Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gas/liquido para limpeza

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Gas/liquido para limpeza

    Ola pessoal, comentem sobre a aplicação do R11 ou 141b para limpeza...estou com uma UI e um UE (60k) para limpeza. Alias já limpei tudo mas agora tenho duvidas com relação parte interna da tubulação e também da linha. Como usar, pra que serve, como circular, real necessidade...etc e tal...abraços,

  • #2
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Ola pessoal, comentem sobre a aplicação do R11 ou 141b para limpeza...estou com uma UI e um UE (60k) para limpeza. Alias já limpei tudo mas agora tenho duvidas com relação parte interna da tubulação e também da linha. Como usar, pra que serve, como circular, real necessidade...etc e tal...abraços,
    R 11 está abolido não fabrica mais e é o mais agressivo pra camada de ozonio use o 141 B que é o que é usado pela grande maioria dos instaladores..v injeta ele com uma bisnaga e dá um golpe de nitrogenio ou do gas refrigerante usado pelo equipamento eu fiz adaptadores flangeados de todas as bitolas com redução para o tubo de 1/4 adaptável a mangueira pra se injetar o gas ou nitrogenio eu coloco o 141 b numa bisnaga de tintura com um bico super fino despejo no tubo uns 100ml e dou a pressão com o nitrogenio ou gás tomar cuidado que do outro lado sai um jato de oleo misturado com sujeira que pode respingar em paredes e piso portanto o ajudante segura um pano na outra ponta pra evitar isso ...

    Comment


    • #3
      Jairo, por quanto tempo esse jato e quantas vezes? tem que ser o nitrogenio ou pode ar comprimido?

      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      R 11 está abolido não fabrica mais e é o mais agressivo pra camada de ozonio use o 141 B que é o que é usado pela grande maioria dos instaladores..v injeta ele com uma bisnaga e dá um golpe de nitrogenio ou do gas refrigerante usado pelo equipamento eu fiz adaptadores flangeados de todas as bitolas com redução para o tubo de 1/4 adaptável a mangueira pra se injetar o gas ou nitrogenio eu coloco o 141 b numa bisnaga de tintura com um bico super fino despejo no tubo uns 100ml e dou a pressão com o nitrogenio ou gás tomar cuidado que do outro lado sai um jato de oleo misturado com sujeira que pode respingar em paredes e piso portanto o ajudante segura um pano na outra ponta pra evitar isso ...

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
        Jairo, por quanto tempo esse jato e quantas vezes? tem que ser o nitrogenio ou pode ar comprimido?
        olha depende do grau de sujeira ..entre duas ou tres vezes nas linhas e na condensadoras e evaporadoras entre 3 e 4 vezes o jato é rapido usando mais pressão mesmo ..eu não uso ar comprimido e ninguém recomenda pois ar tem uma grande porcentagem de umidade e o oleo lubrificante é altamente higroscópico

        nitrogenio é o aconselhável ..mas geralmente uso a própria pressão do cilindro do gás usado no sistema é só abrir e fechar ..abrir e fechar ..nitrogenio uso mais pra passar dentro da tubulação quando faço solda e pra teste de estanqueidade

        Comment


        • #5
          O 141b vai circular com o compressor e demais componentes no circuito, tranquilo esse procedimento? O 141b não contamina o óleo do compressor ou eles não entram em contato?



          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
          olha depende do grau de sujeira ..entre duas ou tres vezes nas linhas e na condensadoras e evaporadoras entre 3 e 4 vezes o jato é rapido usando mais pressão mesmo ..eu não uso ar comprimido e ninguém recomenda pois ar tem uma grande porcentagem de umidade e o oleo lubrificante é altamente higroscópico

          nitrogenio é o aconselhável ..mas geralmente uso a própria pressão do cilindro do gás usado no sistema é só abrir e fechar ..abrir e fechar ..nitrogenio uso mais pra passar dentro da tubulação quando faço solda e pra teste de estanqueidade

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
            O 141b vai circular com o compressor e demais componentes no circuito, tranquilo esse procedimento? O 141b não contamina o óleo do compressor ou eles não entram em contato?
            epa epa !!! deixe o compressor fora disso!!!!! vc tem que desconectar a tubulação ou fechar o acesso ao compressor pelas valvulas de duas ou tres vias deixando aberto só pra serpentina no caso da UE ..a unidade interna é normal desconectado também aí vc faz limpeza nas linhas desconectadas..na evaporadora desconectadas e na condensadora desconectada ..se vc achar que o oleo tá contaminado vc tem que trocar ...aí e´serviço dobrado ...mas geralmente não se troca oleo apesar que em alguns casos é aconselhável quando tá muito contaminado principalmente em sistemas com visor de liquido e sensor de umidade aí troca-se também o oleo ..aí já é uma outra história que podemos discutir em outra oportunidade

            Comment


            • #7
              boa noite jairo, como eu conseguiria isolar o compressor pelas valvulas de 2 ou 3 vias para a limpeza da serpentina externa?
              desde ja agardeço a dica

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Bruno Damião Ver Post
                boa noite jairo, como eu conseguiria isolar o compressor pelas valvulas de 2 ou 3 vias para a limpeza da serpentina externa?
                desde ja agardeço a dica
                eu recolho o gás com a recolhedora .. se vc não tem recolhedora infelizmente vc tem que jogar o gás na atmosfera ......a minha foi nós que fizemos ..super improvisada ...com uma plataforma bitzer pesada a ufa,mas cumpre seu papel ...vou ver alguns modelos de recicladora na febrava... retiro as flanges e faço a limpeza ..geralmente não uso o gás retirado faço uma nova carga ...
                Last edited by jairo bertoni; 02/06/13, 23:28.

                Comment


                • #9
                  Uma curiosidade Jairo; já que você não reutiliza o gás que foi recolhido na recolhedora, suponho então que você em algum momento deve descartá-lo. E como você faz isto?
                  Abraço.
                  Last edited by Wagner; 04/06/13, 12:50.

                  Comment


                  • #10
                    Jairo, nessa condensadora de 58k nao existe valvula nenhuma...

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Wagner Ver Post
                      Uma curiosidade Jairo; já que você não reutiliza o gás que foi recolhido na recolhedora, suponho então que você em algum momento dever descartá-lo. E como você faz isto?
                      Abraço.
                      envaso pra incinerar ..mas temos que discutir isso ..no brasil existem poucos incineradores ...não sei como tá agora ..mas o recolhimento era pra quem tinha tinha uma demanda de 40 kg´s dia .. que seria em torno de 4 cilindros...eu procuro não jogar na atmosfera ..mas acaba que a gente joga infelizmente ..esse é um assunto que vc se pode abrir um tópico só pra ele acho super interessante ..e ninguém discute isso em fóruns ..

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                        Jairo, nessa condensadora de 58k nao existe valvula nenhuma...
                        então ela é soldável ..existem válvulas de teste nas linhas dentro da condensadora ...sem recolhedora fica difícl ..o jeito ou é abrir as linhas e deixar o compressor fora disso,fazer a limpeza das linhas ,evaporadora e condensadora vacuo e uma nova carga de gás ou fazer um vacuo muito bem feito e esperar que isso seja o suficiente

                        Comment


                        • #13
                          obrigado jairo

                          Comment


                          • #14
                            E que tal usar água corrente. Apenas água com pressão e mais nada. Fazer isso bem no início, antes de flangear, curvar e conectar os tubos. Lava e deixa secar no sol, e dias depois instalar. Em princípio toda água já teria evaporado e a umidade residual sairia com a bomba de vácuo... Teria problema ? Parece ser bem mais barato do que com o 141b

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por coelhomd Ver Post
                              E que tal usar água corrente. Apenas água com pressão e mais nada. Fazer isso bem no início, antes de flangear, curvar e conectar os tubos. Lava e deixa secar no sol, e dias depois instalar. Em princípio toda água já teria evaporado e a umidade residual sairia com a bomba de vácuo... Teria problema ? Parece ser bem mais barato do que com o 141b
                              nunca never jamais ,impossível,loucura fazer isso.nem pense.

                              Comment

                              Working...
                              X