Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Resolução nº9 da ANVISA - TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Resolução nº9 da ANVISA - TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR

    Bom dia!
    Estou com uma dúvida com relação ao item 3.4 da Anvisa que diz:

    "3.4 - a Taxa de Renovação do Ar adequada de ambientes climatizados será, no mínimo, de 27 m3/hora/pessoa,exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas. Nestes casos a Taxa de Renovação do Ar mínima será de 17 m3/hora/pessoa, não sendo admitido em qualquer situação que os ambientes possuam uma concentração de CO2, maior ou igual a estabelecida em IV-2.1, desta Orientação Técnica."

    No caso, calculo a vazão efetiva do ar no ambiente de acordo com a ABNT NBR 16401 escolho um exaustor de acordo com a vazão calculada para renovar o ar e verifico se a vazão atende a taxa de renovação do ar, caso a taxa seja inferior terei de aumentar a vazão do exaustor? ou terei que insuflar mais ar do que exaurir para que essa taxa aumente?

    Com relação a concentração de CO2 utilizei no projeto sensores de C02 e de umidade para automatização do sistema de renovação de ar.

    Minha dúvida é somente com relação a interpretação desse item.

    Agradeço.

  • #2
    Meu caro,
    Como eu calculo isso: Exemplo Loja Comercial
    1º dimensões do ambiente: 10m x 8m = 80m²
    2º Volume do ambiente: 80m² x 3m (pé-direito) = 240m³
    3º Trocas de ar conforme tabela 1 da ABNT NBR 16401-3:2008 = 15
    4º Volume x Troca de ar => 240m³ x 15 = 3.600m³/h
    -> Portanto será necessário um exaustou de vazão igual a 3.600m³/h (com isso você atenderá a Anvisa)

    Observação: para valores precisos de D (pessoas/100m²) poderá utilizar a fórmula da ABNT NBR 16401-3:2008 página 4. Porém, da forma descrita acima nunca tive problemas com inspeções dos órgãos competentes.

    Espero ter ajudado,
    Eng. Geraldo Fernandes

    Comment


    • #3
      Instalação.png
      Ar-condicionado: Nós encontramos o melhor preço e ainda fornecemos orçamento de instalação e manutenção!
      Entre na nossa página e faça um pedido de orçamento. É GRÁTIS! Nós localizamos os técnicos mais próximos de você.
      Pesquisamos os preços de ar condicionado em + de 70 lojas, lista de instaladores, informações e dicas p/ aproveitar o seu ar-condicionado e...
      WebArCondicionado
      Compare preços de ar-condicionado
      http://www.webarcondicionado.com.br/

      Comment


      • #4
        E para cozinhas? a norma só fala que tem que suprir o que o exaustor da coifa retira. mas não fala quanto deve suprir. ate porque temos que manter a pressão negativa na cozinha.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por donizette.junior Ver Post
          E para cozinhas? a norma só fala que tem que suprir o que o exaustor da coifa retira. mas não fala quanto deve suprir. ate porque temos que manter a pressão negativa na cozinha.
          Pressão negativa por exaustão com insuflamento para renovação de ar deve ser complicado,eu acho é claro..Temos que contar a taxa de ar insuflado como carga ...Por exemplo uma cozinha com um volume de 30m³ que é um volume bem pequeno pra ficar mais fácil .. A quantidade de volume de ar exaurido vai depender o quanto em Kpascal´s negativos tem que ficar essa cozinha ..E a taxa de ar insuflado para renovação tem que estar atrelado também a essa pressão negativa.

          Seria a soma do ar exaurido mais o insuflado que não interfira na pressão negativa especificada para esse tipo de ambiente .Pra impedir que o ar "contaminado " pelos aerossóis e odores gerados na cozinha não se espalhe pela casa .

          Provavelmente existe uma norma e aplicação específica pra esse tipo de solução .Eu acho que é por aí .Posso estar falando uma imensa bobagem pois não tenho conhecimento sobre essa solução .Já climatizei cozinhas com exaustão .Nunca fiz projetos para que esse ambiente fique com pressão negativa. Nesse caso específico provavelmente esse ambiente teria um pressostato pra aferição ,os que conheço pra esse fim são em Kpascal positivo e negativo

          Acho que o denominador comum é encontrar na especificação de cada um dos equipamentos entre pressão estática volume de ar exaurido e insuflado e a velocidade dessa movimentação e as perdas pra deixar vamos supor a pressão na cozinha em 2kpascal negativos . Como disse posso estar deixando passar alguma coisa por falta de conhecimento e por tabela falando bobagem em um assunto que não domino.

          Assunto e cenário interessante .Vou pesquisar depois posto por aqui .Abraço

          Comment

          Working...
          X