[ x ] Fechar

Tecido inteligente já vem com ar condicionado

  • 19 de novembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Sabe aquele sol a pino do meio-dia ou aquela sensação congelante ao estar na rua no ápice do inverno? Em breve esses desconfortos na temperatura não nos afetarão mais.

Na Finlândia, um centro de pesquisas tecnológicas (VTT Technical Research Centre) desenvolveu um tecido inteligente que pode resfriar quem se veste com ele. E o recurso não influencia apenas no calor, já que a roupa serve para os mais friorentos também. O grande benefício é que a temperatura pode ser regulada por um aplicativo no smartphone, então se você preferir, naqueles dias de frio, também dá para esquentar o tecido.

Outra boa notícia é que essa tecnologia não vai ser desenvolvida de forma artesanal, para pouquíssimos sortudos, pois os pesquisadores descobriram como produzir esse tecido em larga escala e a baixo custo.

Funcionamento
A ideia é a seguinte: um líquido frio ou quente é bombeado por vários canais microscópicos, formando uma película plástica “recheada” com esse líquido. Esse tecido pode apresentar diferentes texturas, podendo ser macio e elástico ou até mesmo duro como um cartão de crédito.

Agora que os pesquisadores já descobriram como fabricar esse tecido em grandes quantidades, o próximo passo é desenvolver roupas, chamadas de funcionais, que possam ser usadas por atletas e ao livre. Cosméticos também poderão ser fabricados com a tecnologia.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Super Interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *