[ x ] Fechar

13/09 – Veja como foi o primeiro dia do Mercofrio 2016

  • 14 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Na manhã de terça-feira (13) começou a 10ª edição do Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação – Mercofrio, que vai até o próximo dia 15, em Porto Alegre/RS.

Nós, do Portal WebArCondcionado, estaremos nos três dias de evento.

Além das Sessões Técnicas e Apresentações Acadêmicas que geralmente fazem parte do primeiro dia de evento, a novidade desse ano ficou por conta do Seminário de Refrigeração para Supermercados, que ocorreu em paralelo. Veja como foi:

Seminário de Refrigeração para Supermercados

Na solenidade de abertura, Hani Lori Kleber, presidente da ASBRAV, citou um breve histórico da refrigeração e exaltou a importância e objetivo do Mercofrio para o setor.

As palestras foram divididas entre Energia, Fluidos Refrigerantes e Tecnologias.

Energia:

Soluções para Eficiência Energética em Supermercados – Sidney Mourão (Emerson Eletric)

Eficiência Energética em Supermercados – Eduardo Drigo (Danfoss)

Soluções para Eficiência Energética em Supermercados – Sidney Mourão (Emerson Eletric)Eficiência Energética em Movimentação de Ar (Ventiladores e Controles) – Bruno Costa (Ziehl-Abegg)

Fluidos Refrigerantes:

Ações no Setor de Serviços de Refrigeração Comercial em Supermercados para a Redução dos Vazamentos de HCFC-22 – Stefanie Von Heinemann (Giz/Proklima)

Soluções atuais para Retrofit – Paulo Napoli (Arkema)

Soluções atuais para Retrofit – Paulo Napoli (Arkema)Instalações de CO² para Supermercados – Uma Outra Forma de Analisar – Carlos Guilherme Suffert (SPM Engenharia)

Tecnologias:

A Realidade por dentro da Câmara Fria – Marcelo Marx e Leonardo Kich (DeltaFrio)

Automação em Supermercados: Investimento que gera Economia – Felipe Assumpção (Full Gauge)

Ações no Setor de Serviços de Refrigeração Comercial em Supermercados para a Redução dos Vazamentos de HCFC-22 – Stefanie Von Heinemann (Giz/Proklima)Eficiência Energética e as Transformações no Mercado de Refrigeração comercial – Rogério Marson Rodrigues (Eletrofrio)

Um dos pontos mais interessantes do dia foi a palestra de Stefanie Von Heinemann (Giz/Proklima), que reforçou o ato de reciclagem de fluídos refrigerantes e boas práticas na refrigeração. Stefanie ainda compartilhou links de diversos materiais de conscientização e endereços de pontos de reciclagem de fluídos refrigerantes que estaremos divulgando em breve em nosso portal.

Sessões Técnicas e Apresentações Acadêmicas

“Determinação da Temperatura Interna, condutividade e Difusividade Térmica de superfícies Aquecidas” - Prof. Bruno Henrique MulinaComo em toda a edição, a oportunidade de apresentação de trabalhos acadêmicos para estudantes de todo País é um dos diferenciais do Mercofrio. Nesse ano não foi diferente. 41 trabalhos foram inscritos para as apresentações e concorrer ao Prêmio de Incentivo à Tecnologia e Pesquisa, criado pela Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado (ANPRAC).

Entre os trabalhos estiveram, “Determinação da Temperatura Interna, condutividade e Difusividade Térmica de superfícies Aquecidas”, dos autores Prof. Bruno Henrique Mulina, Francisco Sales Mudo, Valério Luiz e Solidônio Carvalho, “Climatizadores Evaporativos Indiretos Ecológicos e Populares para Redução do Estresse Térmico em Ordenhadeiras para Humanos e Animais” - Prof. Alexandre Souza e Marcelo Hoffmannambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e “Uso de Energias Renováveis na Climatização”, de Genyr Kappler, João Batista Dias, Fernanda Haeberle e Paulo Roberto Wander, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Destaque também para o trabalho “Climatizadores Evaporativos Indiretos Ecológicos e Populares para Redução do Estresse Térmico em Ordenhadeiras para Humanos e Animais”, do Prof. Alexandre Souza, Marcelo Hoffmann e Heraldo Souza, da Faculdade Profissional do Paraná (FAPRO). Nesse trabalho, os autores apresentaram um equipamento de climatização utilizando latinhas de metal, panos, entre outros componentes simples, com investimento total de aproximadamente R$600,00 para climatizar grandes ambientes e com baixo consumo de energia.

Veja abaixo nossas entrevistas com o Prof. Enio Bandarra, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e um dos organizadores das apresentações, e com o Prof. Alexandre Santos, da Faculdade Profissional (FAPRO) e Diretor da Asbrav no Paraná, que falaram dos trabalhos apresentados e do Mercofrio 2016.

 

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *