Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual bitola de fio usar?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Qual bitola de fio usar?

    Bom dia a todos do fórum
    Eu quero instalar 4 ar condicionados, mas o cliente não quer em redes separadas, ele quer instalar os 4 em uma única rede, qual bitola de fio usar? Potências em BTUs: 3 de 9000 e um de 12000. Eu tava pensando usar uma rede de 6mm² com disjuntores de 16A. Ou duas redes de 4mm² para ligar os 4. Mas é que ele quer ligar os 4 em uma única rede.
    Last edited by Edivanio; 25/10/21, 09:55.

  • #2
    Postado originalmente por Edivanio Ver Post
    Bom dia a todos do fórum
    Eu quero instalar 4 ar condicionados, mas o cliente não quer em redes separadas, ele quer instalar os 4 em uma única rede, qual bitola de fio usar? Potências em BTUs: 3 de 9000 e um de 12000. Eu tava pensando usar uma rede de 6mm² com disjuntores de 16A. Ou duas redes de 4mm² para ligar os 4. Mas é que ele quer ligar os 4 em uma única rede.
    Boa tarde .Cuidado Esse tipo de instalação pode lhe trazer alguns problemas.Não recuse o serviço.Bata um laudo de duas vias com os dados cadastrais da sua empresa ,e todos os dados do seu cliente seja jurídico ou pessoa física.A potencia elétrica de operação deles todos daria uns 4200 watts.Se todos forem operar juntos um disjuntor de 32 a 36 amperes protegeria bem essa linha .Condutor acredito que um cabo de 6 mm² .

    Lembre que se esses condicionadores se forem convencionais on off não inverter,na sua partida a amperagem claro que em milésimos de segundo sobe até 9 vezes ,o famoso pico de corrente .

    Minha sugestão por experiencia própria seria,bata um laudo descritivo de todo o serviço ,com duas cópias com a sua correta sugestão de execução do serviço,juntamente com a contra proposta bem detalhada feita pelo seu cliente.Reconheça firma das duas cópias,peça para ele ler com atenção e depois assinar as duas vias,deixa uma com ele e fique com a outra muito bem guardada.A maioria das vezes esses tipos de clientes se recusam a assinar e pedem pra fazer do "seu jeito" kkk que na verdade é o jeito correto,o jeito certo.kkk

    O que pode acontecer e pode ter certeza que já vi esse filme ,se vc não tem nenhum documento oficial escrito com sua proposta de execução do serviço juntamente com a contra proposta do cliente e o respectivo "ACEITE" e acontecer alguma tragédia relacionada com o serviço executado fora do padrão e normas,pode ter certeza que o que vai valer nessa hora é a palavra do cliente,portanto vc pode imaginar no colo de quem vai cair toda a responsabilidade não é ? Em respeito a vc e aos colegas do fórum não vou escrever palavras mais pesadas como " é o seu que vai ficar na reta e a célebre frase do refresco de pimenta".

    Vai dando o review .Boa sorte.Abraço.

    Comment

    Working...
    X