[ x ] Fechar

Ratos paralisam sistema de refrigeração da Usina de Fukushima

  • 23 de abril de 2013
  • Nenhum Comentário

Ratos paralisam sistema de refrigeração da Usina de FukushimaPela terceira vez a usina nuclear de Fukushima, que causou o pior desastre nuclear desde Chernobyl (1986), apresentou problemas devido à paralisação do resfriamento do sistema. Nesta segunda-feira, o problema foi a invasão de ratos encontrados no sistema de resfriamento de uma das piscinas de combustível tava que ser paralisado, para remover dois ratos mortos. Este mesmo problema vem acontecendo nas últimas cinco semanas.

Entenda

Segundo a Tokyo Electric Power (Tepco), responsável por operar a usina, ocorreu uma perda de energia em março, que durou 29 horas. O motivo seria a um rato que tinha cortado um quadro temporário. Duas semanas depois, os trabalhadores que tentavam instalar uma rede também acabaram desarmando o sistema.

Neste evento mais recente, foi necessário paralisar novamente o sistema de resfriamento por algumas horas na piscina da unidade 2 até os ratos serem removidos. Neste local estão armazenadas as barras de combustível de urânio utilizadas na usina de Fukushima Daiichi. Além disso, também foi instalada uma rede com o intuito de impedir novas invasões, pois estes animais tem facilidade de entrar em equipamenos eletrônicos e causar falhas, como o que aconteceu no Reino Unido. Este incidente ocorrido na segunda-feira vêm junto à outros entraves, como quatro vazamentos de água contaminada de poços de armazenamento subterrâneos.

Tragédia nuclear

Considerado o pior desastre nuclear do mundo, o acidente de Fukushima ocorreu em março de 2011, quando um tsunami atingiu a usina. Isto causou o derretimento das barras de combustível em três reatores, levando a retirada de 160 mil habitantes que viviam na região. Este incidente na usina, localizada à 240 km ao norte de Tóquio, resultou na repreensão por parte do governo e do órgão responsável pela regulação nuclear. Além de reviver o debate púbico sobre se a Tepco está qualificada para desativá-la, algo que pode durar décadas.Ratos paralisam sistema de refrigeração da Usina de Fukushima

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações do Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *