Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gas/liquido para limpeza

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    comprar tubo novo com as pontas aberta ja e complicado se lavar os tubo e secar no sol vai criar muita impureza que mesmo passando nitrogenio e fazendo um bom vacuo nao limpa totalmente

    Comment


    • #17
      Olá,
      jairo bertoni, por acaso vc tem foto das adaptações que fizeste pra fazer essa limpeza?? os adaptadores que colocaste no manifold.

      abss

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por InstalarRS Ver Post
        Olá,
        jairo bertoni, por acaso vc tem foto das adaptações que fizeste pra fazer essa limpeza?? os adaptadores que colocaste no manifold.

        abss
        não tenho mas posso tirar,posto amanhã ..hoje tá osso

        Comment


        • #19
          bah. legal.. te agradeço... estou perdido nisso... não sei como fazer pra limpar o sistema..!!

          abss

          Comment


          • #20
            Oi gente. Vamos a um passo a passo:

            1-Retire todo o fluido refrigerante do aparelho, usando a recolhedora caso tenham. Caso não deixa vazar mesmo, embora não seja recomendado nem ecologicamente correto.
            2- Separe a serpentina do condensador dessoldando onde é necessário, retirando o mesmo por completo da unidade. O intuito disso é ter a passagem o mais livre possível para que o fluido de limpeza possa entra e sair facilmente. E como o amigo Jairo disse deixemos o compressor fora disso.
            3-Escolha um lado para injetar o gás de limpeza e solde uma junção roscada SAE 1/4 (PODE SER UM TUBO DE 1/4 FLANGEADO COM UMA PORCA E UMA UNIÃO DE 1/4, UMA VÁLVULA SCHRADER OU UM TUBO DE ALTA DE UMA RETIRADO DE UMA CENTRAL MENOR COM A PONTEIRA DE 1/4) para poder usar as mangueiras do manifold.
            4-Injete gás de limpeza da forma que lhe convier, usando uma bisnaga, funil ou a própria mangueira do manifold não importa, o importante é botar o gás pra dentro.
            5- Pressurize de preferencia com nitrogênio, mas caso não tenha use gás refrigerante mesmo. Não aconselho usar ar comprimido pois pode criar umidade na tubulação. Caso o entupimento seja mesmo severo eu uso um compressor de alta pressão pra pressurizar, já peguei umas midea que só foi assim com uns 500psi e fez uma nuvem de sujeira.
            Repita a operação umas três vezes sempre passando o 141b limpo.

            IMPORTANTE:Uma das dificuldades de trabalhar com o 141b é a sua volatilidade, então cuidado com olhos e pele e acima de tudo façam isso em um ambiente muito bem arejado pois há risco de asfixia.

            Espero ter ajudado, abraço!
            Last edited by Edivando Araujo; 16/09/14, 14:37.
            Edivando Araujo

            Comment


            • #21
              Limpeza - troca compressor

              Blz..
              Edivando Araujo , desde já agradeço a atenção prestada.. mais ainda estou confuso.

              Assim, vi o pessoal falando em óleo e tal. e acabei me perdendo..

              VOu do inicio, pra vc entender...

              Tenho um SPlit 9.000 que deu quebra no compresso... (estou com ele na bancada.)
              comprei um novo..
              dessoldei o compressor quebrado...retirei..
              .. ok

              Quero limpar a linha..

              Preciso injetar o 141b onde???? pois o unico lugar que vejo a possibilidade seria pela válvula de serviço... (teria então que tampar a saída de liquido e sucção e injetar
              pela válvula de serviço???

              Ou o ideal é: eu reinstalar a evaporadora ... e só colocar o 141b pela válvula de serviço?? (OBS: o compressor esta fora disso ok)

              abss

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por InstalarRS Ver Post
                Blz..
                Edivando Araujo , desde já agradeço a atenção prestada.. mais ainda estou confuso.

                Assim, vi o pessoal falando em óleo e tal. e acabei me perdendo..

                VOu do inicio, pra vc entender...

                Tenho um SPlit 9.000 que deu quebra no compresso... (estou com ele na bancada.)
                comprei um novo..
                dessoldei o compressor quebrado...retirei..
                .. ok

                Quero limpar a linha..

                Preciso injetar o 141b onde???? pois o unico lugar que vejo a possibilidade seria pela válvula de serviço... (teria então que tampar a saída de liquido e sucção e injetar
                pela válvula de serviço???

                Ou o ideal é: eu reinstalar a evaporadora ... e só colocar o 141b pela válvula de serviço?? (OBS: o compressor esta fora disso ok)

                abss
                Facil já que o compressor ta fora, inseri o 141b por uma das entradas, e empurre com nitrogênio, o 141b vai passar por toda condensadora e sair por completo, e depois faça o mesmo na evaporadora no sentido inverso do sistema, pronto ta feito, só uma recomendação, empurre todo 141b da tubulação pra que não fique nenhum resíduo, monte tudo e faça um bom vácuo, se não tiver vacuômetro deixe por uns 40 minutos no minimo, pronto pode realizar a carga de gás por peso é a mais indicada pra não dar errado.

                Comment


                • #23
                  Cara eu faço da seguinte forma. Além de desoldar o compressor eu tiro o capilar também nos modelos menores pois como o 141b transita facilmente entre o estado líquido e o gasoso, ele precisa da passagem o mais livre possível. É uma boa soltar a serpentina por completo. Fica melhor de trabalhar. Do lado que vc soltou o capilar solde o tubo para passagem do gás de limpeza.
                  Edivando Araujo

                  Comment


                  • #24
                    Tem uma forma bacana de injetar o 141b que eu tinha esquecido mas hoje relembrei pois tive de fazer limpeza em uma máquina pega uma garrafa de gás vazia e tira a válvula e põe o 141 dentro dela e pressuriza a garrafa com gas, dai vira a garrafa de cabeça para baixo e injeta o gás na moleza.
                    Arquivos Anexos
                    Edivando Araujo

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por Edivando Araujo Ver Post
                      Tem uma forma bacana de injetar o 141b que eu tinha esquecido mas hoje relembrei pois tive de fazer limpeza em uma máquina pega uma garrafa de gás vazia e tira a válvula e põe o 141 dentro dela e pressuriza a garrafa com gas, dai vira a garrafa de cabeça para baixo e injeta o gás na moleza.
                      Amigo Edvando, esse procedimento de pressurizar uma garrafa de gás é seguro? Você pressuriza com nitrogênio? Quanto de pressão?
                      É complicado fazer o processo correto, pois encarece demais o processo, mas todas essas soldas e 'dessoldagem' precisam ser feitas com o nitrogênio passante, caso contrário corremos o risco de fecharmos (soldar) o sistema, colocarmos pra funcionar o aparelho e entupir capilar, jogar crostas de solda dentro do compressor e evaporadora etc.

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por Medox Ver Post
                        Amigo Edvando, esse procedimento de pressurizar uma garrafa de gás é seguro? Você pressuriza com nitrogênio? Quanto de pressão?
                        É complicado fazer o processo correto, pois encarece demais o processo, mas todas essas soldas e 'dessoldagem' precisam ser feitas com o nitrogênio passante, caso contrário corremos o risco de fecharmos (soldar) o sistema, colocarmos pra funcionar o aparelho e entupir capilar, jogar crostas de solda dentro do compressor e evaporadora etc.
                        hoje em dia já tem os cilindros de 13 kilos igual aos outros gases .é só injetar ..geralmente quando a pressão diminue o cilindro está praticamente vazio.

                        http://i00.i.aliimg.com/photo/v1/795...th_30lb_13.jpg abraço jairo

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                          hoje em dia já tem os cilindros de 13 kilos igual aos outros gases .é só injetar ..geralmente quando a pressão diminue o cilindro está praticamente vazio.

                          http://i00.i.aliimg.com/photo/v1/795...th_30lb_13.jpg abraço jairo
                          Só acho meio caro, R$ 335,00
                          http://www.polipartes.com.br/fluido-...ont-90014113/p

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                            é mas não precisa de nenhum artifício,acessórios ,conexões pra injetar esse gás,além praticamente não ter perdas de gás e o processo fica mais rápido e prático..tenho todos as conexões de bitolas pra injetar ,mas acho que por preço a preço prefiro esse cilindro.abraço

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por Medox Ver Post
                              Amigo Edvando, esse procedimento de pressurizar uma garrafa de gás é seguro? Você pressuriza com nitrogênio? Quanto de pressão?
                              É complicado fazer o processo correto, pois encarece demais o processo, mas todas essas soldas e 'dessoldagem' precisam ser feitas com o nitrogênio passante, caso contrário corremos o risco de fecharmos (soldar) o sistema, colocarmos pra funcionar o aparelho e entupir capilar, jogar crostas de solda dentro do compressor e evaporadora etc.
                              Amigo Medox, eu pressurizo com vapor de gás refrigerante mesmo, exemplo, nós revendemos gás a quilo em nossa loja, então pego uma garrafa de 410 praticamente vazia (sem gás liquido) e transfiro a pressão de uma garrafa para a outra já com o 141 até equalizar as pressões e daí uso essa pressão para injetar o 141.
                              Para não ocorrer isso de entupir o capilar eu sempre injeto o 141 no sentido inverso do fluxo normal (porém sem o capilar, ele eu retiro) de gás na primeira passagem e depois no sentido correto pra ter certeza de não haver ficado nada dentro. E há sempre o risco de na hora da soldagem escorrer solda liquida pro interior da tubulação. Mas cabe ao técnico tomar o cuidado de não aquecer em demasiado o ponto a ser soldado para não deixar a solda muito fluida. Eu costumo aquecer bem inicialmente, aplicar um pouco de fluxo e gradativamente vou afastando a chama enquanto soldo assim ela fica mais consistente e em risco de escorrer pra dentro da tubulação.
                              Edivando Araujo

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                                é mas não precisa de nenhum artifício,acessórios ,conexões pra injetar esse gás,além praticamente não ter perdas de gás e o processo fica mais rápido e prático..tenho todos as conexões de bitolas pra injetar ,mas acho que por preço a preço prefiro esse cilindro.abraço
                                Concordo Jairo, só acho um pouco salgado, talvez seja por eu não usar tanto o 141b, então fica assim achando um investimento meio alto, nem tanto e nem desnecessário, mas fica assim sempre para o segundo plano.

                                Comment

                                Working...
                                X