Recentemente instalei uma Splint Eletrolux 9000Btus Eco turbo, e uma das exigências do cliente foi que eu aproveitasse a tubulação de cobre existente pois se tratava de uma linha refrigerante de uma maquina que havia no local e a mesma trabalhava com o R410a e com as extremidades devidamente isolada para evitar a entrada de sujo e impurezas a instalação foi perfeita e ficou tudo funcionando perfeito, só que hoje o cliente me solicitou uma visita pois a maquina não estava refrigerando, e verifiquei que o fluido tinha vazado, fui em busca do vazamento e encontrei uma emenda na tubulação(união ) que estava localizada por dentro do forro e eu desconhecia o fato porem resolvi o problema do vazamento e a pergunta é o seguinte: como é feito o procedimento da carga do R410a? devo expulsar o restante do fluido e fazer uma carga completa? alguém pode me ajudar com um passo a passo, pois tenho pouca experiência com o R410.
Orçamento de Ar Condicionado - Posts
Collapse
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Carga de Fuido Refrigerante R410a
Collapse
X
-
http://www.webarcondicionado.com.br/...peraquecimento
Veja este link!
Tire um pouco das suas dúvidas e voltamos a conversar!
Abraço.
Comment
-
Senhores, após liberar todo o gas r410a, como devo proceder com o vácuo? A dúvida é se fecho os registros (líquido e gas) ou se os mantenho abertos? Nesse último caso, o vácuo será dado também no compressor?
Na instalação inicial de um aparelho, o vácuo é dado apenas na tubulação e depois abrimos os registros. Por isso a minha dúvida.
Comment
-
Saudações a todos
Parabéns pelos comentários, se alguém puder me ajudar nas minha duvidas desde já agradeço.
1- Sabido que a recarga de 410 pode ser feita pelo teste do superaquecimento (tirando os inverter que não mantem rotação constante e a pressão não estabiliza),
alguém poderia confirmar a faixa de temperatura de superaquecimento, é de 5 a 7 como no 22?
2- Sabido que a carga deve ser feita na fase liquida, logo não poderíamos carregar pela sucção, pois correríamos o risco do calço hidráulico no caracol,
tenho visto que as maquinas novas com 410 tem vindo com válvula de serviço nas duas linhas, então carregaria pela linha de alta com a maquina ligada,
a duvida é: da certo, alguém ai já fez?
3-Porem em maquinas que tenha válvula de serviço só na sucção, ouvi dizer que da certo tbm, e que é procedimento, mas não ocasiona o calço?
Se alguém puder me ajudar ficarei grato, sou Eng° Civil, mais não nasci Eng°, tenho um pequeno negocio no ramo de refrigeração,e o pouco conhecimento que tenho aprendi em cursos de ar condicionado e com pratica de campo.
Comment
-
Opa
Vou fazer a mesma pergunta mais de outra forma.
Um compressor rotativo de balanço (embolo), pode travar ou danificar por calço hidráulico?
Eu andei estudando e acho que não, acho que ele pode receber refrigerante na fase liquida pela linha de sucção que não corre risco de calço.
Alguém ai tem completado carga de 410 pela linha de sucção? alguém teve algum problema?
desde já agradeço a ajuda.
Comment
-
Olha o certo é sempre corrigir o problema daí recolher o gás com uma recolhedora/recicladora depois fazer o vácuo e quebrar esse vácuo com uma nova carga de gás refrigerante pelo peso pedido pelo fabricante com uma balança eletrônica e se a linha necessitar de acréscimo na carga utilizar a tabela pra isso
Tá mas quem entre pequeno médio ou até grandes empresas fazem isso ?quase ninguém .
Então fazer a carga pela baixa ou alta fora fonprocedimenyo correto ou de padrão principalmente em inverter tem que ter uma certa experiência
em sistemas grandes e carga é feita pela linha de alta isso em sistemas que o fabricante barateou O equipamento na linha de produção e o compressor não tem cilindro ou acumulador de líquido interno ou externo ou válvula contra golpe seja de líquido ou óleo
.aqui estou cometendo um sortilégio e um sacrilégio pois um bom profissional sempre procura instalar dar manutenção obedecendo as boas práticas dentro da refrigeração e o que pede o manual de instalação do fabricante
Não é O mais indicado e nem o certo mas dá pra fazer sim cilidro pra baixo pra injetar a mistura no estado liquido e bem devagar se for inveter isso é mais complicado é arriscado mas não impossível.negar pra vc que não fiz esse prática seria hipocrisia da minha parte mas foi em situações que no campo não tive muita alternativa apesar que isdo não seria desculpa ou justificativa .abraço estamos aprendendo junto a nesse caso talvez desaprendendo rsrsrs boa sorte JairoLast edited by jairo bertoni; 07/04/16, 02:14.
Comment
-
Postado originalmente por jairo bertoni Ver PostOlha o certo é sempre corrigir o problema daí recolher o gás com uma recolhedora/recicladora depois fazer o vácuo e quebrar esse vácuo com uma nova carga de gás refrigerante pelo peso pedido pelo fabricante com uma balança eletrônica e se a linha necessitar de acréscimo na carga utilizar a tabela pra isso
Tá mas quem entre pequeno médio ou até grandes empresas fazem isso ?quase ninguém .
Então fazer a carga pela baixa ou alta fora fonprocedimenyo correto ou de padrão principalmente em inverter tem que ter uma certa experiência
em sistemas grandes e carga é feita pela linha de alta isso em sistemas que o fabricante barateou O equipamento na linha de produção e o compressor não tem cilindro ou acumulador de líquido interno ou externo ou válvula contra golpe seja de líquido ou óleo
.aqui estou cometendo um sortilégio e um sacrilégio pois um bom profissional sempre procura instalar dar manutenção obedecendo as boas práticas dentro da refrigeração e o que pede o manual de instalação do fabricante
Não é O mais indicado e nem o certo mas dá pra fazer sim cilidro pra baixo pra injetar a mistura no estado liquido e bem devagar se for inveter isso é mais complicado é arriscado mas não impossível.negar pra vc que não fiz esse prática seria hipocrisia da minha parte mas foi em situações que no campo não tive muita alternativa apesar que isdo não seria desculpa ou justificativa .abraço estamos aprendendo junto a nesse caso talvez desaprendendo rsrsrs boa sorte Jairo
Comment
Comment