Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pré-Instação Tubulação 5/8" e 3/8" e Ar Inverter 3/8" e 1/4"

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pré-Instação Tubulação 5/8" e 3/8" e Ar Inverter 3/8" e 1/4"

    Boa tarde, construímos uma casa na qual foi feita equivocadamente a pré-instalação em um dos quartos para um ar condicionado de 24.000btus, com tubulação de 5/8" e 3/8" (no projeto a especificação era para um ar de 12.000btus).

    Comprei um aparelho de 9.000btus Inverter da Samsung, cuja tubulação deve ser de 3/8" e 1/4". Ontem o técnico veio fazer a sua instalação, porém ao se deparar com tal situação se negou a instalá-lo, alegando que fazer a redução de diâmetro necessária (de 5/8" para 3/8" e de 3/8" para 1/4") comprometeria a eficiência, a economia que o inverter proporciona e a vida útil do aparelho, além de necessitar de uma carga adicional de gás para funcionar.

    Por outro lado, o construtor contatou outro técnico que afirma que realizar tal redução é viável e que não seria tão prejudicial assim.

    Já li no fórum relatos de reduções realizadas na tubulação, porém não encontrei nenhum que cite uma redução de diâmetro como esta.

    Estou ciente que a redução não é a situação ideal, porém a minha dúvida é se realizar a redução necessária neste caso comprometeria efetivamente o funcionamento do aparelho, conforme o primeiro técnico afirmou.

    O fato é que a casa está pronta, e para trocar a tubulação teria que quebrar paredes e gesso, sendo que vamos nos mudar daqui a uma semana... Naturalmente, posso solicitar a troca da tubulação, pois foi erro do construtor, porém se possível gostaria de evitar a quebradeira, pois é sempre desgastante, em especial quando já se está morando na casa.

    Desde já agradeço a ajuda.

  • #2
    Luiz na minha humilde opinião é viável fazer a redução pode ser instalado sim , mas se tiver algum problema de fabrica mesmo na instalação estará fora de garantia pois a tubulação não esta de acordo com o manual e você não terá garantia espero ter ajudado

    Comment


    • #3
      Poxa amigo é uma situação complicada porque o diâmetro de um linha de gás e liquido está diretamente ligado em cálculos de pressão, a priori com alteração do diâmetro do tubo estaria sim necessitando de adicionar gás, como informado pelo técnico, igual quando você aumenta o comprimento da tubulação. Porem quado se aumenta o diâmetro da tubulação estará interferindo no calculo do evaporador, não temos como saber o real posicionamento do seu aparelho, mas existe grande chance da eficiência do evaporador ser afetada sim e o retorno para compressor. E como o amigo afirmou a garantia estará suspensa.



      Eng Osmar
      Engmaker8@gmail.com

      Comment


      • #4
        Olá pessoal, hoje conseguimos chegar a uma solução para a situação relatada.

        Mantivemos o tubo de 3/8" e substituímos o tubo de 5/8" pelo de 1/4", passando o tubo de 1/4" por dentro do tubo de 5/8" nas partes em que o mesmo estava dentro da parede de alvenaria. Foi necessário quebrar uma pequena parte da parede, devido à curvatura do tubo, porém será fácil de arrumar. E assim não foi necessário fazer redução do diâmetro da tubulação.

        Grato pela ajuda!

        Comment


        • #5
          Otima solução veleu pelo folow up

          Comment

          Working...
          X