[ x ] Fechar

Tudo sobre ar-condicionado split

  • 07 de fevereiro de 2012
  • 24 Comentários

Você está pensando em comprar um ar-condicionado split e quer saber mais sobre esse aparelho? Você encontrou o lugar certo! Nesse post há várias dicas sobre condicionadores de ar do tipo split, que você não encontrará em nenhum outro lugar.

1. Como funciona um split?

No vídeo abaixo você saberá um pouco mais sobre o funcionamento básico de um split hi-wall.

2. O que são BTUs?

BTU significa British Thermal Unit e indica a capacidade do ar-condicionado de retirar calor do ambiente.Um equívoco muito comum, entre os consumidores, é achar que um aparelho com capacidade menor é inferior a um com capacidade superior. Na verdade, um aparelho com capacidade de 7.000 BTUs, por exemplo, poderá refrigerar normalmente se estiver de acordo com as necessidades do local onde ele está instalado. Faça o cálculo de BTUs.

3. Para que servem os filtros?

Os filtros são responsáveis por captar a maior parte das partículas de sujeira presentes no ar, como fungos, poeira e bactérias. Alguns modelos possuem filtros ultra-eficientes e auto-limpantes. Conheça o Vírus Doctor.
Como os aparelhos de ar condicionado residenciais não costumam realizar a troca de ar com o meio externo, a limpeza periódica dos filtros se torna extremamente importante. Se você for utilizar bastante o ar-condicionado, lembre-se também de trocar os filtros, pois, com o tempo, o material vai se desgastando e a proteção diminui, sem contar que os filtros sujos também fazem com que o aparelho trabalhe mais, gastando mais energia à toa.

4. Como aumentar a eficiência energética do aparelho?

Você escolheu um aparelho Selo Procel A, um dos mais econômicos da categoria, mas só isso pode não ser o suficiente. Para fazer com que o ar-condicionado opere em sua capacidade máxima sem gastos desnecessários de energia elétrica, você deve tomar alguns cuidados, entre eles: escolha a carga térmica adequada, nunca deixe a condensadora ou a evaporadora com as saídas de ar obstruídas, mantenha portas e janelas fechadas, mantenha os filtros limpos.

5. “O que há de errado?”

Os aparelhos de ar condicionado dependem de uma série de fatores para poderem operar corretamente. Eles foram fabricados para refrigerar/aquecer ambientes com características específicas e devem trabalhar com uma determinada carga de gás refrigerante. Se houver equívocos desde a escolha do aparelho ideal até a sua utilização, provavelmente, um belo dia você vai se perguntar por que o seu aparelho não está refrigerando.

6. Manutenção em dia

Muitas pessoas só utilizam o ar-condicionado no verão. Na maior parte do ano, o aparelho fica desligado e quando volta a operar novamente, pode apresentar alguns problemas. Por isso é importante fazer sempre a manutenção preventiva do aparelho, além de limpar os filtros de nylon, pelo menos a cada seis meses chame um técnico para fazer a limpeza geral dos sistemas, da tubulação, novo procedimento de vácuo, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

24 Ideias sobre "Tudo sobre ar-condicionado split"

  • olá , tenho um ar condicionado samsung 12.000 BTUs hoje fará 11 meses de uso. Instalei com um tranformador de 2500w que se não me engano equivale a aproximadamente 3571VA a potencia descrita no ar condicionado 1078 w e corrente de 5A capacidade de refrigeração de 3517w gas r410a . NA ultima semana ele parou de atuar o compressor , este problema era intermitente , dai troquei o a pilha do controle e ele voltou a funcionar normal , não entendi bem , pois ele bipava e identificava tudo normal na tela do controle porem o compressou voltou a funcionar tranquilo , agora o problema é que eu tenho sentido que ele não gela mais muito bem, sinto colocando no 16 graus é o mesmo que estar no 20 ou 21 ,sei la , meu quarto é pequeno e pra ser 12000 era pra gelar muito bem. Poderiam me dar alguma ideia do que pode está acontecendo ?

    • Olá Ruan,

      aconselhamos que chame um técnico para ver seu aparelho, pode ser falta de gás por conta de algum pequeno vazamento, ou até mesmo um problema na placa, no sensor de temperatura. Mas somente um técnico pode olhar e dizer o que é. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Laura,

      de dia é muito mais quente na sua cidade do que a noite? Pois pode ser que ele não esteja dando conta de retirar o calor do ambiente. Se for isso, pode ser que esteja com baixa carga de gás. Mas sem ver o aparelho não temos como lhe afirmar. Aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar se aparelho. Se precisar de ajudar para encontrar um próximo de você, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, bom dia!!
    Tenho um Ar Condicionado Split Bem Estar Inverter Frio 12.000 BTUs [CBF12CB] consul, gostaria de saber sobre a ventilação interna, percebo que tem uma forte ventilação e a anoite por estar silencio chega a incomodar, mas é normal??

  • Pois bem, Tenho um ar 18.000 BTUs Ele deu um problema de não partir chamei um Tec, quando ele colocou Manifod o psi subiu muito 120 psi e começou sair óleo na conexão do Manifold, Que sera que aconteceu?

  • Bom Dia,

    O ar condicionado da empresa esta saindo vento apenas pela metade de split…
    É mais provável que seja problema mecanico ou falta de manutenção(limpeza)?

  • Bom dia.
    Referente ao ar concionado automotivo um exemplo do “Fiat ideia”,ano 2005, alem do filtro de ar que pode ser trocado, existe outro tipo de manutenção e ou limpeza do mesmo que possa ser feito para melhor rendimento.
    Atenciosamente,
    Marcelo J.A S.

    • Olá Marcelo.

      A limpeza do filtro deve ser feita periodicamente, com intervalos de tempo mais curto que a limpeza de splits. Isto poque o ar das cidades costuma conter um número maior de impurezas, as quais podem causar doenças sérias. Especialistas recomendam que o filtro do carro seja trocado, em média, a cada 15.000KM rodados.

      Dica: em dias muito quentes evite ligar o ar-condicionado assim que entrar no carro. O ideal é que o sistema seja acionado após alguns minutos com o carro em movimento e com as janelas abertas. Esta atitude simples pode contribuir para aumentar a eficiência do ar-condicionado.

      Leia o texto completo.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, Parabéns a toda equipe.
    muito bom as recomendações e informação, para que possamos ser mais ágil e pode fazer a diferencia em comunidade e sociedade, promotor executivo, mecânico em refrigeração, Paulo Barbosa Santana do Ipanema -Alagoas, Brasil , tel 082 9975- 5152 Tim, 082 8128-3440 vivo. 082 8845-1533 Oí, 082 9162-7026 Claro Bcp.

    sempre as ordem para qual quer situação abraço forte e fraterno a toda equipe em nossa comunidade…

  • meu split electrolux no modo cool começa sempre refrigerando muito bem, mas depois de 30 minutos, ele so ventila. eu sei porque nem sempre ele foi assim, quando comprei funcionava muito bem

    • Olá Anderson.

      Primeiro certifique-se que seu aparelho seja de 110V. É comum utilizar um transformador para fazer a adaptação de 110v para 220v, mas essa prática pode comprometer o funcionamento do aparelho. O mais recomendado é que você solicite a empresa de energia de sua cidade (CEE, Eletropaulo, Celpa, etc) um aumento de carga.

      Neste post falamos um poucos mais sobre o procedimento adequado nesta situação.

      Agradecemos o seu contato.