[ x ] Fechar

14/09 – Segundo dia do Mercofrio 2016 tem tecnologia e sustentabilidade em alta

  • 15 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

No segundo dia de mais uma edição do Mercofrio 2016, nessa quarta (14), a pluralidade de temas tornou o evento mais dinâmico, após o primeiro dia ser marcado por sessões técnicas e apresentações acadêmicas. Palestrantes de diferentes lugares do país, além de convidados de nome internacional, trouxeram mais contribuições para o setor através de experiências, conhecimento e cases aplicados ao mercado de climatização.

Energia x Sustentabilidade
Um dos destaques na parte da manhã foi Terry Townsend, representando a ASHRAE. Vindo dos Estados Unidos, o membro da organização deu uma aula sobre práticas de sustentabilidade, enfatizando o “2030 Challenge”, ação proposta pela ASHRAE para que construções gerem menos dióxido de carbono e economizem energia.

Townsend iniciou sua apresentação trazendo dados reais sobre o impacto da emissão de gases no mundo. “A China está crescendo mais rápido do que qualquer outro país. A cada 7 dias, uma nova empresa que queima carbono é criada”, alertou o membro da ASHRAE, justificando também a participação do Brasil como destaque nessas emissões.

Trazendo essas informações, o representante falou sobre o Indoor Air Quality Guide, um guia criado pela ASHRAE com medidas para salvar até 50% de energia em edificações. “Vamos fornecer diretrizes para chegar ao objetivo de 2030. Não há ninguém aqui mais forte ou mais fraco, vamos trabalhar em equipe”, incentivou o palestrante, exibindo também cases de escolas americanas que utilizam compressores geotérmicos.

Prêmio Anprac: vencedores
Na sequência, o prêmio criado pela Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (ANPRAC) foi entregue. Na categoria de ar condicionado, o trabalho “Uso de Energias Renováveis na Climatização”, de Genyr Kappler, João Batista Dias, Fernanda Haeberle e Paulo Roberto Wander, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), foi o grande vencedor.

Os professores Enio Bandarra, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Kamal Ismail, da Unicamp, levaram o prêmio nas categorias Refrigeração e Inovação, respectivamente.

Tecnologia é a palavra
Voltando às palestras, Gilberto Dantas, da JCI, abordou o controle de ar condicionado em ambientes críticos, apresentando um estudo de caso sobre o túnel acelerador Sirius. Dantas discursou sobre a convergência de várias redes de comunicação e sistemas.

Falando em sistema, o próximo assunto do Mercofrio 2016 foi sobre IoT (Internet das Coisas). William Sandoval, da Trane, dividiu os conceitos dessa revolução com a plateia, explicando que a IoT conecta os dispositivos às pessoas e revelando sua potência: “Em 2010, existiam mais dispositivos inteligentes no mundo do que pessoas”. Um dado bem expressivo, não é mesmo?

Sandoval também ilustrou de forma geral os componentes de IoT: hardwares, softwares e sensores; e falou sobre o impacto disso nos sistemas de HVAC, ressaltando a inter-operabilidade desses componentes para facilitar a climatização.

Gás, bombas e chillers
Após uma breve mesa redonda e o almoço, Mário Sérgio de Almeida, da Sulgás, falou sobre GHP e Cogeração, trazendo exemplos de estabelecimentos que utilizam gás natural e explicando seus sistemas e tarifas.

Leandro Antunes Pereira, da Armstrong, entrou em cena falando sobre as novas tecnologias de controle para centrais de água gelada, fazendo um comparativo entre a eficiência energética antigamente e a atual realidade do setor. Ele também apresentou vantagens de bombas verticais.

Pela Daikin, Luciano Marcato palestrou sobre centrais térmicas eficientes. O representante apresentou modelos de chillers desenvolvidos pela empresa, explicando detalhadamente o funcionamento dos resfriadores e seu desempenho.

Por fim, Katuaki Hayashida Junior abordou soluções eficientes e tendências em HVAC. Falando pela Danfoss, Hayashida citou compressores de velocidade fixa e inverter e trouxe dados importantes, revelando ao público que 75% dos inversores são utilizados em bombas e ventiladores.

Ficou com mais curiosidade sobre o que rolou no evento? O dia de hoje foi movimentado e amanhã traremos mais assuntos sobre o último dia do Mercofrio 2016. Continue conosco!

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *