
Comment
-
Jairo, tudo bem? disjuntor em ótimas condições e, infelizmente (rsrs), capacitor também. A unidade interna funciona tudo perfeito e a externa "tenta" partir (o compressor).
O ventilador/ventoinha funciona full time sem problemas. estou começando a pensar que pode ser o compressor "travado". Pode ser? o que você me diz? É um Komeco 12.000 frio/quente novíssimo; NUNCA funcionou, apesar de tentar......preciso de uma ajuda.....Valeu. Marcelo
Comment
-
olha existe uma forma não muito convencional de destravar compressores é colocar um termistor de partida nos terminais do capacitor do compressor.ele descarrega praticamente 440 volt´s na partida ou fazer o teste ligando direto ...é um recurso ..vc tem certeza que o capacitor está ok? vc conferiu a capacitancia com um capacímetro? isso nos komeco costuma ser capacitor aberto ou em curto ou baixa capacitânciaPostado originalmente por MarceloSilveira Ver PostJairo, tudo bem? disjuntor em ótimas condições e, infelizmente (rsrs), capacitor também. A unidade interna funciona tudo perfeito e a externa "tenta" partir (o compressor).
O ventilador/ventoinha funciona full time sem problemas. estou começando a pensar que pode ser o compressor "travado". Pode ser? o que você me diz? É um Komeco 12.000 frio/quente novíssimo; NUNCA funcionou, apesar de tentar......preciso de uma ajuda.....Valeu. MarceloLast edited by jairo bertoni; 05/12/13, 10:55.
Comment
-
Olá amigos. Caros Jairo e André, muito obrigado pelas dicas. Apliquei todas elas mas infelizmente acredito que o compressor realmente nasceu morto....utilizei um capacitor maior, de 60, o original é de 30; a única diferença é que o compressor "tenta armar" por uns 7 segundos mas não permanece. daí ele espera os mesmos 30/40 segundos e tenta de nvovo por mais 7 segundos e assim sucessivamente. resolvi retirá-lo do lugar e vou levar para a assistência técnia (garantia). Depois eu relato por aqui o que acontece/aconteceu. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Abraços a todos. Marcelo
Comment
-
acho que vc matou a charada.boa sorte dá o retorno pra galera ele é super importantePostado originalmente por MarceloSilveira Ver PostOlá amigos. Caros Jairo e André, muito obrigado pelas dicas. Apliquei todas elas mas infelizmente acredito que o compressor realmente nasceu morto....utilizei um capacitor maior, de 60, o original é de 30; a única diferença é que o compressor "tenta armar" por uns 7 segundos mas não permanece. daí ele espera os mesmos 30/40 segundos e tenta de nvovo por mais 7 segundos e assim sucessivamente. resolvi retirá-lo do lugar e vou levar para a assistência técnia (garantia). Depois eu relato por aqui o que acontece/aconteceu. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Abraços a todos. Marcelo
Comment
-
eles teriam que garantir totalmente o compressor e honrar a garantia que deve ser de 3 anos no compressor contra defeitos de fabricação.a komeco vai te dar a garantia ?Postado originalmente por MarceloSilveira Ver PostOlá Jairo. Realmente é o compressor que não funciona; a assistência alega que está "parcialmente em curto"; o que isto significa? A máquina nem chegou a funcionar, logo entendo que não há nenhuma hipótese de ser problema de "instalação". O que você acha? Abraços. Marcelo
Comment
-
Jairo. A Komeco, isto é, uma das autorizadas Komeco aqui de Joinville SE NEGA a dar garantia uma vez que a instalação não foi feita por técnico autorizado Komeco, no caso eu. Em contato coma Komeco, o SAC me disse que eles garantem para qualquer instalador até 90 dias da data da compra; este prazo venceu pois o cliente comprou em julho e instalou somente em novembro (120 dias). Não sei se é o caso de levar em outra autorizada (estou em Joinville/sc) ou se vou apenas perder tempo meu e do cliente. Como posso fazer para "comprovar" que o defeito no compressor deve ser garabntido por três anos? onde encontro isto por escrito? e por último, com sua experiência, o que você conclui e me aconselha? Grato de novo. Marcelo
Comment
-
marcelo..eu tive problemas com a samsung o mesmo problema do seu.no meu caso eu avisei o cliente que eu não tinha muita confiança na samsung e não indicava .ele comprou por ser bem mais barata que a fujitsu e não deu outra .no caso eu tive sorte porque esse cliente tem 24 fujitsu instalada a mais de 3 anos sem nenhum problema.além dele ser presidente da associação comercial da minha cidade ameaçou processar a samsung ..se não foi comprovadamente sua instalação que causou o problema por lei eles tem que dar a garantia.se seu cliente entrar com um processo a vezes demora mas ele ganha com certeza tira fotos,peça pro pessoal da komeco fazer um laudo etc...entre primeiro no procon depois na justiça .boa sorte ..dá um alôPostado originalmente por MarceloSilveira Ver PostJairo. A Komeco, isto é, uma das autorizadas Komeco aqui de Joinville SE NEGA a dar garantia uma vez que a instalação não foi feita por técnico autorizado Komeco, no caso eu. Em contato coma Komeco, o SAC me disse que eles garantem para qualquer instalador até 90 dias da data da compra; este prazo venceu pois o cliente comprou em julho e instalou somente em novembro (120 dias). Não sei se é o caso de levar em outra autorizada (estou em Joinville/sc) ou se vou apenas perder tempo meu e do cliente. Como posso fazer para "comprovar" que o defeito no compressor deve ser garabntido por três anos? onde encontro isto por escrito? e por último, com sua experiência, o que você conclui e me aconselha? Grato de novo. Marcelo
Comment

Comment