[ x ] Fechar

Dutos de ar condicionado viram pontos de wi-fi

  • 16 de outubro de 2013
  • 4 Comentários

wifiHá três anos, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, constataram que os dutos de ar condicionado podem se tornar pontos de internet wi-fi. A modernização do sistema de conexão à internet acontece por meio da utilização de adesivos RFID (Radio Frequency IDentification), que em português significa identificação por rádio Frequência.

Os adesivos RFID são minúsculos condutores de ondas, que operam sem bateria e são alimentadas pela energia transmitida pela antena dos leitores. Estes adesivos necessitam de uma base transmissora (dispositivo leitor) para que possam receber e enviar as ondas programadas.

microchip RFIDA tecnologia existe desde a Segunda Guerra Mundial, onde foi usada por vários países para notificações de aproximação de aviões das tropas amigas. Hoje, os transmissores são encontrados em diversos formatos como microchips e etiquetas metálicas. Os dispositivos RFID podem ser utilizados em produtos, embalagens, lojas, animais, hospitais e até mesmo em pessoas.

Retrofit nos dutos de AC
No entanto, a descoberta dos estudiosos consiste no aumento do alcance das ondas das etiquetas. Geralmente, para responder a uma transmissão em ambientes abertos, os adesivos RFID precisam estar localizados entre 5 a 10 metros do leitor. Porém, dentro da tubulação de ar-condicionado ou ventilação, a distância aumenta para até 30 metros da base transmissora. Isto equivale a um andar de um prédio comercial.

Desta forma, é possível fazer o retrofitting de prédios com tubulações já existentes. Os pesquisadores afirmam que os dutos são excelentes canais para a circulação das ondas de rádio, pois são metálicos e ocos. O método reduz consideravelmente a instalação de fios e cabos de rede, pois necessita apenas de uma base transmissora por andar e adesivos distribuídos pelos dutos.etiqueta de rádio frequencia RFID

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

4 Ideias sobre "Dutos de ar condicionado viram pontos de wi-fi"

  • Boa noite!
    Gostaria de saber se é verdade que o gás dos splits consul bemstar vão deixar de existir.Desculpe minha ignorância nos termos usados,mas sou totalmente leiga.É que me pasaram essa informação,sendo q acabei de adquirir duas unidades desse aparelho.
    Aguardo retorno,
    Desde já obrigada!

    • Olá Luciana.

      É verdade, mas é algo gradativo e que levará ainda muitos anos. Não precisa ficar preocupada.

      Vamos a explicação: O gás usado em grande parte dos aparelhos é o HCFC-22. Durante a Convenção de Montreal, de 1999, foi determinado que o HCFC saia do mercado, mas de forma gradativa. Esse gás é prejudicial ao meio ambiente se liberado diretamente ao ar livre. O cerco contra a comercialização de HCFCs começou em 2010, com o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs, e vai ser intensificado até 2040, quando será totalmente retirado do mercado brasileiro, mas substituído por um gás menos nocivo. Então fique tranquila, pois caso necessário você o encontra para vender ainda. Leia mais aqui.

      Esperamos ter sanado sua dúvida e agradecemos seu contato.