[ x ] Fechar

ONG utiliza ar condicionado para gerar donativos a moradores de rua

  • 14 de março de 2013
  • Nenhum Comentário

Morador de rua - imagem ilustrativa Muitas pessoas não dão a mínima para uma questão social muito triste: os moradores de rua. E quem pensa que eles só existem no Brasil, está enganado. Os mendigos estão presentes em praticamente todos os países do globo e dentre as principais dificuldades diárias enfrentadas por eles estão a fome, moradia, conforto e segurança.

Em março dese ano, inverno europeu a ONG alemã Fifty Fifty, que auxilia pessoas que vivem na rua, lançou uma ação de conscientização inusitada. Ao contrário do Brasil, lá o principal problema é o frio. A Alemanha costuma registrar facilmente índices próximos a 0ºC. Então, a entidade decidiu sensibilizar o público através do clima, fazendo-as sentir na pele a sensação do frio.

Como foi a ação

Durante uma sessão de cinema na cidade de Düsseldorf, a temperatura do ar-condicionado da sala foi ajustada para 8ºC. Isto fez com que as pessoas sentissem muito frio. Também foram distribuídos cobertores na entrada da sessão. Antes de iniciar o filme, ao invés de passar os traillers, o telão exibiu entrevistas de moradores de rua falando sobre a sensação de passar frio diariamente. Uma equipe de cinegrafistas registrava ao vivo em outro ponto da cidade o depoimento destas pessoas. Nos depoimentos, os mendigos explicavam que 8ºC não é nada, perto dos 0ºC enfrentados na rua.

Em seguida as pessoas foram convidadas a ajudar a causa. Nos cobertores distribuídos haviam logos da ONG alemã e QR Codes, instruindo a doação. O frio fez com que as pessoas que estivessem dentro do cinema se comovessem com o tamanho do problema. Ao final, isto representou um aumento considerável nos donativos registrados. As arrecadações foram direcionadas para projetos de inclusão social, informaram os responsáveis. A criação foi da agência Havas Worldwide de Düsseldorf.

Veja no vídeo abaixo como foi a reação das pessoas:

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de Grito das Cinco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *