Fluidos Refrigerantes

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Resolução nº9 da ANVISA - TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Resolução nº9 da ANVISA - TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR

Bom dia!
    Estou com uma dúvida com relação ao item 3.4 da Anvisa que diz:

"3.4 - a Taxa de Renovação do Ar adequada de ambientes climatizados será, no mínimo, de 27 m3/hora/pessoa,exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas. Nestes casos a Taxa de Renovação do Ar mínima será de 17 m3/hora/pessoa, não sendo admitido em qualquer situação que os ambientes possuam uma concentração de CO2, maior ou igual a estabelecida em IV-2.1, desta Orientação Técnica."

No caso, calculo a vazão efetiva do ar no ambiente de acordo com a ABNT NBR 16401 escolho um exaustor de acordo com a vazão calculada para renovar o ar e verifico se a vazão atende a taxa de renovação do ar, caso a taxa seja inferior terei de aumentar a vazão do exaustor? ou terei que insuflar mais ar do que exaurir para que essa taxa aumente?

Com relação a concentração de CO2 utilizei no projeto sensores de C02 e de umidade para automatização do sistema de renovação de ar.

Minha dúvida é somente com relação a interpretação desse item.

Agradeço.

Meu caro,
    Como eu calculo isso: Exemplo Loja Comercial
    1º dimensões do ambiente: 10m x 8m = 80m²
    2º Volume do ambiente: 80m² x 3m (pé-direito) = 240m³
    3º Trocas de ar conforme tabela 1 da ABNT NBR 16401-3:2008 = 15
    4º Volume x Troca de ar => 240m³ x 15 = 3.600m³/h
    -> Portanto será necessário um exaustou de vazão igual a 3.600m³/h (com isso você atenderá a Anvisa)

Observação: para valores precisos de D (pessoas/100m²) poderá utilizar a fórmula da ABNT NBR 16401-3:2008 página 4. Porém, da forma descrita acima nunca tive problemas com inspeções dos órgãos competentes.

Espero ter ajudado,
    Eng. Geraldo Fernandes

Comment

Instalação.png
      Ar-condicionado: Nós encontramos o melhor preço e ainda fornecemos orçamento de instalação e manutenção!
      Entre na nossa página e faça um pedido de orçamento. É GRÁTIS! Nós localizamos os técnicos mais próximos de você.
      Pesquisamos os preços de ar condicionado em + de 70 lojas, lista de instaladores, informações e dicas p/ aproveitar o seu ar-condicionado e...
      WebArCondicionado
      Compare preços de ar-condicionado
      http://www.webarcondicionado.com.br/

Comment

Working...
      X