[ x ] Fechar

Tudo sobre ar-condicionado split

  • 07 de fevereiro de 2012
  • 22 Comentários

Você está pensando em comprar um ar-condicionado split e quer saber mais sobre esse aparelho? Você encontrou o lugar certo! Nesse post há várias dicas sobre condicionadores de ar do tipo split, que você não encontrará em nenhum outro lugar.

1. Como funciona um split?

No vídeo abaixo você saberá um pouco mais sobre o funcionamento básico de um split hi-wall.

2. O que são BTUs?

BTU significa British Thermal Unit e indica a capacidade do ar-condicionado de retirar calor do ambiente.Um equívoco muito comum, entre os consumidores, é achar que um aparelho com capacidade menor é inferior a um com capacidade superior. Na verdade, um aparelho com capacidade de 7.000 BTUs, por exemplo, poderá refrigerar normalmente se estiver de acordo com as necessidades do local onde ele está instalado. Faça o cálculo de BTUs.

3. Para que servem os filtros?

Os filtros são responsáveis por captar a maior parte das partículas de sujeira presentes no ar, como fungos, poeira e bactérias. Alguns modelos possuem filtros ultra-eficientes e auto-limpantes. Conheça o Vírus Doctor.
Como os aparelhos de ar condicionado residenciais não costumam realizar a troca de ar com o meio externo, a limpeza periódica dos filtros se torna extremamente importante. Se você for utilizar bastante o ar-condicionado, lembre-se também de trocar os filtros, pois, com o tempo, o material vai se desgastando e a proteção diminui, sem contar que os filtros sujos também fazem com que o aparelho trabalhe mais, gastando mais energia à toa.

4. Como aumentar a eficiência energética do aparelho?

Você escolheu um aparelho Selo Procel A, um dos mais econômicos da categoria, mas só isso pode não ser o suficiente. Para fazer com que o ar-condicionado opere em sua capacidade máxima sem gastos desnecessários de energia elétrica, você deve tomar alguns cuidados, entre eles: escolha a carga térmica adequada, nunca deixe a condensadora ou a evaporadora com as saídas de ar obstruídas, mantenha portas e janelas fechadas, mantenha os filtros limpos.

5. “O que há de errado?”

Os aparelhos de ar condicionado dependem de uma série de fatores para poderem operar corretamente. Eles foram fabricados para refrigerar/aquecer ambientes com características específicas e devem trabalhar com uma determinada carga de gás refrigerante. Se houver equívocos desde a escolha do aparelho ideal até a sua utilização, provavelmente, um belo dia você vai se perguntar por que o seu aparelho não está refrigerando.

6. Manutenção em dia

Muitas pessoas só utilizam o ar-condicionado no verão. Na maior parte do ano, o aparelho fica desligado e quando volta a operar novamente, pode apresentar alguns problemas. Por isso é importante fazer sempre a manutenção preventiva do aparelho, além de limpar os filtros de nylon, pelo menos a cada seis meses chame um técnico para fazer a limpeza geral dos sistemas, da tubulação, novo procedimento de vácuo, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

22 Ideias sobre "Tudo sobre ar-condicionado split"