Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porcas e adaptadores

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Jairo, show!!! Mas me diga uma coisa: como vc fez no caso da conexao na valvula de serviço da condensadora, ja que um tudo de cobre com porca normal não aciona a valvula?

    hum ! esse é meu garoto ,rsrsrs vc não vai acreditar .fiz um acionador da valvula com uma braçadeira dobrada colocada dentro do tubo com pressão e a dobra dela fica faceada à flange do tubo.vou tirar a foto e posto aqui ,daqui um pouco .

    Comment


    • #17
      Ha ha....essa eu quero ver...rs...no meu caso eu to montando assim: um tubo de1/4 que dei forma de mola que vai ligar condensadora ao manifold digital que tem vacuometro. Logo na saida do manifold um registro esfera ligado a uma mangueira na bomba. Assim fica legal p mini split e da teste estanque...o que acha?

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Ha ha....essa eu quero ver...rs...no meu caso eu to montando assim: um tubo de1/4 que dei forma de mola que vai ligar condensadora ao manifold digital que tem vacuometro. Logo na saida do manifold um registro esfera ligado a uma mangueira na bomba. Assim fica legal p mini split e da teste estanque...o que acha?
        é por aí ..falei de enviar a foto mas apaguei .acordei agora ...de manhã tiro a foto e posto..quando comprar meu testo 550 eu não vou usar ele como vacuômetro não.esses digitais não suportam golpe de pressão e a gente sempre distrai ou erra ..escuta o papai ,compre um vacuômetro e faça essa adaptações só pro vácuo e teste de estanqueidade .é mais rápido e seguro.é melhor gastar uns R$ 400,00 num vacuômetro da vulkan por exemplo do que perder o digital. a própria testo orienta assim.deve ser por alguma razão que não a comercial.o edilson da hitachi e alguns colegas tecnicos na febrava me falaram a mesma coisa ..o vácuo e depois o teste de estanqueidade é por assim dizer uma etapa independente que se feita com uma bomba de dois estágios entre 6 a 8 CFM com a tubulação de cobre e vacuômetro e depois nitrogênio pra estanqueidade fica show e é muito mais rápido.eu acho.sempre lembrando que o vacuômetro também não suporta golpes de pressão e liquido ,daí a razão dos registros..vou adaptar um na saída da bomba pois os da bomba não são estanques..depois posto ..aqui a dificuldade é encontrar peças e vendedores que saibam o que a gente tá falando..por telefone até com vendedor experiente já é dificil..pois isso que estamos fazendo não é muito comum no nosso meio,e como diz uma velha senhora aqui perto da minha casa o melhor jeito é conversar e falar "bocalmente" rsrsrs

        mas gosto dessa sua independência intempestiva e jovial apesar de as vezes arriscada.rsrsrs

        como o prometido aí vai as fotos da tecnologia "HI TECH" rsrsrs
        Last edited by jairo bertoni; 18/10/13, 11:39.

        Comment


        • #19
          Ja estou providenciando um vacuômetro digital...sobre o teste de estanquedade, me diga: por que o nitrogenio neste caso? Como estamos usando tubos de cobre e registros estanques, não é só fazer o vacuo até determinada medida (microns) e ver se estabiliza? exemplo: vacuo até 400 microns, fecho o registro, deixo estabilizar e se não aumentar naõ tem vazamento, não é isso?

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
            Ja estou providenciando um vacuômetro digital...sobre o teste de estanquedade, me diga: por que o nitrogenio neste caso? Como estamos usando tubos de cobre e registros estanques, não é só fazer o vacuo até determinada medida (microns) e ver se estabiliza? exemplo: vacuo até 400 microns, fecho o registro, deixo estabilizar e se não aumentar naõ tem vazamento, não é isso?
            sim..mas quando tem solda ou linhas muito longas eu gosto de usar o nitrogenio.é mais garantido.mas segurar o vácuo também é uma opção.

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
              sim..mas quando tem solda ou linhas muito longas eu gosto de usar o nitrogenio.é mais garantido.mas segurar o vácuo também é uma opção.
              jairo, qual a diferença entre segurar vacuo e monitorar a pressao do nitrogenio?

              Supondo que usando tubos de cobre e registros estanques a uma medição closed de 500 microns, é natural subir um pouco? Se sim quanto?

              Ja com o nitrogênio seria normal após fechamento dos registros a pressao baixar um pouco ou variar como o refrigerante ou não?

              Quando podemos afirmar com qualquer dos testes que não existe vazamento?

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                jairo, qual a diferença entre segurar vacuo e monitorar a pressao do nitrogenio?

                Supondo que usando tubos de cobre e registros estanques a uma medição closed de 500 microns, é natural subir um pouco? Se sim quanto?

                Ja com o nitrogênio seria normal após fechamento dos registros a pressao baixar um pouco ou variar como o refrigerante ou não?

                Quando podemos afirmar com qualquer dos testes que não existe vazamento?
                no caso do nitrogenio a pressão não abaixa nos manômetros claro sempre com a famosa espuminha milagrosa nas porcas e junções .geralmente quando tá estanque fica estável na pressão no meu caso uso 150 psi de nitrogenio.isso sempre tem que se ter uma rigorosa manutenção e atenção. e não em duas horas também ..tem que se ter no mínimo 24 horas ...em sistemas pequenos uso só o vacuômetro pois tenho que fazer o vácuo mesmo,mas teste de estanqueidade faço em sistemas maiores ou com linhas maiores em que se perde uma quantidade maior de gás,ainda com um adendo que fiquei sabendo agora que todo vazamento provoca a contaminação do sistema mesmo micro vazamento,mesmo a pressão da tubulação sendo maior do que externa,esse óleo poliol ester,sintético,por ser extremamente higroscópico absorve umidade e essa umidade vai passando pra dentro da tubulação e sistema ..tive um exemplo agora a pouco tempo. vou achar o link a esse respeito depois posto. portanto é necessário fazer o vácuo e o teste de estanqueidade não importando o tamanho do sistema.espero que vc´s revertam essa situação,pois esse tipo de atendimento é demorado .num sistema inverter pequeno hi wall de parede a coisa fica entre entre 3 horas a 4 horas de serviço(eu levo mais que isso, por ser protegido pelo ibama e projeto tamar,pois sou uma imensa tartaruga verde) rsrsrs .bem diferente dos 45 minutos que alguns jactantes tecnicos dizem que levam pra instalar um parede a parede,como competir com esse procedimento com pessoas que cobram de acordo alguns colegas "absurdos" R$250,00 pra uma coisa tão simples que instalar uma tubulação ligada na máquina de fora com a de dentro um pedaço de fio etc ...rsrsrs isso quando não cobram R$ 100,00 R$ 150,00

                nunca usei com o manometro ou vacuômetro,por não ser garantido.não sendo metido e já sendo,nesses sistemas menores,a gente praticamente percebe tudo .apesar que acho que vamos nos acostumando a fazer do jeito certo ,o que é uma mão na roda .

                Comment


                • #23
                  Boa tarde a todos. Uma pergunta simples: é possível unir dois tubos de cobre sem utilizar solda? Explicando melhor: minha instalação vai precisar de três conexões: uma entre a evaporadora e a tubulação que já existe no apto, que será feita com a porca macho que já veio soldada na tubulação da evaporadora e a porca fêmea que colocarei na tubulação da parede. A segunda será entre a tubulação e a condensadora, também com uma porca fêmea. Só que a tubulação que está embutida na parede ficou menor que o necessário, vou ter que fazer outra emenda para que ela chegue na condensadora. Então pensei numa conexão com flange utilizando duas porcas, sem soldas, é possível? Obrigado pela ajuda.

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por fjsouza Ver Post
                    Boa tarde a todos. Uma pergunta simples: é possível unir dois tubos de cobre sem utilizar solda? Explicando melhor: minha instalação vai precisar de três conexões: uma entre a evaporadora e a tubulação que já existe no apto, que será feita com a porca macho que já veio soldada na tubulação da evaporadora e a porca fêmea que colocarei na tubulação da parede. A segunda será entre a tubulação e a condensadora, também com uma porca fêmea. Só que a tubulação que está embutida na parede ficou menor que o necessário, vou ter que fazer outra emenda para que ela chegue na condensadora. Então pensei numa conexão com flange utilizando duas porcas, sem soldas, é possível? Obrigado pela ajuda.
                    dá uma olhada https://www.google.com.br/url?sa=t&r...58187178,d.eW0

                    eu nunca usei pra unir canos ..portanto não sei o resultado e não conheço nesse nosso ramo alguém que já fez essa solda ..talvez apareça algum colega com experiencia nessa área e dê pra gente alguma opinião ou relato positivo ou negativo boa sorte
                    Last edited by jairo bertoni; 04/01/14, 12:28.

                    Comment


                    • #25
                      jairo, obrigado pelo retorno. E quanto à união? http://www.metalnac.com.br/category/...-regulares-sae já usou desse tipo para unir duas tubulações? obgd

                      Comment

                      Working...
                      X