[ x ] Fechar

15/09 – Último dia de Mercofrio teve ampla discussão sobre a proposta de mudança na NBR 16.401

  • 16 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira (15/09) ocorreu o terceiro e último dia do Mercofrio 2016. Oito palestras trouxeram muita informação e interagiram com a platéia.

* ao final deste texto você pode acessar como foram os outros dias do evento e nosso panorama geral do Mercofrio 2016

Condicionamento Passivo

Condicionamento Passivo - Francisco DantasFrancisco Dantas, diretor do Chapter Brasil da ASHRAE, apresentou a palestra: “Condicionado Passivo”, abordando essa aplicação em edificações e trazendo exemplos dos Estados Unidos e da Índia para demonstrar sistemas eficientes  e que reduzem o consumo de energia.

A importância de que a implementação de sistemas eficientes sejam analisadas no início dos projetos também foi abordada por Francisco. Esse cuidado preliminar contribui para a criação de edificações com menores impactos ambientais e mais sustentáveis.

Empreendimentos sustentáveis

Simulação Termoenergética - Guido Petinelli“Simulação Termoenergética” foi o tema da palestra de Guido Petinelli, da Petinelli – Soluções em Green Building. Sua apresentação trouxe exemplos de empreendimentos em que a empresa atuou criando soluções energéticas.

De acordo com o palestrante, “não tem como fugir do avanço tecnológico”, se referindo aos benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a redução do consumo de energia. O termo NetZero (edificações que consomem zero de energia) foi muito abordado e Guido trouxe diversos exemplos de trabalhos que conseguiram esse objetivo.

Economia para novas construções

Knud Foldschack, da HeatexO dinamarquês Knud Foldschack, da Heatex, apresentou “Energy Recovery Ventilation with Air-to-Air Heat Exchangers”, onde abordou os trocadores de calor ar para ar.

 “O custo da construção e da operação são vistos separadamente. Isso atrapalha o resultado. Na Europa, o ar condicionado e os sistemas de ventilação respondem por 15% do consumo de energia do continente. Devemos criar alternativas para reduzir esse número”, disse Knud.

“Detetives Energéticos”

Terry Townsend, da ASHRAE DLApós apresentar sua palestra sobre sustentabilidade no segundo dia de Mercofrio, Terry Townsend, da ASHRAE DL, voltou ao palco no último dia de evento., dessa vez com “Steps Toward Achieving Advanced Performance in Existing Buildings”.

Animado, Terry contou com o auxilio de Tomaz Cleto e Wili Hoffmann, ambos da ASHRAE BR, para separar a platéia em dois grupos de “Detetives Energéticos” e comandarem uma espécie de competição com o público que deveria descobrir o problema de alguns empreendimentos indicados por ele.

Wili HoffmannEm uma das citações, Terry demonstrou uma escola que continha um sistema de rooftops que por seis anos apresentava o mesmo consumo de energia todos os meses. O fato pareceu estranho, então foi descoberto que a empresa de controle e manutenção do prédio deixou o sistema ligado 24 horas por dia durante todos esses anos. Com a descoberta, o sistema passou a ser ligado apenas quando era necessário diariamente e o resultado foi surpreendente: a conta de energia passou a ficar mais cara! Entre os detalhes citados por Terry, estava o fato de que entre essa mudança houve um vendaval na cidade, que mexeu em alguns centímetros os rooftops de lugar e amassou a entrada de ar.

Tomaz CletoApós o público opinar com várias causas que pudessem estar ocorrendo, Terry queria apenas apontar que após informações tão peculiares “não adianta dizer: a solução é essa! É preciso uma visão mais ampla em qualquer problema. Uma das razões era a entrada de ar que estava impedida, mas havia outros problemas mais específicos também”, disse ele.

Climatização no Vaticano

“Da Arte Invisível na Capela Sistina a Força do Rio Grande nos Eventos Esportivos”, foi Cristiano Brasil, Midea Carriertema abordado por Cristiano Brasil, coordenador de aplicação da Midea Carrier. O profissional explicou o projeto realizado pela Carrier na Capela Sistina do Vaticano, onde foram criadas soluções adaptadas especialmente para o local que precisava de uma solução para preservar suas obras.

Cristiano citou também a participação da empresa nos eventos esportivos ocorridos no País nos últimos anos, explicando rapidamente sobre o sistema VRF utilizado no Estádio Beira-Rio (uma das sedes do Brasil na Copa do Mundo de 2014) que foi customizado totalmente pela Carrier, além das instalações nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro.

Nova Norma 16.401

Wili Hoffmann - Norma 16.401Um painel especial envolvendo três apresentações sobre a proposta da nova Norma 16.401 foi o assunto escolhido para encerrar o evento. Roberto Lamberts, da UFSC, abordou o conforto térmico, Wili Hoffmann, do CB55, apresentou a parte de filtragem de ar, e Mário Sérgio de Almeida, do DNPC, citou a renovação de ar.

Está em elaboração por um grupo de entidades do setor a alteração, mudança e inclusão de diversos itens que visam a melhoria da Norma 16.401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mário Sérgio de Almeida“Essa última sessão coroa o evento por ser um dos principais temas do nosso setor hoje. Foi uma pequena amostra do excelente trabalho que vem sendo executado de maneira muito competente e criteriosa. Estamos querendo muito a efetivação dessas mudanças na norma”, disse Tomaz Cleto – Vice-Presidente da ASHRAE BR e Vice-Presidente de Eficiência Energética da ABRAVA.

Com uma Mesa Redonda, que abordou em grande parte a Norma 16.401, foi encerrada a 10ª edição do Mercofrio que disseminou muito conhecimento e troca de informações que contribuem com o setor.

Agora é esperar 2018. Que venha a edição 11 do Mercofrio!

Veja nossas matérias relacionadas:
Pré-evento: Veja as informações do Mercofrio 2016
Primeiro dia (13/09): Seminário de Refrigeração para Supermercados e apresentações de trabalhos
Segundo dia (14/09): Segundo dia tem tecnologia e sustentabilidade em alta
10º edição do Mercofrio: Panorama geral do evento e entrevistas (EM BREVE)

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *