Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Superaquecimento

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Superaquecimento

    Volta e meia colegas tem dúvidas sobre superaquecimento e eu encontrei na net uma apresentação de slides da IFRJ que acredito ser interessante e talvez possa ajudar alguns por aqui, portanto segue o link pra quem quiser dar uma olhada se achar que possa ser útil.
    Abraço.

    http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/i...uecimento1.swf

  • #2
    Valeu Wagner, é sempre bom relembrar. Estas aulas são ótimas.
    Postado originalmente por Wagner Ver Post
    Volta e meia colegas tem dúvidas sobre superaquecimento e eu encontrei na net uma apresentação de slides da IFRJ que acredito ser interessante e talvez possa ajudar alguns por aqui, portanto segue o link pra quem quiser dar uma olhada se achar que possa ser útil.
    Abraço.

    http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/i...uecimento1.swf

    Comment


    • #3
      Em virtude das várias marcas, qual seria a faixa ideal de superaquecimento a ser considerada? 5 a 7 ? 5 a 8? 8 a 12 ? ....

      Comment


      • #4
        Na apresentação em um dos slide tem uma tabela de PRESSÃO x TEMPERATURA do R22, mas acredito que seria interessante se alguém tiver ou encontrar perdido neste imenso espaço virtual da net uma tabela para as marcas dos aparelhos. Se alguém puder disponibilizar tal coisa para a galera por aqui, de antemão, agradecemos.
        Abraço.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Wagner Ver Post
          Na apresentação em um dos slide tem uma tabela de PRESSÃO x TEMPERATURA do R22, mas acredito que seria interessante se alguém tiver ou encontrar perdido neste imenso espaço virtual da net uma tabela para as marcas dos aparelhos. Se alguém puder disponibilizar tal coisa para a galera por aqui, de antemão, agradecemos.
          Abraço.
          essa tabela e suas grandezas são fixas e servem pra todo fabricante ..se um a pressão de trabalho na baixa é 50 psi se não me falha a memória a temperatur apra essa pressão ´fica entre -3ºc a -4ºc não tenho certeza mas não foge disso

          claro que a temperatura externa conta ,umidade conta ,dos ambientes pois essas temperaturas mudam um pouco o estado do gás refrigerante ...mas essa tabela serve como consulta pra todos os fabricantes e eles baseiam seus projetos em cima dela

          Comment


          • #6
            o calculo do SA é super importante numa instalação quando nova e o equipamento está com a carga completa de fábrica ,beleza é iso aí .......MAS....quando numa recarga,o importante é o vácuo ,conferir o peso da carga indicada pelo fabricante para aquele equipamento e quebrar o vácuo com o refrigerante usado pelo condicionador,com uma balança eletrônica...dai conferir o SA fica até melhor ..vc constata no comparativo e vê na pratica as diferenças entre inverno e verão,temperaturas externas altas e baixas aliada à umidade relativa..esses procedimentos dão uma segurança e um conhecimento muito bom ..se vc quiser completar medir a amperagem nos vários modos de operação ..não tem aula melhor ..mas pra quem pensa que montar um condicionador em duas horas é o que se pode chamar de eficiência pode esquecer ...

            claro que não podemos em certas circunstâncias sempre fazer dessa maneira ..mas que dá uma bagagem na prática isso dá

            por que os colegas podem perguntar argumentar ou até não concordar ..mas o que vc vai encontrar num curso é um equipamento montado com um monitor ou instrutor que tem que ser muito bom,com as simulações de várias situações qeu vão te garantir uma qualificação eficaz..

            portanto faça vc mesmo no campo quando vc tiver um tempo extra na montagem ou manutenção ou mesmo na sua empresa ..vc´s vão ver como as coisas se tornam mais fáceis ..claro que seria loucura eu pensar ou acreditar que um forum substituiria um curso ou treinamento principalmente com empresas que possuem laboratórios com equipamentos montados que podem simular várias situações que encontramos no campo seja ela de montagem mesmo ou de ordem tecnica com medida de grandezas e manuseio correto de ferramentas ..acho que os colegas devem procurar e precisam de se qualificar .

            Comment


            • #7
              Qual o modelo de Termômetro mais adequado para este teste?
              Ou, o mais utilizado custoXbenefício?
              Preciso de sugestões!
              Obrigado.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Super Clima RN Ver Post
                Qual o modelo de Termômetro mais adequado para este teste?
                Ou, o mais utilizado custoXbenefício?
                Preciso de sugestões!
                Obrigado.
                eu uso o termômetro penta que é de contato com um bulbo sensor na ponta ....http://www.webmercato.com.br/ecommer...com-5-sensores

                mas vc pode usar o com um sensor de contato...eu uso o penta por me dar opção de medir vários pontos de temperatura tipo na descarga ,condensadora evaporadora saída e entrada etc..e por ter um preço relativamente baixo..

                Comment


                • #9
                  Me desculpem se o que vou perguntar for uma bobagem, pois afinal não passo de um consumidor e leigo, mas muito curioso e querendo sempre aprender um pouco mais, pois certamente o saber não ocupa lugar. Esta tabela apresentada é referente ao gás R22, mas e quanto ao R410A utilizado nos inverter, utiliza-se a mesma tabela ou existe alguma outra específica para tal gás? Ou não é necessária tal verificação do superaquecimento pro R410A?
                  Abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Wagner Ver Post
                    Me desculpem se o que vou perguntar for uma bobagem, pois afinal não passo de um consumidor e leigo, mas muito curioso e querendo sempre aprender um pouco mais, pois certamente o saber não ocupa lugar. Esta tabela apresentada é referente ao gás R22, mas e quanto ao R410A utilizado nos inverter, utiliza-se a mesma tabela ou existe alguma outra específica para tal gás? Ou não é necessária tal verificação do superaquecimento pro R410A?
                    Abraço.
                    oi wagnão ..rsrsrs pisando em ovos com nóis amigão ???rsrsr aqui vc não pede mas manda !!!!rsrsrsrs são tabelas diferentes cada tabela é específica pra cada gás ..no caso do 410 A que é um "BLEND" ou mistura de dois gases..por isso a carga tem que ser feita na forma liquida

                    as estruturas moleculares dos gases são diferentes na sua densidade ,volume específico,peso molecular etc..eas pressõs de trabalho são diferentes uns maiores outros menores,principalmente temperaturas de ebulição,mudanças de estados e fase s e suas pressões correspondentes ..portanto como dissemos no começo cada tabela é específica pra cada tipo de gás refrigerante ...se um condicionador opera com o 410A a tabela de pressão temperatura do 410A seria a tabela de consulta tanto de fabricante como instalador independentemente das pressões e temperaturas de trabalho escolhidas pra cada aplicação ou projeto ...um abração
                    Last edited by jairo bertoni; 28/07/13, 18:33.

                    Comment


                    • #11
                      rsrsrsrs... Valeu mestre Jairo, valeu André.
                      Abraço.

                      Comment

                      Working...
                      X