Ola pessoal, comentem sobre a aplicação do R11 ou 141b para limpeza...estou com uma UI e um UE (60k) para limpeza. Alias já limpei tudo mas agora tenho duvidas com relação parte interna da tubulação e também da linha. Como usar, pra que serve, como circular, real necessidade...etc e tal...abraços,
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Postado originalmente por Ar em Bauru Ver PostOla pessoal, comentem sobre a aplicação do R11 ou 141b para limpeza...estou com uma UI e um UE (60k) para limpeza. Alias já limpei tudo mas agora tenho duvidas com relação parte interna da tubulação e também da linha. Como usar, pra que serve, como circular, real necessidade...etc e tal...abraços,
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Jairo, por quanto tempo esse jato e quantas vezes? tem que ser o nitrogenio ou pode ar comprimido?
Postado originalmente por jairo bertoni Ver PostR 11 está abolido não fabrica mais e é o mais agressivo pra camada de ozonio use o 141 B que é o que é usado pela grande maioria dos instaladores..v injeta ele com uma bisnaga e dá um golpe de nitrogenio ou do gas refrigerante usado pelo equipamento eu fiz adaptadores flangeados de todas as bitolas com redução para o tubo de 1/4 adaptável a mangueira pra se injetar o gas ou nitrogenio eu coloco o 141 b numa bisnaga de tintura com um bico super fino despejo no tubo uns 100ml e dou a pressão com o nitrogenio ou gás tomar cuidado que do outro lado sai um jato de oleo misturado com sujeira que pode respingar em paredes e piso portanto o ajudante segura um pano na outra ponta pra evitar isso ...
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Postado originalmente por Ar em Bauru Ver PostJairo, por quanto tempo esse jato e quantas vezes? tem que ser o nitrogenio ou pode ar comprimido?
nitrogenio é o aconselhável ..mas geralmente uso a própria pressão do cilindro do gás usado no sistema é só abrir e fechar ..abrir e fechar ..nitrogenio uso mais pra passar dentro da tubulação quando faço solda e pra teste de estanqueidade
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O 141b vai circular com o compressor e demais componentes no circuito, tranquilo esse procedimento? O 141b não contamina o óleo do compressor ou eles não entram em contato?
Postado originalmente por jairo bertoni Ver Postolha depende do grau de sujeira ..entre duas ou tres vezes nas linhas e na condensadoras e evaporadoras entre 3 e 4 vezes o jato é rapido usando mais pressão mesmo ..eu não uso ar comprimido e ninguém recomenda pois ar tem uma grande porcentagem de umidade e o oleo lubrificante é altamente higroscópico
nitrogenio é o aconselhável ..mas geralmente uso a própria pressão do cilindro do gás usado no sistema é só abrir e fechar ..abrir e fechar ..nitrogenio uso mais pra passar dentro da tubulação quando faço solda e pra teste de estanqueidade
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Postado originalmente por Ar em Bauru Ver PostO 141b vai circular com o compressor e demais componentes no circuito, tranquilo esse procedimento? O 141b não contamina o óleo do compressor ou eles não entram em contato?
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Postado originalmente por Bruno Damião Ver Postboa noite jairo, como eu conseguiria isolar o compressor pelas valvulas de 2 ou 3 vias para a limpeza da serpentina externa?
desde ja agardeço a dicaLast edited by jairo bertoni; 02/06/13, 23:28.
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Postado originalmente por Wagner Ver PostUma curiosidade Jairo; já que você não reutiliza o gás que foi recolhido na recolhedora, suponho então que você em algum momento dever descartá-lo. E como você faz isto?
Abraço.
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Postado originalmente por Ar em Bauru Ver PostJairo, nessa condensadora de 58k nao existe valvula nenhuma...
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E que tal usar água corrente. Apenas água com pressão e mais nada. Fazer isso bem no início, antes de flangear, curvar e conectar os tubos. Lava e deixa secar no sol, e dias depois instalar. Em princípio toda água já teria evaporado e a umidade residual sairia com a bomba de vácuo... Teria problema ? Parece ser bem mais barato do que com o 141b
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Postado originalmente por coelhomd Ver PostE que tal usar água corrente. Apenas água com pressão e mais nada. Fazer isso bem no início, antes de flangear, curvar e conectar os tubos. Lava e deixa secar no sol, e dias depois instalar. Em princípio toda água já teria evaporado e a umidade residual sairia com a bomba de vácuo... Teria problema ? Parece ser bem mais barato do que com o 141b
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