[ x ] Fechar

Mercofrio 2016: panorama geral e o que evento trouxe para o setor

  • 19 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Mercofrio 2016Na última quinta-feira (15), o Mercofrio 2016 chegou ao fim. Em sua décima edição, mais uma vez o evento trouxe grandes contribuições para o setor de ar-condicionado, refrigeração, aquecimento e ventilação; através de palestras, sessões técnicas, apresentações de trabalhos acadêmicos, e muito debate entre os participantes durante os três dias de Mercofrio.

“Foi surpreendente o público que nos prestigiou aqui nesse evento. Trouxemos palestrantes renomados, que puderam proporcionar a todas as pessoas que participaram mais conhecimento, mostrando o que o mercado oferece de inovação e sobre novas tecnologias”, comemora Hani Lori Kleber, presidente da ASBRAV. Assista ao vídeo:

Realizado na FIERGS, em Porto Alegre, o evento contou também com stands de diversos empreendimentos do setor de climatização, possibilitando um ótimo network a quem compareceu ao local. Tecnologia, sustentabilidade, eficiência energética e conforto térmico foram alguns dos temas de destaque entre os palestrantes.

Terry Townsend, representando a ASHRAE DL, foi um dos grandes nomes que colaboraram para a disseminação de conhecimento. O ex-presidente e membro ativo da organização participou do segundo e do último dia do evento, interagindo com a plateia ao mesmo tempo em que trazia soluções de eficiência energética para a climatização. Animado, Townsend deixou uma mensagem para os profissionais do setor:

Depoimentos: Como foi o Mercofrio 2016?

Os participantes comentaram como foi participar sobre essa edição, contando as vantagens que o Mercofrio oferece aos profissionais.

“É uma oportunidade para as pessoas apresentarem novos índices, novas questões de sustentabilidade envolvidas na refrigeração e no ar condicionado. Nós publicamos cinco artigos, então é uma oportunidade para todos os profissionais da área acadêmica de apresentar as suas ideias. São coisas assim que fazem a diferença, transformando o conhecimento em ação”, Prof. Alexandre Santos, da Faculdade Profissional (FAPRO).

“É sempre um prazer estar aqui no Mercofrio. Em cada edição a gente cresce mais com todos os profissionais envolvidos. Não só os palestrantes contribuem, mas o pessoal da platéia também é importante. Os temas foram apresentados de maneira brilhante”, Tomaz Cleto, Vice-Presidente da ASHRAE BR e Vice-Presidente de Eficiência Energética da ABRAVA.

“É uma oportunidade bastante interessante pra que alunos, engenheiros e técnicos interajam entre si sobre o que está acontecendo de mais novo no setor de refrigeração e ar condicionado, principalmente nesse momento de inflação, pra que eles tenham acesso à informação e possam aplicar isso na prática”, Prof. Enio Bandarra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“Novamente foi um congresso pautado pelo bom desempenho técnico, com muitos palestrantes nacionais e internacionais. O evento atingiu seus objetivos, com muitas pesquisas sobre ar condicionado e sistemas de climatização. O público foi bom e foi um sucesso”, Mário Alexandre Ferreira, Direto da ASBRAV e Presidente do Mercofrio.

Veja nossas matérias relacionadas:

Pré-evento: Veja as informações do Mercofrio 2016
Primeiro dia (13/09): Seminário de Refrigeração para Supermercados e apresentações de trabalhos
Segundo dia (14/09): Segundo dia tem tecnologia e sustentabilidade em alta
Terceiro dia (15/09): Último dia de Mercofrio teve ampla discussão sobre a proposta de mudança na NBR 16.401

Dados do Mercofrio 2016

– 3 dias
– Cerca de 450 inscritos
– 2 Minicursos
– 41 Trabalhos acadêmicos inscritos no prêmio Anprac
– 7h30 de apresentações de trabalhos
– 13 palestras
– 2 horas de mesa redonda

Realizado a cada dois anos, o próximo Mercofrio, que estará em sua 11ª edição, será em 2018. De hoje em diante, estamos contando os dias para a próxima edição do evento. Mas e aí, o que você achou do Mercofrio 2016?

Veja esses e outros vídeos do evento em nosso canal no youtube.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *