[ x ] Fechar

Por que muitos ônibus não ligam o ar-condicionado mesmo no calor?

  • 15 de setembro de 2017
  • 2 Comentários

ar-condicionado-onibus

Embora ainda estejamos no inverno, muitas regiões brasileiras estão registrando altas temperaturas pelo País, inclusive no Sul. Em Porto Alegre, por exemplo, nas últimas duas semanas houve dias com temperaturas acima dos 30ºC. Para os passageiros de ônibus, o calor somado à hiperlotação dos veículos causa um desconforto ainda maior ao perceberem que os ônibus estão equipados com ar-condicionado mas seguem com o aparelho desligado.

Leia também: Entenda o funcionamento dos sistemas de climatização em ônibus

Situações como essas levam grande parte da população a se perguntar o motivo da climatização não ser ligada nos coletivos. No caso da capital gaúcha, quem é responsável por definir essa questão é a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Oficialmente, por meio de uma resolução publicada em 2011, a empresa definiu que o ar-condicionado dos veículos de transporte público precisa estar ligado somente entre 1º de novembro e 30 de abril. Ou seja, no resto do ano, o uso é facultativo, excluindo a obrigação do uso do aparelho.

Ar-condicionado deve estar em condições de funcionamento

ar-condicionado-no-onibusApesar de a norma não favorecer o acionamento do ar-condicionado em períodos “fora de época”, a resolução da EPTC ressalta que, mesmo sem obrigatoriedade de uso, os veículos devem estar com o aparelho em condições de funcionamento durante todo o ano. Assim, em “dias de calor intenso”, mesmo no inverno, ele poderia ser ligado. No entanto, a assessoria da empresa pública informou que não há uma temperatura definida para ser considerada essa situação. Ela afirma ainda que apenas os veículos com janelas lacradas devem manter o ar sempre ligado.

A não-obrigação do uso do ar-condicionado nessa época tem levado muitos passageiros a reclamarem sobre a sensação térmica dentro dos ônibus. A quantidade de veículos que não possuem ar-condicionado é menor do que aqueles que têm, e quando o passageiro está em um coletivo que possui o aparelho, ele não está ligado.
O Diário Gaúcho, jornal de Porto Alegre, fez um teste para reforçar essa conclusão durante o “período facultativo”. Três linhas da capital gaúcha foram observadas durante as duas últimas semanas em horários de pico. Em nenhum dos trajetos, mesmo com temperaturas acima dos 25ºC, os veículos que possuíam ar-condicionado estavam com o equipamento ligado. De acordo com a reportagem do jornal, em conversa informal com cobradores e motoristas, os repórteres foram informados de que os aparelhos não são ligados por orientação das empresas.

Condicionador de ar é pago pelos passageiros

onibus-ar-condicionadoEmbora seja usado apenas durante alguns meses do ano, o ar-condicionado é cobrado na tarifa de ônibus durante o ano inteiro. No caso de Porto Alegre, o equipamento está instalado apenas em 34% da frota total da cidade — que é de 1.658 veículos — e representa 1,45% da passagem (que custa R$ 4,05). Ou seja, o passageiro paga o equivalente a R$ 0,06 por um aparelho que não está presente em todos os veículos e nem sempre é utilizado.

Responda para nós, você costuma pegar ônibus com o ar-condicionado ligado em sua cidade?

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações do Diário Gaúcho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Por que muitos ônibus não ligam o ar-condicionado mesmo no calor?"

  • Bom dia,prefiro os ônibus sem o ar condicionado, pois assim não passo mal com o cheiro de cigarro, perfumes e o pior gente suja! a poucos dias peguei um ônibus ,com ar condicionado desligado e a mulher do meu lado acabara de fazer progressiva no cabelo, aquele cheiro de amônia , quase desmaio!
    na linha 1018 vila rosa, os motoristas não ligam e muitos passam mal reclamam mas tem medo de falar.todos os dias temos que implorar para eles ligarem ( período da manhã… respondem que está frio,mas não entendem que o ônibus não tem janelas, uma verdadeira caixa vedada onde respiramos o mesmo VÍRUS) motoristas mal instruídos …

  • Não pego porque tenho alergia a ar condicionado e pego gripe daquelas bem feias. Ar condicionado nos ônibus causam muitas doenças de todos os tipos, o ar do ônibus está infectado de todos os tipos de bactérias, tipo gripe, tuberculose, meningite etc. Muitas doenças vão infectar a humanidade que pegarão dentro dos ônibus com ar condicionado, as janelas precisam estar abertas para o ar natural entrar e levar as bactérias. Acreditem quem quiser, eu não pego condução mesmo trabalho perto de casa, tô livre.