Bom dia a todos do fórum
Eu quero instalar 4 ar condicionados, mas o cliente não quer em redes separadas, ele quer instalar os 4 em uma única rede, qual bitola de fio usar? Potências em BTUs: 3 de 9000 e um de 12000. Eu tava pensando usar uma rede de 6mm² com disjuntores de 16A. Ou duas redes de 4mm² para ligar os 4. Mas é que ele quer ligar os 4 em uma única rede.
Orçamento de Ar Condicionado - Posts
Collapse
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Qual bitola de fio usar?
Collapse
X
-
Qual bitola de fio usar?
Last edited by Edivanio; 25/10/21, 09:55.Tags: Nenhum
-
Postado originalmente por Edivanio Ver PostBom dia a todos do fórum
Eu quero instalar 4 ar condicionados, mas o cliente não quer em redes separadas, ele quer instalar os 4 em uma única rede, qual bitola de fio usar? Potências em BTUs: 3 de 9000 e um de 12000. Eu tava pensando usar uma rede de 6mm² com disjuntores de 16A. Ou duas redes de 4mm² para ligar os 4. Mas é que ele quer ligar os 4 em uma única rede.
Lembre que se esses condicionadores se forem convencionais on off não inverter,na sua partida a amperagem claro que em milésimos de segundo sobe até 9 vezes ,o famoso pico de corrente .
Minha sugestão por experiencia própria seria,bata um laudo descritivo de todo o serviço ,com duas cópias com a sua correta sugestão de execução do serviço,juntamente com a contra proposta bem detalhada feita pelo seu cliente.Reconheça firma das duas cópias,peça para ele ler com atenção e depois assinar as duas vias,deixa uma com ele e fique com a outra muito bem guardada.A maioria das vezes esses tipos de clientes se recusam a assinar e pedem pra fazer do "seu jeito" kkk que na verdade é o jeito correto,o jeito certo.kkk
O que pode acontecer e pode ter certeza que já vi esse filme ,se vc não tem nenhum documento oficial escrito com sua proposta de execução do serviço juntamente com a contra proposta do cliente e o respectivo "ACEITE" e acontecer alguma tragédia relacionada com o serviço executado fora do padrão e normas,pode ter certeza que o que vai valer nessa hora é a palavra do cliente,portanto vc pode imaginar no colo de quem vai cair toda a responsabilidade não é ? Em respeito a vc e aos colegas do fórum não vou escrever palavras mais pesadas como " é o seu que vai ficar na reta e a célebre frase do refresco de pimenta".
Vai dando o review .Boa sorte.Abraço.
- 1 like
Leave a comment: