[ x ] Fechar

Sistema de lavagem automática para ar-condicionado promete reduzir o tempo de serviço

  • 26 de outubro de 2017
  • 2 Comentários

O Engenheiro Glauber Garcez criou um sistema de autolavagem para ar-condicionado que promete reduzir o tempo de serviço de higienização. A tecnologia Split Wash Air realiza a limpeza sem que o equipamento tenha que ser retirado da parede.

Segundo Garcez, sem o sistema de autolavagem um técnico “leva em média 2h a 4h para lavar um equipamento de ar condicionado convencional. Nos condicionadores de ar que já possuem o sistema de autolavagem leva em média 20 a 30 minutos sem precisar removê-los do local”.

A empresa já adaptou o sistema em alguns tipos de equipamentos de ar condicionado como Fancoils, Chillers a ar, Selfs Containeds, Splitões, Split Buitin (dutados) e Rooftops.

Como funciona o sistema Split Wash Air

Nesse sistema é utilizado apenas água pressurizada. O sabão só é utilizado na lavagem manual. Nas manutenções feitas pelo sistema de lavagem automática não é necessário, segundo Garcez.

Para o funcionamento do Split Wash Air é preciso ter um ponto de água e um ponto de força. A água é sugada pela bomba de pressurização, a bomba de pressurização leva a água até as tubulações e bicos, encaminhando-a primeiramente para o filtro de ar, em seguida para a turbina e depois para a serpentina da evaporadora. Ou seja, primeiro é trabalhado a unidade evaporadora, por cerca de 10 minutos. Então a água suja cai na bandeja e é drenada por um tubo de 25 milímetros e levada ao ralo.

Ao terminar a lavagem da evaporadora, começa a lavagem da unidade condensadora. A água vai para a unidade condensadora conduzida por tubulações de pvc. Após um abre e fecha de válvulas solenoides, ela é encaminhada para os bicos de lavagem, o sistema lava a hélice e a serpentina da unidade condensadora. O tempo de lavagem da unidade condensadora também é de cerca de 10 minutos.

Principais motivos para o desenvolvimento do sistema de autolavagem

A higienização do ar-condicionado é extremamente importante para evitar o acúmulo de sujeiras que causam doenças respiratórias por contaminantes, micro-organismos indesejáveis, fungos e bactérias presentes no sistema de refrigeração. “Milhões de pessoas morrem por causa das infecções, por causa do ar-condicionado sujo, pois como todos sabemos é o grande responsável pela proliferação destes micro-organismos”, explica Garcez.

Leia mais: Cuidado com a Legionella: Bactéria que pode se alojar no ar condicionado

Ela também aumenta a durabilidade do aparelho e economiza energia, pois a sujeira acumulada é o que mais desgasta as peças e causa o funcionamento forçado e inadequado do sistema.

Foi pensando nesses problemas que o Engenheiro criou o sistema de autolavagem, que além de economizar tempo dos profissionais, reduz riscos aos usuários.

PMOC

De acordo com o desenvolvedor do sistema, o Split Wash Air não substitui o técnico de refrigeração, pois há outras tarefas a serem realizadas por ele enquanto o sistema “trabalha”. Ou seja, seu invento complementa o trabalho do refrigerista e atende ao regulamento do PMOC – Plano de Manutenção, Operação do Ministério da Saúde.

“Quando o técnico recebe um condicionador de ar, ele deve realizar as tarefas do PMOC, não apenas lavar. Com esse sistema, ele terá mais tempo disponível para checar essas outras atividades, como verificação de pressões, temperaturas, superaquecimentos, medições de grandezas elétricas, substituições de compressores, entre outras, que cada equipamento possui”.

Principais vantagens do sistema Split Wash Air

– O ar-condicionado fica sempre limpo, pois quando começa a sujar o sistema entra em operação manual ou automaticamente;

– Economia de energia elétrica, pois o sistema ficará limpo o tempo todo, proporcionando um funcionamento adequado;

– Evita doenças respiratórias;

– Aumento da vida útil do ar-condicionado, pois o equipamento não precisa ser desmontado para a lavagem;

– Ecologicamente correto, pois a quantidade de água e produtos são aplicados na medida exata evitando os desperdícios;

– Economia de tempo, lavagem de 20 a 30 minutos.

Veja como funciona o sistema de autolavagem

Split piso teto com autolavagem – Parte 1

Split piso teto com autolavagem – Parte 2

Split piso teto com autolavagem – Parte 3

Autolavagem de um Fancoil 10TR

Leia mais: Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Sistema de lavagem automática para ar-condicionado promete reduzir o tempo de serviço"

  • Muito interessante esta engenhoca, mas já existem limpezas de ar condicionado sem retirar o aparelho, com higienização e sanitização completas com tempo de 30 – 40 min, livre de todo tipo de contaminante, a única diferença é que precisa de técnico, mas pelo que eu vi essa limpeza não dispensa o técnico, logo não vejo novidade nenhuma.

    • Prezada Alessandra, obrigado pela sua contribuicao, vou lhe explicar melhor sobre o mru invento, ele realiza lavagem automatica sem a intervencao do tecnico. Esta ferramenta é poderosa e ira ajudar o tecnico a cumprir verdadeiramente o Pmoc, so que a lavagem do equipanento sera autonatica e ele se precupara em realizar outras atividades do Pmoc. A inovacao esta na implantacao permanente do sistema de lavagem automatica nos condicionadores de ar, onde nao mais sera necessario realizar a relocacao, desmontagem e montagem dos condicionadores de ar.