[ x ] Fechar

Ar-condicionado nos ônibus de São Paulo poderá se tornar uma exigência

  • 08 de setembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Ar Condicionado nos ônibus de São Paulo poderá se tornar uma exigênciaO edital de concessão das empresas de ônibus de São Paulo, que deve ser lançado entre o fim deste ano e o início de 2015, pode prever a exigência de ar-condicionado em toda a frota. A afirmação é do secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que explicou também, que a experiência será acompanhada e a aceitação da população será avaliada.

“Pode ser colocado inclusive como condição para operar, a questão do ar-condicionado. Geralmente, quando o usuário aceita, independe de ser uma exigência. O próprio concessionário ser propõe a colocar. Acho vai ser uma tendência, daqui para frente, não ter mais ônibus na cidade de São Paulo sem o ar-condicionado.” disse o secretário.

Esta semana foram entregues os 20 primeiros ônibus climatizados
Já começaram a circular os 20 primeiros ônibus climatizados na capital paulista, sendo que 4 deles, possuem também internet Wi-Fi. Os veículos são da Viação Campo Belo e estão operando nas linhas 809P Terminal Campo Limpo-Pinheiros e 857P Terminal Campo Limpo-Paraíso, na zona sul da cidade.

O modelo dos veículos é chamado de “superarticulado”. Com capacidade para transportar até 174 passageiros, eles garantem maior conforto aos passageiros e maior agilidade, segundo o prefeito Fernando Haddad.

O canadense especialista em mobilidade urbana, que participou de um seminário sobre o desestímulo ao uso do automóvel, Todd Litman, garante que equipar os coletivos com ar condicionado e internet Wi-Fi pode atrair os motoristas a trabalharem no transporte público, além de ser uma forma de fazer também os usuários se sentirem melhor durante suas rotinas, abandonando um pouco o uso dos carros particulares.

“As pessoas sentem uma sensação de dignidade quando sobem em um ônibusem São Paulo? Essa é a mudança mais importante que vocês podem alcançar: fazer com que usar o transporte público seja atraente para as pessoas”, afirmou Litman, no encontro organizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).

São Paulo já teve ônibus com ar condicionado há dez anos
Na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, foram colocados ônibus climatizados a circularem, porém quando Gilberto Kassab assumiu a prefeitura, os equipamentos foram proibidos em novos veículos.

Ainda circulam pela cidade, 50 desses veículos, porém, com o ar condicionado desligado. A proibição do uso foi baseada em uma pesquisa que apontava que a maioria dos passageiros não aprovava a tecnologia. Mas o secretário dos transportes acredita que agora, por conta das altas temperaturas dos últimos anos, isso não será mais um impedimento.

 “A experiência que tivemos dez anos atrás com ar-condicionado foi um problema, mas acho que agora o clima está mais quente e as pessoas estão mais acostumadas com ar-condicionado. Se a população aprovar, a tendência é daqui para frente é ter ônibus, os grandes, pelo menos, com ar-condicionado. Até porque o usuário vai preferir”, garantiu Tatto.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *