Entidade oferece uma série de alternativas para profissionais do segmento de climatização e refrigeração
Cursos de Qualificação da ASBRAV

Cursos de qualificação da ASBRAV./Imagem: Marcelo Matusiak

Opções não faltam na grade de programação de formações da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento. São quatro cursos de qualificação da ASBRAV para profissionais do setor.

Conheça os cursos de qualificação da ASBRAV:

Curso PMOC Avançado

O Curso PMOC avançado é uma das alternativas oferecidas. A formação visa preparar para execução e implantação do PMOC na prática e é voltada a engenheiros mecânicos, técnicos em refrigeração e climatização e empresas do ramo.

Com início no dia 30 de novembro e término em 9 de dezembro, os encontros ocorrem nas terças e quintas. As atividades são ministradas por dois especialistas no assunto.

O primeiro é Gilsomar Gabriel da Silva – Engenheiro Mecânico graduado na UNISINOS, Pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela PUC-RS, Mestre em Administração pela UFRGS e Pós-Graduação em Sistemas de Automação e Controle na FEEVALE.

Mario Henrique Canale é Engenheiro Mecânico, vice-presidente da ASBRAV, membro do IAQ e Especialista em Qualidade do Ar.

Capacitação aborda Sistema VRF

Mais uma opção é o curso de VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável). Chamado de sistema de ar condicionado central, o VRF funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internas) por um ciclo único de refrigeração.

As aulas ocorrem de 16 de novembro até 7 de dezembro. São 16 encontros para profissionais que atuam em instalação e manutenção de sistemas tipo VRF, empresas de projetos, instalação e manutenção de sistemas tipo VRF.

Como pré-requisito é exigido Ensino Médio completo ou experiência comprovada na área (sujeito a avaliação). As vagas são limitadas a 20 participantes por turma sendo o ingresso por ordem de matrícula.

O curso será ministrado pelo Engenheiro Daniel da Silveira Maciel de forma presencial na sede da ASBRAV (Rua Arabutan 324 – Bairro Navegantes) e no SENAI-Mauá, ambos em Porto Alegre (RS).

Curso de Brasagem

Uma novidade deste ano é o curso de brasagem. O processo térmico tem o objetivo de proporcionar a junção ou revestimento de peças e materiais metálicos por meio um metal de adição em fusão.

Serão dez encontros com início em 16 de novembro e término no dia 29 de novembro. A qualificação é voltada para profissionais que atuam em instalação e manutenção de ar-condicionado.

Para participar, é exigido Ensino Médio Completo ou experiência comprovada na área (sujeito a avaliação). O ingresso no curso será por ordem de matrícula com vagas limitadas a 12 participantes por turma. A coordenação será do Engenheiro Giovani Mendes.

Qualificação de Elétrica Básica

Por fim, o curso de elétrica básica – opção importante para profissionais de diversas áreas. As aulas vão de 16 ao dia 29 de novembro. Serão abordados conceitos básicos, tipos de fornecimento de energia, multímetro, emendas, circuitos elétricos e dispositivos de proteção. Ao final serão realizadas atividades práticas.

A qualificação é voltada para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos em elétrica básica de ambos os sextos e maiores de 18 anos. O pré-requisito é ter Ensino Fundamental e o ingresso será por odem de matrícula sendo limitada a 12 participantes por turma.

O curso será orientado por Luis Fernando Wolmann. As aulas serão ministradas na sede da ASBRAV na Rua Arabutã, 324, bairro Navegantes em Porto Alegre (RS). Mais detalhes podem ser acessados no site da ASBRAV.

Para inscrição e maiores informações, entre em contato com a ASBRAV pelos telefones (51) 3342-2964; 3342-9467; 98634-2416; e 98634-2417 ou pelo e-mail secretaria@asbrav.org.br.

Com informações da ASBRAV