Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre transformador

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida sobre transformador

    Olá pessoal, sou novo por aqui e tmb leigo no assunto de ar condicionado. Com o forte verão, resolvi comprar um consul 12.000. Tão leigo no assunto que sou, me surpreendeu até mesmo a instalação, preço e outros coisas adicionais que tenho de fazer para coloar meu ar condicionado funcionando. Não bastou o alto valor do aparelho e me vem mais essa. Em fim, tenho tudo certo até o momento, mas me disseram que tenho de ter um transformador de 3000w ou de 5000va. Achei vários, mas gostaria de algumas dicas que pudessem me dar, alguns links que possam me passar. Andei olhando alguns no mercado livre, mas ando ainda na duvida das procedências de respectivas marcas. E qual seria o melhor transformador? Vi alguns que já vem em tomada embutida e outros não, qual escolher? Espero que me ajudem nessa ai, obrigado desde já, aquele abrasss!

  • #2
    Eu já comprei no Mercado Livre e não tive problemas. Foi desse vendedor aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/M...12000-btus-_JM. Só demorou um pouco pra entregar, mas não foi culpa deles, foi o Correio que atrasou. Tem a opção de pedir por Sedex que entrega bem mais rápido. Essa marca é boa. Até agora não deu problema. Você deve por um disjuntor antes do transformador para ele não ficar ligado direto, quando o ar for desligado, desligue o disjuntor também pois além de ele consumir energia, ele esquenta e pode não durar muito devido o calor que tem feito.

    Comment


    • #3
      Olá amigo, se na sua casa a tensão da rede dor 127V, realmente vc irá ter que comprar o tranformador, agora se for 220V não precisa, porém se for 127V vc irá ter que comprar um auto transformador de 5000 VA, geralmente vem com os plugs para ligar no transfomador, aí a outra extremidade do cabo vc coloca um disjuntor de 30A, espero ter ajudado.

      Comment


      • #4
        leve em conta que um transformador dessa capacidade acrescerá mais 5 amperes ao conjunto. Seria mais sensato por um disjuntor de 25A.
        Edivando Araujo

        Comment


        • #5
          Caro Moratow, eu utilizo e recomendo o auto transformador MACSEN www.macsen.com.br , eles fornecem 40% mais potência e isto significa que mesmo um de 3000VA poderia lhe atender, no site deles ha uma p0agina onde você pode esclarecer qualquer dúvida de consumo.
          Um ar de 12.000BTU consome cerca de 1.450W e isso significa 2.416VA, o correto é você ter uma folga de 25% na potência do transformador devido ao fator de potência, isto passa 80vA acima de 3000VA, portanto, precisa ser 4000VA. Se fosse da MACSEN pode ser de 3000VA.


          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Tiago Agner Ver Post
            Caro Moratow, eu utilizo e recomendo o auto transformador MACSEN www.macsen.com.br , eles fornecem 40% mais potência e isto significa que mesmo um de 3000VA poderia lhe atender, no site deles ha uma p0agina onde você pode esclarecer qualquer dúvida de consumo.
            Um ar de 12.000BTU consome cerca de 1.450W e isso significa 2.416VA, o correto é você ter uma folga de 25% na potência do transformador devido ao fator de potência, isto passa 80vA acima de 3000VA, portanto, precisa ser 4000VA. Se fosse da MACSEN pode ser de 3000VA.

            um adendo na informaçVA é 30 % a menos em relação a potencia ...então um trafo de 3000 VA de capacidade vai oferecer em torno de 2100 watts de potencia real na operação portanto pesquise as tabelas e atente pra essa questão da diferença entre trafos dem VA e em watts... o start de condicionadores fixos on/off dá pico de energia ..a partida de compressores e moto ventiladores sem modulação e soft start na partida é complicado principalemnte por esse pico de energia e ter trafos ou transformadores na alimentação é um fator complicador..nada que um bom e qualificado eletricista não resolva ,portanto seria de bom senso vc se informar sobre isso com um,acho que seria bem mais seguro.vai dando o review boa sorte abraço jairo

            Comment


            • #7
              Boa noite meus caros colegas de profissão.


              Com relaçõa a este questão de uso de transformedores eu sou totalmente contra, porque são grandes, pesados, esquentam e podem gerar problemas se mal instalados.

              Então a soluçõa masi simples e barata seria a instalação com Fase-Fase.

              Como assim?

              Se voce recebe da consecionaria 127V entre fase e neutro e possui duas fases + neutro + terra, no ramal de ligação da sua residência (o que é bem comum quando a tensão de fornecimento é 127V), você pode ligar o equipamento 220V com duas fases 127V.

              A relação entre a tensão de fase-fase e fase-neutro é a raiz de 3 ou seja = 1,732, então quando temos 127V de tensão entre fase-neutro terremos 220V entre fase-fase:
              127 x 1,732 = 219,96 (220 V)

              onde moro a tensão entre fase e neutro é 220V, portanto a tensão de fase-fase é 380V:
              220 x 1,732 = 381 (380 V)

              Segue formulas para cáculos:

              Vfn = Tensão Fase-Neutro
              Vff - Tensão Fase-Fase
              Raiz de 3 = 1,7320508075688772935274463415059 (simplificando: 1,732)



              Agora algumas informações ainda mais importantes:

              Se for alterado algum ponto de tomada da residência, esta deve ser identificada e deve possuir disjntor Bifasico exclusivo (no caso de instalações Fase-Fase) e que esteje de acordo com a capacidade de condução de corrente do condutor, pois o disjuntor foi projetado para protejer a instalção e não o equipamento.

              Caso meu post não seja esclarecedor aconselho chamar um técnico para fazer estas alterações pois são perfeitamente admissíveis.

              Espero ter ajudado, abraço a todos.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por 2A Soluções Ver Post
                Boa noite meus caros colegas de profissão.


                Com relaçõa a este questão de uso de transformedores eu sou totalmente contra, porque são grandes, pesados, esquentam e podem gerar problemas se mal instalados.

                Então a soluçõa masi simples e barata seria a instalação com Fase-Fase.

                Como assim?

                Se voce recebe da consecionaria 127V entre fase e neutro e possui duas fases + neutro + terra, no ramal de ligação da sua residência (o que é bem comum quando a tensão de fornecimento é 127V), você pode ligar o equipamento 220V com duas fases 127V.

                A relação entre a tensão de fase-fase e fase-neutro é a raiz de 3 ou seja = 1,732, então quando temos 127V de tensão entre fase-neutro terremos 220V entre fase-fase:
                127 x 1,732 = 219,96 (220 V)

                onde moro a tensão entre fase e neutro é 220V, portanto a tensão de fase-fase é 380V:
                220 x 1,732 = 381 (380 V)

                Segue formulas para cáculos:

                Vfn = Tensão Fase-Neutro
                Vff - Tensão Fase-Fase
                Raiz de 3 = 1,7320508075688772935274463415059 (simplificando: 1,732)



                Agora algumas informações ainda mais importantes:

                Se for alterado algum ponto de tomada da residência, esta deve ser identificada e deve possuir disjntor Bifasico exclusivo (no caso de instalações Fase-Fase) e que esteje de acordo com a capacidade de condução de corrente do condutor, pois o disjuntor foi projetado para protejer a instalção e não o equipamento.

                Caso meu post não seja esclarecedor aconselho chamar um técnico para fazer estas alterações pois são perfeitamente admissíveis.

                Espero ter ajudado, abraço a todos.
                tudo bem mas já instalei condicionadores que estão operando com trafo sem problemas a mais de 10 anos .é a melhor solução ?,não, não é..mas não deixa de ser uma solução ..tem momentos que as vezes temos que nos adequar e tentar ficar o mais próximos possíveis e imagináveis dos conceitos de segurança e proteção que são especificados e inseridos nas normas técnicas e na obediência das mesmas na implantação e nos procedimentos da instalação elétrica .. .. ...quando em prédios ou imóveis principalmente mais antigos ,peço pra trocar o padrão coisa que na maioria das vezes é aceita e providenciada ..

                em algumas situações e locações onde o imóvel é alugado,temporário, ou em prédios e condomínios onde o fornecimento nos apartamentos é monofásico sem possibilidade por "N" motivos de se ter uma linha de fornecimento em 220 volt´s o trafo é uma solução e sem querer parecer imodesto e já sendo , fiz engenharia portanto trabalho em obras onde é necessário um conhecimento sobre normas e procedimentos e de toda suas implicações principalmente no quesito segurança.

                termino pedindo humildemente e encarecidamente que vc não considere essa nossa resposta como qualquer tipo de restrição ou reprimenda e que desde já de coração agradecemos sua importante participação e ajuda, ,e que possa criar algum mal estar ou te deixar constrangido e que talvez isso possa contribuir de maneira e certa forma te vc sentir parar de ajudar o pessoal ou de postar sua opinião

                saiba que vc ou qualaquer outro colega serão sempre bem vindos e que vc se sinta em casa já te adiantando como dissemos e afirmamaos acima que sua opinião e ajuda é super importante e a respeitamos e que estamos só abrindo o leque na discussão e queremos e aceitamos toda e qualquer tipo de ajuda seja ela técnica teórica ou de experiencias pessoais com marcas e modelos e em instalações em todos os sentidos que fazem parte desse nosso segmento e universo.e se em alguns posts meus ou de colegas vc tiver alguma restrição,dúvida ou memso acrescentar alguma coisa que ajude o melhor entendimento e esclareciemnto de um tópico ou sub tópico

                sinta-se a vontade para contribuir com sua expertise e qualificação.aqui graçaçs a Deus não existe unanimidade e ninguém se considera mais sábio ou entendido,respeitamos e somos respeitados em toda e qualquer situação .obrigado por postar e ajudar abraço boa sorte jairo

                Comment


                • #9
                  Jairo bom dia.
                  entendo perfeitamente que as vezes o uso do trafo é a única solução e peço desculpas caso minhas palavras tenham gerado algum desconforto pois não é este o intuito.
                  Só quis salientar que as vezes, se póssivel, a solução pode ser bem mais barata, como em muitos outros casos.

                  Quero salientar ainda que gosto muito do fórum e faço pesquisas a muito tempo pois estou entrando no ramo de refrigeração e preciso aprender muito e já consegui muitas respostas aqui.

                  em virtude do meu pouco conhecimento em refrigeração não posto nada relacionado, pois sei que há pessoas muito mais gabaritadas do que eu para isto, mas já nas questões elétricas, cujo tenho mais conhecimento é onde posso ajudar mais.

                  Desde já agradeço a todos e novamente peço desculpas.

                  Att.
                  Anderson

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por 2A Soluções Ver Post
                    Jairo bom dia.
                    entendo perfeitamente que as vezes o uso do trafo é a única solução e peço desculpas caso minhas palavras tenham gerado algum desconforto pois não é este o intuito.
                    Só quis salientar que as vezes, se póssivel, a solução pode ser bem mais barata, como em muitos outros casos.

                    Quero salientar ainda que gosto muito do fórum e faço pesquisas a muito tempo pois estou entrando no ramo de refrigeração e preciso aprender muito e já consegui muitas respostas aqui.

                    em virtude do meu pouco conhecimento em refrigeração não posto nada relacionado, pois sei que há pessoas muito mais gabaritadas do que eu para isto, mas já nas questões elétricas, cujo tenho mais conhecimento é onde posso ajudar mais.

                    Desde já agradeço a todos e novamente peço desculpas.

                    Att.
                    Anderson
                    opa o que é isso toda ajuda é bem vinda e como disse abre possibilidades de troca de experiencias e soluções..como sempre digo que somos eternos aprendizes e acredito que todo o forum se sente assim portanto sinta-se em casa... .abraço boa sorte paz e saúde ..não desapareça .jairo

                    Comment


                    • #11
                      Morato já que vai instalar um ar condicionado de 12000 BTU é melhor você escolher um transformador de 5000va 3000va é muito pouco para ele tá ok em relação a marca você pode ficar tranquilo dificilmente algum fabricante vai fazer um transformador ruim porque é uma máquina muito simples no Mercado Livre Tem várias marcas na polipartes eles também vende Especialmente para ar condicionado espero ter ajudado Atenção curso grátis sobre erro no ar condicionado inverter para fazer clique aqui http://bit.ly/2cWlz2p

                      Comment


                      • #12
                        Instalação.png
                        Ar-condicionado: Nós encontramos o melhor preço e ainda fornecemos orçamento de instalação e manutenção!
                        Entre na nossa página e faça um pedido de orçamento. É GRÁTIS! Nós localizamos os técnicos mais próximos de você.
                        Pesquisamos os preços de ar condicionado em + de 70 lojas, lista de instaladores, informações e dicas p/ aproveitar o seu ar-condicionado e...
                        WebArCondicionado
                        Compare preços de ar-condicionado
                        http://www.webarcondicionado.com.br/

                        Comment


                        • #13
                          Prezados Colegas,
                          Moro no Rio de Janeiro (rede elétrica de 110V) e comprei um Split Agratto - Modelo CST12FR4 de 220V, poderiam recomendar um transformador ?
                          Obs. O equipamento não é inverter e não pretendo alterar a residencia para bifásico ou trifásico.
                          Desde já obrigado.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Ranilson Aquino Ver Post
                            Prezados Colegas,
                            Moro no Rio de Janeiro (rede elétrica de 110V) e comprei um Split Agratto - Modelo CST12FR4 de 220V, poderiam recomendar um transformador ?
                            Obs. O equipamento não é inverter e não pretendo alterar a residencia para bifásico ou trifásico.
                            Desde já obrigado.
                            olha um trafo de 3000 watts(4 KVA) a princípio daria conta do recado cuidado que alguns vendedores confundem 3Kw com 3 KVA que não é a mesma coisa na verdade 3 KVA tem potência de trabalho em torno de 2100 watt´s portanto ele oferece 2,1 KW ....cuidado ! eletricistas que conheço protegem a fase que alimenta o trafo com disjuntor de 16 amperes num local que quando vc não estiver utilizando o trafo vc desliga o mesmo pelo disjuntor ...um bom eleltricista com certeza vai te orientar melhor ..o importante que a linha seja dedicada ...dependeno da distancia vc pode usar o condutor de bitola 2,5 mm ..mas para garantir utilize 4mm talvez o preço de um trafo de 5 KVA (3500 Watt´s) seja próximo de um trafo de 4KVA opte pelo trafo de 5KVA..

                            vc pode proteger a linha(fase) que alimenta o trafo com disjuntor DIN curva C unipolar de 25/30 amp e proteger a linha que sai do trafo e alimenta o condicionador com um disjuntor de 16 amperes DIN curva C como disse converse com um bom eletricista ..Talvez seria uma boa medida vc instalar protegendo essa linha um DPS (dispositivo contra surto) dá o retorno boa sorte abraço jairo

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                              olha um trafo de 3000 watts(4 KVA) a princípio daria conta do recado cuidado que alguns vendedores confundem 3Kw com 3 KVA que não é a mesma coisa na verdade 3 KVA tem potência de trabalho em torno de 2100 watt´s portanto ele oferece 2,1 KW ....cuidado ! eletricistas que conheço protegem a fase que alimenta o trafo com disjuntor de 16 amperes num local que quando vc não estiver utilizando o trafo vc desliga o mesmo pelo disjuntor ...um bom eleltricista com certeza vai te orientar melhor ..o importante que a linha seja dedicada ...dependeno da distancia vc pode usar o condutor de bitola 2,5 mm ..mas para garantir utilize 4mm talvez o preço de um trafo de 5 KVA (3500 Watt´s) seja próximo de um trafo de 4KVA opte pelo trafo de 5KVA..

                              vc pode proteger a linha(fase) que alimenta o trafo com disjuntor DIN curva C unipolar de 25/30 amp e proteger a linha que sai do trafo e alimenta o condicionador com um disjuntor de 16 amperes DIN curva C como disse converse com um bom eletricista ..Talvez seria uma boa medida vc instalar protegendo essa linha um DPS (dispositivo contra surto) dá o retorno boa sorte abraço jairo
                              Jairo , Muito Obrigado,
                              Você, como sempre disponível em auxiliar os confrades.
                              Um abraço.

                              Comment

                              Working...
                              X